terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desafio Literário 2011

Postado por Luciana Mara às 21:46:00
Durante este ano, vi vários blogs com um button da Sra. Darcy (sortuda!!!) com os dizeres ‘Desafio Literário 2010’. Como não sabia como funcionava, não vi a época das inscrições e como não tinha o TOC não participei. Mas em 2011 será diferente.

O Desafio Literário têm como tarefa principal incentivar a leitura de, no MÍNIMO, 12 livros no ano. E o interessante é que ele propõe um tema diferente por mês. Confesso que livros de alguns deles, se dependessem exclusivamente de mim, não leria nunca.
Nesta segunda edição do Desafio Literário o participante poderá escolher a quantidade de livros para ler a partir da cota mínima estipulada no ano.  Assim, ele será classificado como Leitor Ouro, Prata ou Bronze, dependendo do total de livros lidos (veja figura ao lado) e a melhor parte, concorrerá a prêmios. 
E, tracinha como sou, já estou me classificando, antecipadamente, na categoria Leitor de ouro! =D

Segue a lista de temas propostos no DL 2011:
Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
Março - Romance épico
Abril - Ficção científica
Maio - Livro-reportagem
Junho - Peças teatrais
Julho - Novos autores
Agosto - Clássico da literatura brasileira
Setembro - Autores regionais
Outubro - Nobel de literatura
Novembro - Contos
Dezembro - Lançamentos do ano

Vale destacar que não conta reler um livro que entre em uma destas categorias. O espírito do movimento é conhecer histórias/autores/gêneros novos(as). Isto de cara já eliminou meu Senhor dos anéis (Março), O guia do mochileiro das galáxias ou Fortaleza Digital (Abril), A dama das camélias (Junho) e Dom Casmurro (Agosto), por exemplo.

O lado bom é que vou ter incentivo para ler mais um livro de um novo autor brasileiro (Julho), já estou pensando em ler mais algum de José de Alencar (Agosto), vou me aventurar em uma biografia (Eca! – Fevereiro), vou ler mais alguma coisa do Llosa (Outubro).

Como viram, ainda não elaborei minha lista, mas já estou fritando meus miolos enquanto penso.

Para saber mais informações, se inscrever (a partir do dia 15/10) ou tirar dúvidas clique AQUI.

Bora nessa monstrinhos?!

Ps.: Nunca fiz um post com tanto amarelo! Ficou estranho... Gosto de amarelo não =P

5 comentários:

Carol disse...

Conheci o desafio literário esse ano, mas ainda não me animei a participar do 2011. O problema é justamente a restrição de temas...
Acho a idéia ótima, mas não sei se cumpriria alguns temas que não me interessam.

Boa sorte no DL2011!!!

bjinhos^^

Cíntia Mara disse...

Eu estou participando e gostando do desafio 2010, mas ainda não sei se vou participar em 2011. De início, não gostei da maioria dos temas. E a "obrigatoriedade" de lê-los em determinado mês... Não sei. Tô numa ressaca literária, vou esperar passar e, então, decido, rsrs.

Beijos

Lu disse...

eu queria participar, mas sempre acabo passando do prazo. =/
Parei de participar no desse ano, minha vida anda corrida, mas vou me esforçar mais para o 2011. ^^
bejos

Luciana Mara disse...

Ei garotas!

Pois, é... Pensei duas vezes antes de me propor a participar porque vi que haviam temas bem chatinhos. Mas eu acho que se for por obrigação, nunca vou ler uma biografia ou mais algum clássico da literatura brasileira (tenho preguiça!).

Bjins

Dri disse...

OI, Lu!!

Também acho que tem temas que não leria voluntariamente, mas como você, vou tentar fazer, pois acho bacana diversificar a leitura, abrir o leque de opções... vamos ver no que dá...rs

To aqui queimando os miolos para fazer a lista. De alguns temas nem livro tenho, vou ter que comprar (que peninha!! rs).

Então vamos dar a largada na disputa, eu também vou ser leitor ouro, hein...

Beijão!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea