quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Hábitos e manias de uma leitora compulsiva

Postado por Luciana Mara às 22:31:00

‘Hum... respira fundo. Vamos lá garota, uma, duas três vezes. O primeiro passo em todo programa de reabilitação é admitir o vício’.
Assim, me concentro, solto o ar dos pulmões e confesso: ‘Sou uma bookaholic!’ Ufa!
Não, não... não venha com idéia errada de que eu quero me desinlivroxicar não, longe disso. Vou ficar apenas na parte de admitir meu problema. Isto é mais que o suficiente para mim. 

Assim, vamos por no papel, ops, na tela minha (longa) lista de manias livrísticas
  •  Quando abro um livro novo e lacrado, a primeira coisa que faço é dar aquela fungada. Amo cheiro de livro novo. Está no meu top five de melhores cheiros do mundo! #hábitoestranho!
  •  Leio (ou tento ler) um livro por semana.
  •  Minha fila de ‘vou ler’ tem que ter no mínimo 10 livros (#regra). Ultimamente tenho ultrapassado um pouquinho esse limite. Acho que estou com tipo han... 10? 15? Confesso 20 e poucos o.O
  •  Sinto muito, mas sou possessiva. Não consigo emprestar meus bebês. Acho que fiquei traumatizada quando ao devolverem o Senhor dos Anéis do Léo veio como ‘marcador de página’ um fandangos (isso mesmo, chips!).
  • Os meus livros ficam todos dentro de saquinhos individuais. Pelo menos ainda não cheguei ao estado mais grave, que é colocá-los enrolados em plástico filme, como algumas pessoas que eu conheço (ops... contei).
Meu teclado
  • Todos, TODOS os dias que tenho acesso ao computador (quando não estou viajando) entro religiosamente na Saraiva, Americanas e Submarino em busca de promoções. Inevitavelmente ponho no carrinho e acabo levando alguma coisa (para o horror do meu pai, apesar de ser eu mesma quem pago, vai entender).   
  • 80% da minha leitura é feita dentro do ônibus. Também, fico quase 2 horas todo dia... Pelo menos aproveito meu tempo com algo produtivo. Já cansei de ouvir as pessoas falarem que descola a retina. Han, se for, nem ligo.
  • Amo ler ouvindo música (no modo aleatório – #mania). Como leio no ônibus este é o melhor meio de manter afastadas aquelas conversinhas paralelas. 
  • Lia uns três livros de uma vez, mas parei com esta mania. Lia um em casa, um na rua e outro no pc.
  • E parei de ler e-book por que: 1) ler no pc é um saco; 2) sempre que gosto de um livro compro e se já tiver lido ele vai ficar estacionado na estante um booom tempo, várias vezes até sem abrí-lo (vide Caçador de Pipas e Cidade do Sol que li emprestado, comprei os meus e guardei). Mas... quando eu sei que vai demorar muito para lançar alguma sequência de série acabo caindo em tentação. 
  • Eu vivo os personagens. Já fui mocinha, bandida, vampira, fantasma, jovem, idosa, criança, homem, mulher (mas admito que o que eu gosto mesmo são dos vilões). Incorporo os personagens e vivo suas vidas. Então quando eu estiver lendo e não te responder, não ligue, neste momento não estou ali e sim vivendo a vida de outra pessoa. 
  • Não me ofereçam ou indiquem livros de auto-ajuda ou biografia. Não tenho paciência. 
  • Eu anoto os erros de digitação que encontro e algumas vezes mando para as editoras.
  • Tenho uma mania horrorosa de relacionar passagens de livros. Acabo que fico sempre na dúvida de quem copiou de quem ou a minha memória que presta para coisas que não devia. 

    Tipo assim :)
  • Meus livros são agrupados por autor e separados na minha estante pelos tipos definidos por mim: 1) histórias que poderiam acontecer (menos romance); 2) só romances; e 3) fantasia. Só que, agora não tenho mais espaço, então estou tendo que misturar e colocá-los no cantinho que der (dói no meu coração fazer isso, odeio bagunça. Tá... admito que odeio bagunça fora do meu guarda-roupa). 

  • Adoro criar monstrinhos. Eles são meus orgulhos (olhos marejados, pura emoção). São aquelas pessoas que não liam nada e agora me acompanham nas compras/leituras. Me sinto aqueles diabinhos que ficam no ombro incentivando-os a retirarem o escorpião do bolso (escorpião que fica sempre no meu bolso, pão-dura assumida que sou. Quer dizer, exceto quando falamos de bolsas – e livros, obviamente). 
  • Minha outra paixão é comprar bolsas. Quando fico em dúvida entre dois modelos, por exemplo, escolho aquela que cabe um livro dentro.
  • Sou meio Rory Gilmore. Sempre, sempre tenho um livro comigo. Quando vou ao shopping, por exemplo, se espero alguém sento e fico lendo (depois de dar uma vasculhada na livraria, claro), nada de ficar a esmo, olhando vitrines (esquecendo, é claro, o fato de que sempre estou atrasada).
  • Não entre em uma livraria comigo se não tiver disposto a ouvir frases do tipo: “esse autor escreveu este, e aquele livro”, “na internet, este custa tanto”, “cadê aquele livros, vi na net e quero saber se ele é grosso”, “me lembra o nome deste que quero olhar na net quanto custa”. E ai vai no mínimo 30 minutos. Se for comigo, tenha paciência.
  • Adoro dar livros de presentes. Muito mais difícil de errar com eles do que se arriscando comprando uma peça de roupa. Então, se alguém ai não quiser mais ganhar livros, me avise, ok?! E se quiser me dar, vou adorar =) Segue o link da minha lista de desejados no Skoob (e mandem o óleo de peroba para eu passar na minha cara junto).

Se você conseguiu ler até aqui, parabéns! Ou me ama muito ou está muito à toa. E cuidado, viu?! Essas manias pegam, não é meus monstrinhos?! (rs)

15 comentários:

Nanda disse...

Ei Lu,

Li tudinho hauhauhau e eu não deveria estar atoa neste horário hehehe

Nossa!! Tem tanta coisa que sou igualzinha mais tantoooo, tbm cheio os livros, leio no ônibus sempre e nem ligo pra tal da retina rsrs, adoro fazer com que as pessoas adquiram o mesmo vício, compro mais livros que dou conta de ler, na estante não cabe mais nada, não leio mais ebook, leio 1 de cada vez embora deixe 2 como lendo no skoob, mas é so para fim de organização rsrsrs

E por ai vai hehe

adorei o post ^^

beijooo

Luciana Mara disse...

Num é?
Nem eu sabia que tinha tantas manias assim...kkk

Que bom que gostou!

DAN disse...

Nossa, me identifiquei muito com suas manias, tb sou viciada confessa, chego a virar a noite lendo, o livro prende a gente e só liberta quando a história acaba, rs.

Estava pensando justamente em comprar plástico filme, rsrsrs, sério.

Amo meus bebês, e confesso, tenho mais ciúmes dele do que do meu namorado, kkkkk.
Mais ou menos. Depende.

Mas detesto emprestá-los, tb sou muito possessiva, é a vida, quando estamos irremediavelmente viciadas, não dividimos o vício.

Adorei seu cantinho e já estou seguindo, bjos.

http://danfalandodelivros.blogspot.com/

Gisele disse...

Li tudinho...
Tá.. voce sabe que eu te amo, entao nao é porque eu estava a toa!
E nem vou comentar, porque eu sou "um dos seus monstrinhos" rsrs
Mais uma coisa: confesso, me identifiquei com algumas das suas manias!!!!

ADOREI o post!!

Beijinhos

Dri disse...

Lu, eu A-M-E-I o seu post!!
Você é muito divertida! Adorei!

Vou comentar seus hábitos não tão estranhos assim...rs Ah antes: desinlivroxicar? Enrolei a língua 10 vezes mais não consegui falar! Kkkkk

1 - Quando abro um livro novo e lacrado, a primeira coisa que faço é dar aquela fungada: também tinha esse hábito, parei na época que passei a freqüentar sebos. Dá uma cafungada num daqueles livro! Putz... ai acabei perdendo o hábito.

2 - Minha fila de ‘vou ler’ tem que ter no mínimo 10 livros (#regra). Vixi, nem vou comentar!! RS

3 - Sinto muito, mas sou possessiva. Não consigo emprestar meus bebês: eu empresto, mas não todos. E já perdi livros assim. Mas adoro quando a pessoa devolve o livro dizendo que adorou a história.

4 - Os meus livros ficam todos dentro de saquinhos individuais: Olha, to há um tempo pensando em como colocar meu livros em saquinhos. Qual tipo de saquinho você usa?

5 - 80% da minha leitura é feita dentro do ônibus: também leio muito dentro do metro, no meu caso.

6 - Não me ofereçam ou indiquem livros de auto-ajuda ou biografia. Não tenho paciência: idem. Não leio auto-ajuda e biografia depende da pessoa e do autor.

7 - Adoro criar monstrinhos. AMEI!!!!

8 - Não entre em uma livraria comigo se não tiver disposto a ouvir frases do tipo...: quando eu vou á livraria, anoto o nome dos livros que me interessaram para ver na net depois. Pareço uma fiscal entre as estantes com um bloquinho e caneta na mão...rsrsrs

Super beijo!!

Luciana Mara disse...

Dan, Gi e Dri que bom que gostaram e que se identificaram com minhas manias.

Dri, minha mãe ficou um tempão também tentando falar esta palavra. Eu morri de rir.

E quanto aos saquinhos, antes eu colocava os livros naqueles de pasta catálogo, mas como eles tinham furinhos fiquei com medo de entrar poeira (neura mode on - rs). Daí comecei a colocar nestes que a gente compra em distribuidora de balas, daqueles transparentes. Todos estão protegidos agora :)

Bjins

Lívia disse...

É claro que li até o final... como não leria se foi você que me criou e quase sinto com se fosse eu escrevendo isso... Já ouviu o ditado que bom mestre melhor discípulo? Poisé... funciona mesmo...
Eu como você adoro cheiro dos meus bebês recém chegados, odeio emprestar (inclusive para Lulu, mas sou obrigada a emprestar).. Impossível entrar na net e não conferir promoções em TODOS os sites possíveis e mais impossível ainda sair sem livro, ir na livraria sem coferir promoções inclusive americanas (depois de Feios por R$9,90).. enfim.. tudo aquilo que já estamos mais que acostumadas..

OBS: virei tanto seu monstro que tenho mais livros reserva para ler do que lidos... ainda bem pois isso me dá tranquilidade para continuar comprando por 9,90.. hahaha...

Aqui, to lendo Nudez Mortal... ainda bem que não trabalho mais do seu lado senão teria que ficar me roendo de vontade de comentar.. sorte sua..

Bjosss

Luciana Mara disse...

Não é? Vc é meu monstrinho mais completo. Tem mais livros de reserva do que lidos. Está mtoooo pior que eu (rs).

Feios por R$9,90 foi a descoberta do século!

Aff, aff... pode admitir. Queria é estar lá do meu lado me tentando.

Bjins

Dani disse...

Não pude deixar de me identificar com muuitos tópicos! XD
Um dos meus TOC's na hora de ler é sempre lavar as mãos. Só a ideia de deixar as páginas amareladas me enche de horror!

Beijos.

Entre Fatos & Livros disse...

Ahahaha


"Quando abro um livro novo e lacrado, a primeira coisa que faço é dar aquela fungada. Amo cheiro de livro novo." --- euuu também! Pensei que fosse a única doida! rsrsrrs


"Pelo menos ainda não cheguei ao estado mais grave, que é colocá-los enrolados em plástico filme, como algumas pessoas que eu conheço (ops... contei)." ---- Chegue nesse estado! =(


BjoO
Pri

lais disse...

OI amigaaaaa,
Desde que sigo você no twitter, fiquei encucada com tantas compras que você faz e confessa por lá. ahahahahaha não sabia que você era maníaca por comprar livroos, mas claro, me lembro muito bem que você adorava ler. Hheheh E me lembro da sua mãe também que sempre tava lendo algo (se eu não me engano ela leu os livros que a gnt leu pra fazer prova do CEFET e coisas do gênreo...) e que também me impressionou o tanto que ela lia.
hahaha Quantas memórias!

Mas que bom que seu vício é algo bom amiga.( Não o de comprar, mas o de ler. hahaha ) Eu tenho lido muito pouco e fiquei muito incentivada a ler mais depois de ler seu post! A vida vai ficando uma loucura e a gente começa a perder alguns hábitos bons e muitas vezes não podemos fazer o que gostamos com tanta frequencia. =/
Anyway, amei mesmo seu blog!!!!
Vou passar a visitar as livrarias online com mais frequencia. O lado bom de comprar é que a gente fica incentivado a ler. =) hahha (Olha eu, quanta contradição minha xente! )

É isso amiga, adorei seu blog!!

Beijaoooo!!!
=)

Ambiente Bazar disse...

Menina qual é seu email , pelo amor do pai entre em contato, fiquei feliz de saber que não é so eu que não tenho problema rsrsrsr

ciclonesh@hotmail.com

Stephanie Aguiar disse...

Me identifiquei com todas, leio no ônibus, metrô, trem, avião ... se virar astronauta até em nave espacial (imaginação é fogo). Mas o melhor de tudo é que eu tenho uma mania louca. Eu só leio um livro depois de encapar com Contact transparente, eu já tenho tanta prática com isso, que todo mundo fica me pedindo para encapar alguma coisa. rsrsr
Ah, e eu também compro bolsas que caibam  os livros, e odeio ler no PC, Adoro ficar folheando livros.

kellenbaesso disse...

Eu ainda não tinha lido esse texto. E tenho muitas coisas em comum! 
Sou bookaholic sim! hehehe
Beijo

Luciana Mara disse...

Nossa.. nem eu lembrava dele.
Era a época que eu tinha só 20 e poucos livros para ler, rs.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea