terça-feira, 4 de janeiro de 2011

#39: Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Postado por Luciana Mara às 19:29:00
Sinopse: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Comentários: Sabe aquele tipo de história que é impossível parar de ler? Aquele tipo que faz você prolongar o período de fome, esquecer de ir ao banheiro, pedir a alguém que atenda ao telefone (e dizer que você foi a esquina – se tiver quase acabando a leitura – ou foi a China – se estiver no inicio do livro)? Então, foi assim que eu me senti lendo Jogos Vorazes.

Imagine a situação: Esqueça o Pedro Bial e suas piadas sem graça e comentários inconvenientes. A Capital é a Globo, que manda geral na nação, chamada Panem, que antes era a América do Norte. Lá há 12 Distritos (outras emissoras) subordinados à Capital. Havia o Distrito 13 que foi destruído pela rebeldia (Record, abre o olho com a Capital o.O) e, como aviso aos outros Distritos que se opõem a Capital, foi criado ‘O Reality Show’.

Os Jogos Vorazes são uma espécie de Big Brother, só que nos Jogos o objetivo não é apenas mandar os participantes para o paredão e por votação mandá-los para casa até que reste apenas um, e sim é preciso eliminar os participantes, literalmente. Ah, e eu não podia deixar de citar os Idealizadores dos Jogos, ou como é conhecido por aqui, o Boninho, que interfere nas condições dos participantes criando situações e provas cabulosas para dificultar a vida deles. E o que importa? A audiência! Nisto os dois reality são iguaizinhos, quanto mais sacanagens/bebedeiras e sangue no BBB e nos Jogos Vorazes, respectivamente, melhor. Deu para contextualizar?

E mais, você sabe que os participantes do BBB tem que ser maiores de 18 anos para que seja possível a realização daquilo que dá audiência, né?! Nos Jogos Vorazes os participantes têm entre 12 e 18 anos!!! Imagine que lindo assistir a 12 casais de adolescentes (um casal de cada Distrito) lutando até a morte para conseguir voltar para casa? Neste momento eu penso: como eu gosto dos barracos, sacanagens, armações e bebedeiras do BBB.

Então, voltando a 74ª edição dos Jogos Vorazes e sendo um pouquinho mais detalhista, acompanhei a história de Katniss, uma adolescente de 16 anos. Desde os 11 anos, quando seu pai morreu, ela foi obrigada a sustentar a irmã caçula, Prim, e sua mãe que entrou em um estágio de letargia sem fim. Para isto, ela aprendeu a caçar (habilidade herdada do pai) e fez amizade com Gale um garoto de 18 anos, que se transformou em seu companheiro de caça e melhor amigo.

Todos os adolescentes dos Distritos eram inscritos na chamada ‘colheita’. Aos 12 anos, seu nome era inserido no sorteio uma vez, aos 13 duas vezes e assim até os 18. Mas os adolescentes das famílias pobres, como a de Katniss, se inscreviam mais vezes, em troca de receberem uma quantia de suprimento anual de grãos e óleos. Katniss se inscreveu mais vezes em troca das chamadas tésseras, mas Prim foi inscrita apenas uma vez. E nesta única vez, ela foi sorteada (isso também aconteceria comigo. Meu histórico de azar em sorteios já é conhecido). Mas Katniss se ofereceu em seu lugar, sendo ela agora, um dos Tributos do Distrito 12, junto a Peeta, o filho do padeiro. Este garoto, indiretamente, a salvou da morte dando-lhe pães clandestinamente quando Katniss tinham 11 anos. Agora, ela se sentia em dívida com ele, mas tinha consciência que para voltar a ver sua irmã, ter fama e fortuna, ela teria que matar, sendo até possível que tenha que eliminar Peeta.

A apresentação dos Tributos, as entrevistas, tudo é um show. E quando os Jogos começam, haja fôlego. Traições, alianças, armações, chuva, sede, frio, fogo, mortes, mudanças de regras. Tem de tudo. E tudo isto faz de Jogos Vorazes um espetacular início de uma trilogia.

Sim, é série! E o pior, a história me deixou com um gostinho (ou gostão) de quero (muito) mais. Só que, como nem tudo são flores, informo que este livro é da ROCCO, o que significa que talvez nem Deus saiba quando sairá a continuação no Brasil. Os próximos livros são: Catching Fire e Mockingjay.

Devo destacar que o livro é muito bem escrito, tudo é bem detalhado, sem ser chato. A história é narrada em primeira pessoa pela Katniss, e como há muitas mortes em que ela não está perto, confesso que senti falta da descrição nestes casos (meu lado sanguinário falando mais alto).

No meio da história acontece uma mudança nas regras do jogo que me deixou meio desconfiada do rumo que a história tomaria (fiquei com medo do clichê). Mas no final, acho que esta mudança se encaixou tão bem que possibilitou o gancho para a continuação da história.

Ahh... E uma coisa importante: Jogos Vorazes vai virar filme! Ainda não há definição de data, o que se sabe é que os direitos do livro já foram comprados. Mais uma adaptação para eu criticar futuramente =)

Resumindo em uma palavra: ESPETACULAR!

Super recomendo!!!



Onde comprar: Saraiva

Ps.: Este é o livro extra do desafio de férias do blog Garota It

21 comentários:

Entre Fatos & Livros disse...

Preciso dizer q amei a resenha????

Mto bem humorada e leve!!! *.*

Esse já está na minha lista de leitura. Logo logo vouo lê-lo.

BjoO
Pri
Entre Fatos & Livros

@whosthanny disse...

HAHAHAHA Adorei sua resenha e a comparação que você fez. Estou louca para ler este livro, pena que ele é fininho e caro :(
A Rocco respondeu no twitter que esse ano lança a continuação. É ver para crer rs

Beijos,
thanny in wonderland

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Oi Lu!

Excelente comparação com o BBB, eu acho \o/ Você conseguiu - sabe-se lá como - me deixar com MAIS&MAIS vontade de ler o livro. Pela Capital, fevereiro vem aí e eu vou ganhá-lo de aniversário - ao menos é essa a fábula que meus pais me contam.
Resenha perfeita de um livro, aparentemente, perfeito. AH, mal posso esperar pelo filme também - é TÃO legal criticar as adaptações *o*
E que comecem os Jogos Vorazes!

Bjoos'
Lets

vanessa disse...

Quero MUITO ler esse livro, meldels! Só que é caro, né? Isso é tenso, os livros da Rocco sempre são caros! UASHUAHS adorei a resenha (:
Beijos, Vanessa.

Nanda disse...

Ei Lu,

Sabia que vc ia amar mas vc ainda conseguiu me surpreender na resenha hauhauhau glogo e bbb foi foda rsrsrs

Ah e não arranque os cabelos que a rocco já promoteu o lançamento do segundo livro para o primeiro semestre de 2011 ^^

bjoo

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Esse livro é muito interessante, tem uma história bem diferente. Sua resenha me deixou muito curiosa e com muita vontade de ler.
Beijos!
http://fascinadaporhistorias.blogspot.com

Lu disse...

ei Lu. ^^
confesso, eu não consigo me interessar por esse livro, não sei explicar o por que, mas tomei birra dele. kk.
Adorei a resenha, pena que ainda não senti muita vontade de lê-lo, mas quem sabe um dia eu o encaro, =D

beijos querida, ^^

Lais Hayala Williams disse...

aawwn quero muito ler ele ^^ eu meio que necessito Lu ! HSAUHSUAHSHASA
ótiima comparação entre jogos vorazes e BBB shauhshaushua
Perfeita resenha !
Kisses&Hugs

Isa Pina disse...

Amei a comparação com o BBB, foi simplesmente perfeita!
E eu já tenho o livro, juro que quando estava lendo sua resenha, quase parei e comecei a ler o livro, sabe? rs
E, aaahhh, não sabia que era ficção científica!
Bjs,
Isa.
~Portal dos livros

Amanda disse...

Eu amei esse livro, tudo bem, eu imaginava que ia ter mais sangue, mas amei mesmo assim auhauahu

Agora a sua resenha comparando os jogos ao BBB foi ótima, ficou super bem humorada. Parabéns!!!

Beijos

Amanda / Vício em livros

Kellen Baesso disse...

É incrível, né?
Amei sua resenha, a comparação cabe muito bem!
Não vejo a hora de ler a continuação. Além do problema de quando vão publicar, tem o preço também, a Rocco costuma ter os livros mais caros.
Hunf!
Mas dedos cruzados para que chegue logo!!!
Beijos

Cíntia Mara disse...

Sua resenha ficou ótima, divertida como sempre. Só não gostei da comparação porque eu ODEIO Big Brother, huahuahauha.

Quero ler Jogos Vorazes, mas acho o preço meio salgado. Provavelmente, esperarei o lançamento do próximo para ler de uma vez.

Beijos

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Terminei!

Gostei, mas não vale 5 estrelinhas. Abaixei pra 4 porque 1) Algumas coisas são bem previsíveis, 2) Katniss nem tem tanto trabalho assim, 3) Peeta é um mala e 4) Aquela história dos bestantes foi muito muito muito sem noção. E o meu amor profundo (só que ao contrário) pelos reality shows foi transferido para a Capital.

O final-final mesmo me deixou doida pra ler Em Chamas. Só não curti o mimimi do Peeta. Já sou team Gale, mesmo que ele não apareça quase nada. Ah, mas vou piriguetar mesmo é com o Cinna, haha.

Luciana Mara disse...

Ahhh... eu gostava do Peeta.
Passei o tempo todo entre ele e o Gale.

kkkkk...
Daqui a pouco tem BBB. Vou assistir e comentar com vc no twitter (tô sentindo minha cabeça rolando já).

Cinna???
Eu gosto dele, mas não consigo piriguetar. Só o vejo como gay afetado =P

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Gay??? De jeito nenhum, pra mim ele é totalmente hetero e gato.

Eu amo o TweetDeck e bloqueio qualquer coisa relacionada a realities. Ou isso, ou ficar fora do Twitter enquanto estiver passando.

Luciana Mara disse...

Sério! kkk
Não consigo não associar moda com gay =P
Vc viu quem vai representá-lo no filme? Lenny Kravitz. Só assim para imagem de gay sair um pouquinho..kkk

Eu até assisto, não vou negar. 
Mas não sou dessas loucas que fica comentando sobre isso o dia inteiro não.

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Eu vi. Acho que os produtores do filme concordam comigo, por isso escolheram um "negão de tirar o chapéu" (não acredito que eu escrevi isso, hauhauhauha).

Tenho amigos que falam de big brother o dia inteiro. Aí eu aviso que vou unfollow e peço pra me avisarem quando terminar =P

Luciana Mara disse...

Hhuahuahua...
No livro ele é descrito como negro? Eu não lembro.
(Tb não acredito que vc escreveu isso).

kkk... é uma boa tática!

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Não. Só diz que é uma pessoa normal em meio a tantos rosas, verdes e azuis.

Luciana Mara disse...

Então foi isso. Falou em rosa e eu pensei em gay =P

Fernanda disse...

Oi Lu!

Acabei de ler a trilogia essa semana por causa do filme. E fiquei feliz com seus comentários sobre ele ;D. Adorei também a sua resenha. Ri muito (sua comparaçào com a Globo foi show!). Mas o terceiro é o melhor, na minha humilde opinião. AS resenhas estão no blog, mas se você só leu o primeiro e nào quiser spoilers, não leia todas.

Beijos!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea