domingo, 19 de dezembro de 2010

#37: Escuridão (Elena P. Melodia)

Postado por Luciana Mara às 22:29:00
Sinopse: Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno...antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?

Comentários: Assim como Alma viu o tal do caderno roxo e o comprou, eu li a sinopse do livro e o fiz.

Acho que ela ficou mais feliz com a compra dela do que eu, ou não, já que aquele caderno era bem sinistro. Como a pessoa totalmente imparcial que sou, eu declaro empate. Nós duas fizemos compras infelizes.

Alma tem 17 anos. Bonita e atraente, ela arranca suspiros e olhares de todos na escola que frequenta com suas três amigas: Agatha, Seline e Naomi.

Em casa, a história é outra. Sua família é totalmente destrambelhada: a mãe é enfermeira e quase não para em casa, o irmão é um revoltado com um piercing de alfinete na bochecha e a irmã caçula parou de falar quando viu o pai suicidar. O clima tanto em casa, quanto na escola (e no resto do livro também) é totalmente sombrio.

Mas apesar de tudo isso, Alma é uma pessoa segura. Quero dizer, era. Tudo muda quando Alma se dá conta do que está acontecendo.

O caderno roxo que a atraiu na vitrine da papelaria é o indício de que algo muito estranho está no ar. Dormindo, Alma escreve no caderno cenas de assassinatos antes deles acontecerem e de serem noticiados. Tudo está detalhadamente escrito: lugar, nome, profissão da vítima e descrição do crime. O único problema é que não há vestígios ou dicas sobre os assassinos. O delegado que investigou o acidente de carro em que duas amigas de infância da Alma morreram (e no qual ela não sofreu um arranhão) e Roth, um jornalista, são as fontes de pesquisa de Alma sobre estes assassinatos. Seriam rituais satânicos?

Além disso, suas amigas têm histórias bizarras e vários problemas:
a) Seline foi filmada seminua por Adam, um ex-peguete, e teve o vídeo espalhado na escola. Este fato resultou em uma garota com problemas de auto-estima e com início de distúrbios alimentares.
b) Agatha mora com uma tia que ninguém conhece. Ela nunca convidou suas amigas a irem a sua casa. E na vingança contra Adam, Agatha quase o cegou.
c) Naomi é atraída para um grupo fechado de adolescentes. Tudo é muito bem sinistro, e em uma das festas ela é literalmente detonada.

Todos os medos e problemas de Alma e das pessoas que a cercam são mantidos em segredo. A única pessoa capaz de entendê-la é Morgan, um colega de escola. Mas até ele esconde alguma coisa. Ele admite para Alma que, uma de suas neuras é verdade. Alma está mesmo sendo seguida por homens carecas, de chapéu e óculos (han?) e que ela tem que fugir sempre que encontrar com um. Estes caras são chamados de Master.

Alma sai à noite em busca de respostas, invade casas, pesquisa, é perseguida e tem um sonho de mais um assassinato, o qual ela poderia evitar. Ela conseguiu? Porque os Master a estavam perseguindo? Seline se recuperou? Qual é o segredo de Agatha? Naomi se reergueu? Porque Morgan sabia tanto sobre seus problemas? E o maldito caderno roxo, o que era?

Apareceram muitas perguntas e mais ainda foram as dúvidas ao final a leitura. Algumas coisas foram esclarecidas, mas outras aff...  ficaram totalmente vagas. Foram tantos os ganchos deixados pela autora para introduzir o próximo volume que a história ficou sem sentido.

Outro ponto negativo: faltou romance. Tinha Alma e Morgan lá, um baita clima rolando e nada! Frustração total.

A minha impressão foi que a autora teve a idéia da história do caderno roxo, e no decorrer do processo criativo foram brotando outros assuntos também viajados. O livro é bem escrito, mas a minha conclusão é de que ela não soube explorar bem a idéia inicial.

Minha conclusão 2: eu gosto de histórias coloridas. Estas histórias em que tudo é preto, têm um clima fúnebre, não combinam comigo. Mas eu já devia ter pensado que este livro seria assim, já que seu nome é Escuridão (dã).


Conclusão 3: Quer um conselho de amiga? Só compre Escuridão em mega promoção.

Conclusão 4: Só leio a continuação (quando lançar) se os livros custarem R$9,90.

Conclusão 5: Vou sumir um pouco esta semana porque tenho muito trabalho para fazer (o que é equivalente há muitas horas extras) para conseguir tirar meus 38 dias de férias (ueba!!!) a partir do dia 23. Tá, isto não tem nada a ver com a história. Mas é que terminar com o número 5 soa melhor na minha cabeça do que parar minhas conclusões no número 4. Tá viajei! Foi mal...



Onde comprar: Saraiva

11 comentários:

Isa Pina disse...

Gostei da sua resenha, também gostei mais ou menos de Escuridão, mas, como ganhei de presente, não gastei nada o/
E, bem, eu simplesmente não fui com a cara do Morgan. Pra mim, ele é misterioso DEMAIS. Mas ponho fé em Sombra, a continuação.
Bjs,
Isa.
~Portal dos livros

Entre Fatos & Livros disse...

Uiiiii

Depois dessa, acho q nem em mega promoção!

Aaaaaaaahh, vai sumir?!
Boas festas e boas férias!



Bjo

Pri

Entre Fatos & Livros

Michelle' disse...

Não li, mas deu vontade :P
Eu gosto de livros com histórias mais sombrias, mas também só gasto dinheiro com isso se estiver em mega oferta aqui ._.
Amei seu blog, te seguindo õ/
Boas festas; :*

Lu disse...

ei Lu, eu queria ler esse livro, mas desanimei. =/
pena que não é grande coisas. Vou deixar para ler se tiver baratinho mesmo e só quando lançar os outros, hauahu.
Adorei a resenha, deu para saber bem como é a história. ^^
beijos.

Amanda disse...

Ah eu estava doida pra ler o livro, mas depois de todas as suas conclusões (rsr) eu acho que vou deixar pra comprar em promoção mesmo, já me arrependi muito de comprar livros que não gostei depois

Bjs

Amanda / Vício em livros

Ana Carolina Nonato disse...

Bom, como não gosto de "romances sobrenaturais", o livro em si não me surpreendeu em nada. A sua crítica, sim! Bem embasada, bem fundamentada. Com futuro!

Abraço,
Ana Nonato.
http://odesafiodecadadia.blogspot.com/

Nanda disse...

Lu,

Doida! hauhauhauhau terminar com conclusão 5 é melhor que 4? kkkkkkkkkkkkk

38 dias de férias? oooo que inveja rsrs

Eu queria tanto este livro, quando lancei vendo a capa e o booktrailer achei que era muito bom. Agora estou na dúvida se vale a pena comprar, vou pensar rs

bjooo

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Oi Lu ^^

Claro, terminar a conclusão com o número 5 é melhor do que com 4 mesmo u_u HUSAUSHUAHSU Doida rs
Olha, já tem um tempo que eu desanimei com esse livro - porque eu estava muito, muito animada MESMO. Adoro essas coisas sombrias *o* - e daí que depois eu fico com medo do escuro, né? HAHA
Vou seguir todas as suas 5 conclusões, pode deixar. Escuridão só à 9,90 no Submarino \o/
Ah, você vai sumir? =( Que pena. Mas tudo por um bom motivo: 38 dias de férias \o/
Boas festas, Lu ^^

Bjoos'
Lets

@whosthanny disse...

Eu queria ler esse livro, agora... Não é nem o lance da história ser sombria e sim de ser viajada, eu não gosto dessas viagens que tiram o foco do livro. Acho que só vou comprar se tiver por R$9,90 mesmo HAUAHUAHUAH
Ótima resenha!

Beijos,
Thanny in Wonderland
http://whosthanny.blogspot.com/

Carol disse...

Aff! Não gostei do livro só pelo que vc contou... Acho que vou seguir suas conclusões e só comprar se for 9.90 e olhe lá...
Tb acho que uma pitada de romance é essencial, tudo dark todo o tempo é demais pra mim...hehehe
Bjocas

Aline disse...

Eu estava na maior expectativa apra ler esse livro. Até pedi de presente de amigo secreto, mas agora... perdi a vontade,rsrs! Bom que sobra dindin para comprar outros né?!

http://alinenerd.blogspot.com/

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea