sábado, 17 de julho de 2010

#12: Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)

Postado por Luciana Mara às 21:18:00
 Sinopse: O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenários de momentos emblemáticos da História contemporânea. 


Comentários: Travessuras da menina má foi um livro que eu adquiri numa daquelas crises do meu TOC (por livros). A capa me atraiu, a sinopse também e principalmente o $. Juro que foi uma das minhas compras mais felizes. Este livro entrou na minha lista de preferidos e já sai indicando-o para meio mundo (até para um professor da faculdade que leu e amou, disse que há muito tempo não lia algo tão bom).

De início, achei a narrativa meio parada, o livro meio monótono, mas chegou um ponto em que eu não conseguia mais parar. Ficava sempre na expectativa de onde e sob quais situações Ricardo e Lily se encontram novamente. Ela é misteriosíssima e sempre assumia uma identidade diferente, fazendo várias e várias vezes o papel de menina má na vida de Ricardo, seja na Paris dos anos 60, na cultura hippie em Londres no século 70, no meio dos mafiosos de Tóquio nos anos 80 ou em Madri nos anos 90.
 
Misturando realidade e ficção, Llosa conseguiu nos apresentar a um amor incerto, marcado pelos encontros e desencontros, entre verdades e mentiras e entre alegrias e tristezas.

Só tenho a dizer que o final é surpreendente. Não sei definir se foi um final feliz.

 Onde comprar: Americanas, Saraiva, Submarino

3 comentários:

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Acho que eu sou a única que não gostou desse livro. Odiei a menina má e achei Ricardo muito idiota. Só gostei do contexto histórico, e torci mais pelos amigos do Ricardo do que pelo casal.

LucianaMara disse...

Oh...
Eu AMO!

Minha mãe está lendo e me aporrinhando todo dia de curiosidade para saber do final.

Eu gostava de odiar a menina má.

Bjins

carissavieira disse...

Eu quero ler este livro. Sou louca para ler algo do autor. Uma amiga minha diz que ele é ótimo. Sua resenha foi super positiva e me deixou com mais vontade.

Beijos

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea