quinta-feira, 5 de agosto de 2010

#15: A Última Música (Nicholas Sparks)

Postado por Luciana Mara às 19:55:00
Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte.
O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida.

Comentários: Terminei este livro às 2:10 da manhã de um sábado, após chorar litros e litros no travesseiro. Admito que de início não dei muito crédito a história. No começo há algumas passagens bem clichês, a la sessão da tarde, como a do cara mais cobiçado da cidade que, em uma partida de vôlei, esbarra e derruba o refrigerante na menina revoltada (e meio punk) que veio passar as férias de verão na casa do pai (Steve) com quem não fala há 3 anos. Mas a história é muito mais que isso. Envolve conquista, crescimento, perdão e dor.

Ronnie e seu irmão Jonah (10 anos/garoto engraçado/ chantagista/fofo d+ por sinal) moram em Nova York, com a mãe. Ronnie é uma garota com o lado rebelde acentuado. Ela terminou o ensino médio e não tem planos para o futuro, só quer sair com os amigos, não ser fichada por roubo, e nunca mais chegar perto de um piano. A contragosto vai passar o verão com o pai, ex-pianista em uma cidade do litoral, onde ele mora desde o divórcio.

Assim que chega a cidade Ronnie vai ao festival da cidade em que conhece os outros personagens importantes da história: Will, Blaze, Marcus. Will se encanta com a menina nova da cidade com cabelo roxo, Blaze se torna sua ‘amiga’ e seu namorado Marcus... bem, ele quer devorar Ronnie. Entre enganos, janelas construídas, doenças, fofocas, brigas, traições, tartarugas marinhas, igrejas incendiadas e festas arruinadas (não necessariamente nesta ordem) me encantei, sorri e chorei (muito!!!).

Sparks, sempre Sparks. Ele tem uma fórmula pronta, uma receita de bolo que sempre dá certo. Ele mistura uma causa social, religião, um amor para vida toda (que nem sempre dura toda a vida) e momentos de muitas lágrimas. Aí estão todos os ingredientes para fazer uma história de sucesso. Pena que eu não sei cozinhar.

Lembrete: Leia o livro bebendo (água). Desidratação mata.
Aprovado com a escala máxima Rachel Berry:
Onde comprar: Saraiva, Submarino

E mais. Tem filme também, só que com a Miley Cyrus (que para mim vai sempre ser a Hanna Montana).

E acontece aquela mesma coisa que me revolta em adaptações. Personagens são excluídos, cenas são trocadas de lugar, desfechos são modificados. Só derramei 2 lágrimas vendo o filme (porque me lembrava do livro, e não porque o filme é realmente emocionantes).

4 comentários:

Amanda disse...

Outro livro que estou doida pra ler. Confesso que ainda não li nada de Nicholas Sparks, mas já comprei (em promoção, claro) o Querido John pra ler...já sei que vou viciar rsrs

Marigcr =] disse...

este livro é LINDO
o filme é igual tambem
ah e todo mundo chora lendo ele (y)
www.baunilhacomcafe.blogspot.com

ana.bjo disse...

Nunca vi o filme, só li o livro. Nossa! Como chorei! Chorei, chorei, chorei e fui dormir chorando! Muito bom o livro :)

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Outro que eu quero reler. De preferência em casa, pra não precisar segurar as lágrimas pra voltar ao trabalho depois. Lindo, lindo, lindo!

(Parei.)

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea