segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

#40: Como treinar seu dragão (Cressida Cowell)

Postado por Luciana Mara às 22:24:00
Sinopse: Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.

Comentários: Sabe como eu seleciono o livro da vez na minha estante? Eu a encaro por uns minutos, e de repente o livro brilha! Sim, ele brilha, e assim eu sei que chegou a hora de passá-lo para frente na fila. Sei lá, como explicar, mas é algo mágico.

E isto não acontece com os livros lidos nos desafios. Tá, eu sei que eles estavam lá na estante e eu os comprei porque os leria, mas não é mesma coisa. A leitura não tem o mesmo gosto. Fiquei triste quando constatei isso. Mas, como eu sou brasileira e não desisto nunca, vamos lá.
---------
Todos os garotos da Ilha Berk, para se tornar vikings e serem considerados membros da tribo Hooligans Cabeludos, precisavam passar por um treinamento, administrado pelo Bocão Bonarroto. E o primeiro passo que já era considerado super ATERRORIZANTE, pelo menos para Soluço Spantosicus Strondus III, o herdeiro da tribo (e magricela), e seu amigo Perna-de-peixe,  consistia em invadir o berçário dos dragões e roubar um filhote. Quanto maior o dragão, maior seria o reconhecimento do calouro perante a tribo.  Só que a única coisa que Soluço e Perna-de-Peixe tinham de grande, era o MEDO. Medo de ter que pegar os dragões e medo de Melequento (garoto grandalhão e primo de Soluço que quer ser o líder da tribo) e sua tropa de marmanjos.

Depois de várias trapalhadas (e quase MORTES), eles conseguem seus dragões, que é claro, eram do tipo mais comum e menos assustador de todos: dragões comuns ou de jardins. E para piorar a situação, o dragão de Soluço era banguela! Como ele apresentaria um dragão banguela para Stoico, o líder viking, seu pai? São nestes momentos que bons AMIGOS (e uma boa mentira) ajudam bastante. Pelo menos agora o dragão de Soluço já teria um nome, ele se chamaria Banguela.

 Após o longo período de sono dos bebês iniciaria a pior fase: o treinamento dos dragões. No Dia de THOR todos os calouros deveriam mostrar as habilidades dos seus dragões e caso o garoto não apresentasse domínio sobre o filhote, eles seriam exilados.

Soluço só tinha um problema. Ele adotou a técnica de ser compreensivo, amigo e companheiro de Banguela e nos 45 min do segundo tempo ele percebeu que isto não funcionava. Banguela não o obedecia, dragões eram traiçoeiros e só obedeciam seus donos através do grito. Soluço era o único da tribo que falava dragonês e por isto acredita fielmente que tudo se resolveria na conversa.

Foi então que o Dia de Thor chegou e com um desfecho nada esperado para todos os calouros. Tudo tinha dado errado e eles teriam que de alguma forma provar que mereceriam entrar para a tribo Hooligans Cabeludos. Então surgem na ilha dragões GIGANTES, que ameaçavam a vida de todos os moradores da Ilha de Berk. E o emissário da paz, seria o único a falar dragonês na Ilha: Soluço. Guerra ou paz? Os calouros conseguiriam se tornar vikings?
Descubra lendo!
---------
O livro é uma graça e muito bem escrito. Ele é todo ilustrado e super bem humorado (até os nomes dos personagens são engraçados: Melequento, Bafoca de Maluquício, Bocão Bonarroto).

Mas, apesar disso, eu demorei quase uma semana para lê-lo, porque como eu disse lá em cima, o livro não brilhou para mim.

A linguagem é bem simples e direta, e por isto vou dar este livro (vou comprar outro, claro, porque o meu é meu) ao meu primo no niver de 8 anos. Espero que ele goste (e leia).

O livro é escrito para jovens, certo? E eu, com toda a minha velhice, fiquei incomodada com duas coisas:
     1)    Várias palavras aparecem em destaque, no meio das frases, em CAIXA ALTA. Tá, os personagens são bárbaros, vikings, mas eles não gritam palavras no meio das frases, e foi essa sensação que eu tive quando estava lendo, que as palavras estavam sendo gritadas e não destacadas.
     2)    O texto não é justificado. Males de quem está acostumada a corrigir relatórios dos estagiários e morrer de ojeriza quando vê um parágrafo não justificado.

Logo na capa (pelo menos da minha versão) tem os dizeres: ‘O livro que inspirou o filme’ e isto é totalmente verdade. O filme só foi inspirado no livro, não foi adaptado, porque os dois têm histórias beeemm diferentes. A semelhança se restringe ao Banguela, Soluço e ao fato dele ter que provar que pode suceder o pai, e só!

O filme é uma graça! E eu quase chorei no final. Foi o primeiro que eu vi em 3D.




Ah... Quase me esqueci de um detalhe importante. Como treinar o seu dragão é o 1º de uma série. 
Os demais livros são: 2-Como ser um pirata (estou lendo!), 3-Como falar dragonês, 4-Como Quebrar a Maldição de um Dragão (pré-venda), 5-How to cheat a Dragon’s Curse, 6-How to Twist a Dragon’s Tale, 7-A Hero’s Guide to Deadly Dragons, 8-How to Ride a Dragon’s Storm, 9-How to Break a Drogon’s Heart.

Este livro faz parte da lista do desafio de férias e do desafio literário (Clique nos nomes dos desafios para conhecer a lista completa).

E, para o livro:



Onde comprar: Saraiva, Submarino

Ps.: Já disse que não sou muito chegada em bichos, então nem se espantem com meu comentário de que eu não quero um dragão para mim =)

22 comentários:

Carol disse...

Acabei de comprar os 3 primeiros livros da série. Vamos ver o que vou achar...hehehe
Quanto ao filme, eu adorei! :D

Bjocas

Ana Carolina Nonato (BLOG O DESAFIO DE CADA DIA) disse...

Olá!

Já ouvi (e li) coisas positivas e negativas sobre esse livro, e achei legal como você foi crítica e objetiva em sua resenha - algo para poucos. Também achei o máximo o livro brilhar para você! Eu escolho livros por quantos anos ele tem - quanto mais velho, melhor. Como um bom vinho ou um uísque.

Abraços e sucesso!

bibs disse...

eu assisti ao filme e me apaixonei!
quando vi o livro na livraria quis logo comprar, mas tinha prioridades na lista de compra.
acredito eu, que leio ainda esse ano, apesar do texto não ser justificado [fiquei meio assim ao saber disso, mas vou superar! heuheuheu]

disse...

Bom, eu particularmente não leria o livro. Depois da sua resenha fiquei mais do que convencida.

Espero que para os demais temas os livros brilhem com mais intensidade para você.

Abs, Rê

Nanda disse...

Ei Lu,

É eu não entrei no desafio este ano por isso, odiava a leitura forçada, tem mês q deu certo outros eu não estava no clima e acabei abandonando quase no final rs.

Eu adorei este livro, me diverti muito com banguela.

bjoo

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Oi Lu!

Nhá, sério que não era tudo que eu pensava? =(
A criança aqui estava doidinha para ler o livro e rir muito rs. Tá bom que você disse que o livro de fato é engraçado. Mas pensei aqui: do que adianta ser engraçado se tem defeitos dramáticos, tipo os parágrafos mal colocados?
Ai, já estou até vendo: eu ADORO colocar defeito nas coisas... Vamos ver o que vou achar do livro, ele é o próximo da lista =)

Bjoos'
Lets

Lu disse...

ei Lu, ele é bem infantil, mas eu amei viiu.
Ele brilhou para mim, kkk. Li ele em uma tarde depois fui correndo ler os outros de tanto que gostei. ^^
eu ainda não assisti ao filme, mas vou correr para assistir. ^^
beijos.

Caroline Juliane Bonifácio disse...

OMG.. como eu sou louca por este livro hsuhsu' Já assisti o filme mais de mil vezes e sou apaixonada pela história .. é sem duvidas MUITO lindo *----*

,Adoorei o blog e a resenha!
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Vivi disse...

Uma série tão grande dessas, me desanima um pouco...bom, a ideia do DL 2011 não é fazer da leitura algo penoso. Por isso, é permitida a troca das escolhas constantes da lista, inclusive por um livro sequer mencionado como reserva, ok? Concordo com você que a leitura também acontece quando há um clima propício ao gosto e ao prazer. Nesse caso, é importante que se dê primazia ao que é da sua vontade. Bom desafio para você, queridaça!
Beijocas

Luciana Mara disse...

Vivi,

no meu caso a ideia de participar do desafio foi proporcionar a leitura de gêneros que, se dependesse de mim, eu não leria.

Eu sei que podemos realizar trocas dos livros mas os que eu estou lendo eu já tenho, o que significa que eu os leria de qualquer forma, só que talvez neste momento eu não tivesse no espírito para lê-los. É só isto.

E o pior que daqui a pouco vai parecer que eu tô metendo o pau no desafio quando na verdade eu só estou justificando que eu tenho uma certa resistência a prazos...

Ai, ai... fazer o que..huahua

Kellen Baesso disse...

Ai Lu, quase comprei ontem. Mas não tinha promoção de frete boa. Eu tenho o segundo, que estava bem barato e não me segurei, e agora quero este para ler. Acho que deve ser bem divertido. Bom saber que o filme não tem muita semelhança porque tenho ele em casa e ainda não vi porque queria ler primeiro, então posso ver antes do que esperava! hahaha Mas para quem lê e vai assistir ao filme deve ser uma decepção.
Beijocas

Aline disse...

Oi, ouvi falar muito bem desse livro. Ainda não vi o desenho, porque estou com vaontade de ler antes, parece muito legal! Ótima escolha! E ótima resenha também!

Aline disse...

Esqueci de falar, mas seu blgo é muito bacana, já me tornei seguidora!

Karol Albuquerque disse...

Hmm.. esse livro foi minha segunda escolha para o DL esse mês. Tanto que eu ja lí e adorei, ele "brilhou" pra mim.

Um comentário que você fez, em relação às palavras em caps lock, me chamou a atenção.

Na minha interpretação essas palavras, em sua maioria, eram gritadas mesmo (quando nas falas) ou exigiam uma atenção melhor do leitor, que deveria ser, em tese, criança. Creio que o lado humorístico pesou bastante na formatação e por isso o destaque.

Gostei pra caramba do livro e gostei da sua resenha também. É muito legal ver o livro que resenhei analisado por outro ponto de vista.

=D

plift disse...

Queria assistir o filme em 3D (mas ficou pouco tempo em cartaz), então, acabei não assistindo!!!
Não sabia que a história do livro era diferente da do Filme =O

Ha!

--> A história do livro parece ser bem simpática!

Gostei da sua resenha!

=)))

Rafaelle Vieira disse...

Oi lu! Eu quase comprei esse livro no final de semana passado, mas escolhi Fallen. Talvez eu o compre daqui a alguns dias, adorei sua resenha.
beijos!!!!

Entre Fatos & Livros disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
Adorei a resenha!
Eu bem q qria um dragãozinho para mim! rsrs

É péssimo ler por obrigação, mas coragem! Ainda falta bastante para o desafio terminar!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Amanda disse...

Lu, puxa, você é como eu...eu também escolho os livros pra ler da estante assim...algum de repente me chama mais a atenção e eu leio. Também odeio ler forçada, parece que o livro não tem a mesma graça, sem contar que até a resenha sai meio mais ou menos.

Beijos

Amanda / Vício em livros

Evellyn disse...

Sabe,
nunca tinh pensado em ler esse livro... Mas o filme eu queria assistir... Parece divertido!
Atualmente escolho os livros assim tb.. fico olhando até algum me chamar!
bjs

Daniela disse...

Oi.

O Desafio Literário é um desafio, por isso a ideia de escolher livros que talvez não leríamos ou que está a tempos esperando uma chance...

Ás vezes é dificil mesmo ler algo com prazo pré estabelecido, mas como dissestes, não dá pra desistir!

Beijos

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Eu quero muito ler essa serie!!! Boa resenha. beijos

@whosthanny disse...

Essa série é muito divertida, estou lendo Como falar Dragonês e amando!
Ainda não vi o filme, vergonha. HAHAHAH

Beijos,
thanny in wonderland
http://www.whosthanny.com/

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea