segunda-feira, 28 de junho de 2010

#7: Emma (Jane Austen)

Postado por Luciana Mara às 20:33:00
Sinopse: Certa de que permanecerá solteira pelo resto da vida, Emma Woodhouse esquece os próprios anseios amorosos e passa a se dedicar aos sentimentos dos rapazes e moças que a cercam. Em sua atuação como "casamenteira", incorpora os costumes da Inglaterra vitoriana: apóia, aprova ou desaprova namoros conforme seu juízo de valores - fundamentado nas rígidas normas morais da época. Mas o amor escolhe caminhos que nada têm a ver com preconceitos sociais, e esta é uma verdade que Emma sequer desconfia que terá de enfrentar.

Comentários: Eu gosto de Jane Austen. Orgulho e Preconceito é uma história belíssima, daquelas que você não consegue largar e quando terminar tem vontade de ler novamente. Os personagens são cativantes, Elizabeth Bennet tem personalidade marcante e Mr. Darcy... ah Mr. Darcy. Razão e Sensibilidade é ótimo também. Teve história, aconteceu alguma coisa. O que não senti ao terminar de ler Emma.

Não senti emoção, não suspirei e tenho que admitir, até o capítulo XIII me senti lendo um livro da série Gossip Girl. Cadê o romance? Vi só intromissão na vida alheia.

Emma só influência Harriet a ser ambiciosa, faz especulações e fofoca sobre a vida dos outros e pensa apenas nos passeios que vai dar e visitas que tem que fazer. 

Não aguentava mais os looooongos discursos da Srta Bates, as asneiras da Sra Elton e os ‘pobre fulana de tal’ do Sr Woodhouse. Os galanteios de Frank Churchill eram estranhos e o comportamento de Jane Fairfax mais estranho ainda.

Mas admito que gostei do Mr. Knightley. Claro que nem nascendo uma n vezes ele será como o Mr. Darcy, mas ele pelo menos é racional e coerente. Faz observações acertadas e tem bom senso. 

Confesso que terminei de ler e fui ver o filme de Orgulho e Preconceito. Por quê? Porque tive que ver algo da Austen que me fizesse suspirar. Emma não cumpriu este papel.

Classificação:

Onde comprar: Saraiva

4 comentários:

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Concordo! Achei cansativo demais, só o final que é bom.

LucianaMara disse...

Quero ler os outros dela, mas até agora é o mais fraco.

ps.: como minhas resenhas eram pequenas o.O

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Ainda não li Razão e Sensibilidade, Mansfield Park e A Abadia de Northanger. Orgulho e Preconceito e Persuasão têm um lugarzinho entre os meus favoritos.

LucianaMara disse...

Eu ainda preciso ler 
Mansfield Park e A Abadia de Northanger. 

Gostei de Razão e Sensibilidade, mas ainda prefiro Orgulho e Preconceito e Persuasão

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea