domingo, 29 de agosto de 2010

#19: Crônicas do Mundo Emerso (Licia Troisi)

Postado por Luciana Mara às 19:00:00
Comentários: Depois de três semanas vivendo em meio a batalhas com fâmins e convivendo com semi-elfo, magos, gnomos e duendes, enfim saí do Mundo Emerso.
A saga Crônicas do Mundo Emerso, composta pelos livros A Garota da Terra do Vento, A Missão de Senar e O Talismã do Poder, conta a história de Nihal a única semi-elfo sobrevivente e incumbida de salvar as oito terras do domínio do Tirano.


Acompanhei toda a evolução da personagem de criança a guerreiro e finalmente a Cavaleiro de Dragão (guerreirO e cavaleirO, com ‘o’ mesmo, cadê os movimentos feministas para reivindicar isso? =P).

Cuidado! Há pequenos spoilers nos meus comentários. Se não quiser saber dos detalhes, pule os próximos três parágrafos. Não me xingue depois, e diga que eu não avisei!
 
Em A Garota da Terra do Vento acompanhei Nihal (cabelos azuis e olhos violetas) brincando de guerra com os amigos de sua cidade (Salazar), ganhando sua espada de cristal negro do pai, conhecendo a magia com Senar e Soana, se apaixonando por Fen (namorado de Soana), perdendo entes queridos, finalmente se dispondo a ser cavaleiro e para isto enfrentando Raven (o supremo general) e várias provas para mostrar sua capacidade de lutar (tudo isso só porque é mulher, aff!). Vi sua primeira guerra, conheci seu instrutor (Ido) e seu futuro dragão (Oarf), e presenciei a despedida de Senar. Senti suas provações, sua vingança e o ódio que a levaram a ser afastada da frente de batalha.

Já em A Missão de Senar, o mago (que tem o nome no título) passa a ter grande importância na história. O livro alterna passagens relacionadas à Nihal e Senar. Ele vai à busca de reforços no Mundo Submerso (aventura nunca antes bem sucedida) em companhia dos piratas do pai de Aires. Enfrenta monstros, tempestades e atentados rumo a terra (ou águas?! =D) desconhecidas. Nihal está na frente de batalha, sendo auxiliada pelo seu ex-colega de academia, Laio, agora seu escudeiro. Histórias do passado são reveladas e promessas são feitas. 
O domínio do Tirano agora se faz mais presente.
  
Enfim, o fim! Nihal tem revelada sua missão. Ela é a única esperança para o Mundo Emerso. Por isto, mesmo ferida, sai em companhia de Senar e Laio em busca das oito pedras do Talismã (tsi, tsi, tsi... isto me lembra outra história o.O – HP7) única forma de anular toda a magia do Tirano. Dentre batalhas, mutilações e mortes (fiquei muito, muito triste nestas horas, porque gostava dos personagens que mais sofreram) é chegada hora do confronto final. E me deparei com uma GRANDE revelação. E se era para ter luta, podia ter tido mais umazinha no final, não é?!  
E o mais bacana: conta o que aconteceu depois (senti tanta falta disso em HP7)!!!

Nihal para mim é o Eragon de saia! Apenas metaforicamente falando claro (principalmente porque ela está sempre de armadura o.O). Se curtiu a história de Eragon, com certeza vai gostar de Crônicas do Mundo Emerso também.

Esta saga tem de tudo: batalhas, descobertas, ação, crescimento, ação, revelações, ação e uma pitadinha de romance.

Devo deixar bem claro que adoro histórias medievais! Adoro lutas de espadachins, mundo prestes a ser destruído e esta coisa toda.

Agora é esperar a Rocco publicar o terceiro livro de As Guerras do Mundo Emerso para eu viajar para lá de novo (previsão de lançamento é para 1º semestre de 2011). Os dois primeiros já estão me esperando na minha estante.

E alguns detalhes: a tradução do primeiro livro em relação aos outros dois é diferente. A linguagem no primeiro é mais rebuscada, enquanto dos outros dois, principalmente nas falas dos personagens, é coloquial. Gostava mais de quando eu tinha que ler com redobrada atenção para entender os diálogos. E por isto e pelo fato de que em alguns momentos senti que a narrativa se arrastava (mas vale muito a pena, viu?!)...

Feito inédito: 4,5 estrelas!
Onde comprar: Submarino

2 comentários:

Lu disse...

oie. Nossa, que legal saber sobre essa serie, pois pensei em comprá-la na submarino. ^^
Mas nem sabia nada sobre ela e como você de 4,5, com certeza ela vale a pena. ^^
beijos.

Valéria disse...

Ainda estou lendo o livro A Garota da Terra do Vento, mas já estou amando.Mal posso esperar para ler o resto!!!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea