sábado, 5 de fevereiro de 2011

#46: Gone (Lisa McMann)

Postado por Luciana Mara às 13:15:00
Sinopse: No início Janie acreditava que já sabia o que o futuro lhe reservava e pensou que estava em paz com isto. Mas, o que Janie não suportou, foi ver Cabel afundando com ela. Janie só vê uma maneira de dar a Cabel a vida que ele merece – ela precisa desaparecer. Mas isto pode destruir os dois. Então, um estranho entra em sua vida – e tudo se desfaz. Seu futuro, antes previsto, sofre uma reviravolta trágica e suas escolhas se tornam mais terríveis do que Janie jamais imaginou. Ela só precisa escolher o menor dos dois males. E o tempo está se esgotando…

Comentários: E finalmente o desfecho de uma série. É quase raro hoje em dia encontrar um filho único. São sempre trigêmeos, quadrigêmeos (no mínimo) que quando a gente encontra um filho único (bom) é uma felicidade sem tamanho (o que não vem ao caso, mas me veio a cabeça, então escrevi =P). 
A vantagem desta série é que ela já tinha sido lançada no exterior, então foi só esperar a boa vontade da editora para lançar cada livro da trilogia aqui, o que aconteceu muito rápido comparando a outras séries (neste momento quero dar um viva as traduções do Orkut \o/, que me socorrem quando a série é muitooo boa e sem previsão de lançamento da continuação).

Gone é o último livro da trilogia iniciada por Wake (Resenha completa AQUI) e seguida de Fade (Resenha AQUI).

Esta resenha contém SPOILERS da série.
---------
Após descobrir seu dom de entrar nos sonhos alheios, podendo explorá-los e modificá-los (Wake), Janie acaba se tornando detetive graças ao seu (agora e gato) namorado Cabel. Sua primeira missão oficial é descobrir a origem de uma ligação estranha recebida pela central e o que aconteceu de bizarro no lugar em que a ligação foi feita (Fade).

Em Gone, Janie está de férias com Cabel quando recebe ligações de sua amiga e vizinha Carrie. A mãe de Janie foi para o hospital. Então, o casal resolve terminar as férias antecipadamente e volta para casa, e é quando Janie descobre que Dorothea, sua mãe, não foi para o hospital e sim ao hospital visitar ninguém menos do que Henry, o até então desconhecido pai de Janie.

Ela não sabia nada sobre seu pai e foi um choque saber que ele estava tão perto e debilitado. Os médicos não sabiam ao certo o que seu pai tinha, só o que sabiam é que ele tinha alguma doença no cérebro, um tumor talvez.

Após a descoberta, Janie aborda a mãe sobre o que aconteceu com Henry, mas a Dorothea não quer falar nem saber de nada, a não ser que seja algo destilado servido num copo.

Janie decide não se intrometer. Ela não quer se apegar a alguém que está morrendo, já tem problemas demais na sua vida. E ainda tem a descoberta feita no caderno verde entregue pela Capitã (sua chefe) de que, se continuar a usar seu dom, ela ficará cega e torta (final de Fade). A opção mais simples, seria se afastar, fugir de todos, inclusive Cabel, para que ela não seja sugada para os sonhos de mais ninguém. Mas ela conseguiria viver sem ele?

Contudo Cabel é tão fofo, que é impossível ficar longe dele. Ele está sempre perto e disposto a ajudar e a incentiva a saber mais sobre o pai. Após a resistência inicial, Janie acaba cedendo. E na visita ao pai, ela é sugada para o sonho dele. É uma mistura de cores e um barulho insuportável e há um homem, Henry, pedindo ajuda diretamente a Janie, mas ela não sabe como ajudá-lo. Então, ela descobre o segredo do pai , seu passado e suas escolhas e precisa tomar uma decisão.

Após alguns acontecimentos (que não vou entrar em detalhes) Janie descobre que sua escolha pode piorar. E entre duas coisas ruins, qual era a pior? 'Merda ou bosta?' (Palavras da Janie e que eu jamais irei esquecer)

Descubra em Gone!
---------
E o que eu achei da trilogia? Eu a achei boa, só boa mesmo. Nem ótima, nem excelente, nada. Não terminei de ler o terceiro livro querendo mais um volume, nem fiquei desesperada para a publicação dos livros no Brasil (o que já disse, aconteceu muito rápido).

Os livros são fininhos, com margens imensas e letras enormes. Facinho de ler. E outra vantagem, são baratinhos, paguei no máximo 15 reais em cada (com uns cambalachos, claro!).

Coincidência ou não, é o segundo livro seguido que aborda o alcoolismo (primeiro foi Cheio de Charme). Mas juro que em Gone eu mesma fiquei com vontade de pegar a Dorothea pelos cabelos e levá-la para AA. Oh mulher chata! Minha vontade era de trancar a velha no quarto e jogar a chave fora num buraco negro.

O Cabel com certeza entraria na lista de caras apaixonantes. Ele quase lambe o chão para a Janie pisar e não sujar os pés. O considero um personagem muito fofo, mas não um capacho, como alguns poderiam pensar. Ele já sofreu demais na vida, conviveu com muito ódio, então, nada melhor e mais óbvio do que se dedicar a alguém que ama (e que o ama também).

Eu gostei, mas esperava mais. Gostaria que tivesse tido um caso policial em paralelo com a história/decisão de Janie. Acho que teria mais emoção na história e menos enrolação. Ah... Outra coisa que eu queria era ver o casal na faculdade.

E ao contrário das resenhas que li no Skoob e que comentei no post de Fade, eu não derramei nenhuma lagrimazinha, nem enchi os olhos d’água. Triste isso, porque se tivesse chorado certamente me lembraria sempre da história, como por exemplo, em A Última Música. Assim, Gone está destinado a desaparecer da minha memória... 
Ah... e Carpie Diem!
 


Ps.: Livro extra da lista do desafio de férias, do Garota It!

Ahhh... E alguém reparou em algo diferente por aqui? =)
Obrigada mana!!!

12 comentários:

Caroline Juliane Bonifácio disse...

Só 3 estrelinhas? Broxei um pouco agora hehe' SOu louca pela série, só falta ler Gone agora.. que já é o primeiro da minha listinha rsrs.. Estou tão retardade por essa série que até estou relendo Fade :o hu
Adorei
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Nina Tavares disse...

Oi Lu!!!

Ficou muito fofo o novo layout, bem que eu queria uma irmã pra dar um tapa no meu tbm, eu apanho pra caramba toda vez que quero mudar alguma coisa no lay do Pronto.Falei!

Eu não li essa série, ainda. Acho que sou o único ser vivo da blogosfera que ainda não leu, rsrs. Mas pelas resenhas, estou ficando em cólicas de vontade de ler!

B-jusssssss! ♥

Por Trás das Letras disse...

Oii Lu, escrevi um comentário enorme e deu algum erro! :/ que droga! hahahahaha

Eu nao li sua resenha pq fiquei com medo dos spoilers! rss
já li wake e gostei mto... as suas 3 estrelas pra gone me deixaram triste, mas quem sabe eu gosto mais neh?!

já tenho o fade mas ainda nao o li
vou dar um jeito nisso esse ano xD

grande beeijo

Luh

Miriam. disse...

Está na minha lista para pegar emprestado!

E o novo lay está ótimo! Amei a imagem ali em cima, muuito criativa!

Beijos!

vanessa disse...

Só três estrelas, sério? poxa UAHSUAHS preciso ler o dois ainda, então li pouco da resenha, que está muito boa. Adorei.
Beijos, Vanessa.

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Oi Lu!

Primeiro de tudo: A-DO-REI o novo visual do TOC! Aquela moça com MIL sacolas nem tem semelhanças com você, que quase não compra nada né??? HUSHAUSHA

Ah, e sobre a trilogia...eu só li Wake até agora, mas também acho que não vai ser nada muito OMG =/

Bjoos'
Lets

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Adorei o novo layout do blog que lindo! Muita gente fala que amou essa série e que é muito boa, mas ainda não despertou a minha vontade de ler.
Adorei a resenha como sempre ótima.
Beijos!

Rafa{fascinada por histórias}

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Lu, eu ainda não li Fade e nem Gone, embora tenha os dois, por isso não vou ler sua resenha, mas tenho certeza de que está ótima... rsrs

Agora deixa eu dizer: esse template tá um luxo!
Adoreeeeiiii!
Ficou muito fofo, parabéns!

Beijo grande!

Lu disse...

ei Lu, não sinto muita vontade de ler essa série não, tenho o Wake a até hoje não criei ânimo para ler. =/

beijos.

Kellen Baesso disse...

Lu, não li a resenha, ainda não li o livro.
Ameii o layout novo!
Lindo, lindo!
Beijos

Racky disse...

Lindo o novo layout!
Não animo a ler estes livros não...

Entre Fatos & Livros disse...

Lu, q layout lindo! Apaixonei!

Ainda não li Gone (nem Fade aushuas) e nem estou com tanta vontade assim.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea