quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

#35: Persuasão (Jane Austen)

Postado por Luciana Mara às 20:31:00
Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.

Comentários: Crepúsculo me fez conhecer Jane Austen, o que já valeu minha fissura na época.

Então, resolvi fugir do fantástico e do contemporâneo e falar sobre mais um clássico da literatura inglesa que li há pouco tempo, Persuasão.

Anne é a filha do meio do baronete Sir Walter Elliot, de Kellynch Hall. Sua irmã mais velha, Elizabeth, era o xodó do pai e após a morte de lady Elliot, se tornou a senhora da casa. Mary, a caçula, se casou com Charles Musgrove e se mudou para Uppercross Cottage.

Relegada ao máximo, Anne só tinha amizade e companhia de lady Russell, uma mulher madura e cheia de posses e que muito interferiu na vida de Anne.

Aos 19 anos Anne conheceu Frederick Wentworth. Eles ficaram perdidamente apaixonados, ele pediu sua mão em casamento e ela aceitou. Porém, Wentworth não tinham dinheiro nem posses e Anne foi persuadida por lady Russell a romper o compromisso. Sete anos se passaram, Anne não encontrou mais ninguém e também não o esqueceu.

Agora, apesar do título e pompa, a família Elliot estava falindo e por isto tiveram que sublocar a mansão e se mudar.

Então, os reencontros começaram.

Anne, antes de mudar com seu pai e irmã, foi convidada a passar alguns meses com a família de sua irmã, a hipocondríaca e carente, Mary. Entre várias recepções e festas na casa dos sogros de Mary, o tempo passou e chegou o dia de conhecer os novos moradores de Kellynch Hall, os Croft. Por ironia do destino, a sra Croft era irmã de Frederick.

Apesar de Anne evitar ao máximo, o reencontro acontece. Frederick é frio e distante, mas depois daquele chute na bunda, não era de se esperar outra coisa. Mas agora, ele tinha feito fortuna na navegação. O capitão Frederick Wentworth, era digno de disputa. E foi isto o que aconteceu entre Louise e Henrietta, cunhadas de Mary. Mas entre as duas, era uma disputa amigável, sem ressentimentos e sendo observadas de perto por Anne e seu coração partido.

Então, para passar o tempo os Musgrove, o capitão e Anne marcam uma viagem à Lyme. Louisa sofre um acidente, precisando do apoio de Frederick e Anne observa e é observada por um homem misterioso. 

Logo ela descobre que este homem é seu primo, viúvo e herdeiro de seu pai, que após vários anos quer se reconciliar com a família. Ele dá em cima de Anne, sob o olhar vigilante do capitão. Anne não poderia estar mais confusa. Sr Elliot, Louisa, e a indecisão de Frederick que ora a ignorava e ora conversava com ela. Será que os dois ainda teriam uma segunda chance?

Persuasão agora é meu segundo livro preferido da Jane Austen, perdendo apenas para Orgulho e Preconceito (Ai... Mr. Darcy. Como não suspirar por você?).

Não sei se são em todas as publicações deste livro, mas no meu há a primeira versão que a JA escreveu da reaproximação de Anne e o capitão Frederick. Nesta versão há mais diálogos (o que eu senti que faltou um pouco na versão final), mas não haveria a carta que o Frederick escreveu a Anne.

E o que foi aquela carta no final? Li, reli e (re)reli!!! É linda!

Os livros da Jane Austen são como as histórias de Gossip Girl, sem drogas e sexo. Os personagens só viajam, vão a festas, tentam encontrar o melhor partido, se intrometem na vida alheia e fofocam bastante (querida Jane, não brinque comigo e apareça de noite para mim com objetivo de me xingar, ok?!).

Super recomendo!



Onde comprar: Saraiva, Submarino
Leia também: Emma

13 comentários:

Dri disse...

Oi, Lu!!

Gosteiu muito da sua resenha, foi bem clara apesar da história meio rocombolesca do livro.
Tenho que reler esse livro, pois o li na época de provas da faculdade, então acho que isso mexer um pouco com o meu entendimento da história em si.

Beijãoo!!

Kellen Baesso disse...

Hahaha!
Adorei a resenha. Estou com Orgulho e Preconceito em casa e não li ainda. Quero ler logo.
:)
Beijo

Nanda disse...

Ei Lu,

Falar que os livros da Jane Austem são uma especie de Gossip Girl do século passado é muitaaaaa maldade kkkkkkkkkkkkkkkkk

Dito isto rsrs, eu já li Orgulho e Preconceito que eu amei! E Razão e Sensibilidade que eu gostei mas os personagens me irritaram rs

Este ainda não li :P

bjoo

Lu disse...

ei Lu, nunca li nenhum livro dela, hauhauahau.
Mas fiquei bem curiosa com esse, parece ser bem lindo.
Espero que tem final feliz, hauhaua.
Quero ler rápido. ^^

beijos.

Lais Hayala Williams disse...

Essa foi uma das capas que não me empolgou =/
mas: nunca pode julgar o livro pela capa não é mesmo? RSRSRS'
Beeijos e ótima resenha Lu...

Laaly, Sweet Girl

felicidadenoslivros disse...

Adorei a resenha de Persuasão ( adoro a Jane Austen ), e estou afim de ler os livros na mesma sequencia do filme o clube de leitura de jane austen.
Beijos

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Oi Lu ^^

Ér, eu meio que nunca li um livro dela rs
Fiquei interessada na história do livro *-*
Vejamos quando eu poderei ler HAHA'

Bjoos'
Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

Andy disse...

Indiquei o seu blog para o "Selo de Qualidade":

http://destacandolivros.blogspot.com/2010/12/selinhos-blog-amigable-selo-de.html

Entre Fatos & Livros disse...

Ainda não li nada da autora! #vergonha

Preciso recuperar meu tempo perdido. Sua resenha foi perfeita, deu água na boca para fazer a leitura! *.*

BjoO

Prii
Entre Fatos & Livros

Cíntia Mara disse...

Eu AMO Persuasão. Pois é, o que foi AQUELA CARTA??? Perfeito!

Foi minha primeira experiência com Jane Austen e depois dele só li Orgulho & Preconceito (aiai, Mr. Darcy...), mas os outros já estão na minha lista.

Mary é insuportável!!! Não tenho mesmo paciência com pessoas muito carentes, hauhauha.

Comparar Jane Austen com Gossip Girl? Hauhauhauhauh, cuidado com os fãs mais exaltados, hein? Eu não li GG então nem posso opinar.

Beijos

Amanda disse...

Eu simplesmente amo todos os livros da Jane Austen (ok, ainda não li todos...deu preguiça ler tudo porque só tenho em inglês rsrs).

A resenha ficou ótima :)

bjs

Amanda / Vício em livros

Luciana Mara disse...

Obrigada pelos comentários =)

Cíntia, eu tb não li GG (comecei a ler o primeiro e abandonei), mas vejo a série.
É só torcer para nenhum fã da Austen vir brigar comigo...kkk

Bjins

Cacá SS disse...

Vergonhosamente, nunca li nada da Jane Austen, mas são livros que estão eternamente na minha lista de leituras futuras. Um dia eu consigo ler!
E eu ri que os livros dela são meio GG... hehehe
Beijos

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea