segunda-feira, 21 de março de 2011

#52: Tristão e Isolda

Postado por Luciana Mara às 21:07:00

Sinopse: O amor impossível de Tristão e Isolda inspirou poetas, escritores, pintores e músicos da Idade Média e dos tempos modernos. Tornou-se, por exemplo, tema de uma das mais famosas óperas de Wagner. Tristão e Isolda são os trágicos protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta. As inúmeras versões francesas que a imortalizaram e a divulgaram em outros países são o testemunho do fascínio e encantamento que a história de Tristão e Isolda produziu sobre o espírito medieval e de nossos tempos.Esta versão que ora oferecemos ao leitor brasileiro foi baseada nos fragmentos de Béroul, Thomas (troveiro anglo-normando do século XII), Gottfried von Strassburg e nos trabalhos do francês J. Bédier, um dos mais importantes pesquisadores modernos da lenda de Tristão e Isolda.

Comentários: Lenda medieval celta de amor. É isto que vem escrito sob o título do livro, mais nada.

Comprei este livro junto com o Léo. Ele gosta de livros com bases históricas, então ficou interessado. Então já vou adiantando: "Benhê, melhor ficar no filme mesmo, ok?!".

Agora aprendi que só vou ler livros quando tiver o nome do autor na capa. =P
---------
O Rei Marcos da Cornualha estava sendo ameaçado e por isto, o Rei Rivalen de Loonnois se dispôs a ajudá-lo. Em retribuição, Marcos deu-lhe a mão de sua irmã, Brancaflor. Os dois casaram e se mudaram para o mosteiro de Tintagel.

Então o mosteiro foi atacado pelo Duque Morgan. Toda a corte tentou fugir, mas o Rei Rivalen foi morto. Brancaflor, que estava grávida, esperou apenas dar a luz para morrer e se juntar ao marido. Assim, nasceu Tristão, que foi criado por um guarda da rainha, Rohald, nos domínios do Duque disfarçado de plebeu. Tristão aprendeu a caçar, tocar e a ser um guerreiro.

Em suas andanças, Tristão foi seqüestrado por um navio inimigo, mas por milagre conseguiu chegar até Cornualha. Ele encontrou alguns habitantes locais, mostrou suas habilidades de caça e foi levado para conhecer o Rei, e de imediato eles se tornaram amigos.

E em uma das batalhas Tristão quase morreu. Mas este foi curado por Isolda, a loura, sobrinha de um guerreiro morto por Tristão, fato ignorado por ela.

Depois de muito procurar, Rohald encontrou Tristão e revelou que ele era sobrinho do Rei Marcos. Tristão optou por continuar servindo ao Rei, para o ódio de quatro barões que queriam ficar com o reino. Eles instigaram o rei a se casar, entretanto o Rei disse que só se casaria com a mulher do fio de cabelo dourado, o qual é levado por um pássaro até o castelo. E assim, Tristão lembrou que o cabelo era de Isolda, e prometeu ao Rei ir buscá-la. 

Ele encontrou, superou a prova imposta e ganhou a mão de Isolda para seu tio. Mas durante a viagem de volta, Tristão e Isolda tomam o vinho com feitiço de amor que a mãe de Isolda fez, e assim se apaixonam loucamente. Contudo, eles não podem ficar juntos, porque Isolda era prometida de outro.

Então eis o conflito do livro: o casal se encontrava, mesmo sendo proibido, eram vigiados de perto pelos quatro barões e enfrentavam vários desafios para ficarem junto. Como tudo aconteceu e o resto da história descubra lendo (ou vendo o filme =P).
---------
A história, no geral, é bem bacana. Todo mundo curte um 'amor impossível'. Mas tudo é contado tão direto, sem floreios, que o livro perdeu um pouco do encanto (sem contar a presença do narrador chato que fica cantando os acontecimentos, 'Fulano vai morrer', 'Beltrano vai fugir' antes destas coisas acontecerem).

Como o livro era 'a lenda', não tinha detalhes dos acontecimentos, tão pouco uma descrição precisa do ambiente. Eu adoro a descrição das batalhas, as estratégias de guerra, mas neste livro ficava só no 'Tristão foi para a batalha ao lado do rei e venceu'. É frustrante! Espero satisfazer minha vontade de sangue em Guerra dos Tronos que comprei semana passada (e que ainda não chegou =P)

Eu tenho um filme inspirado neste livro. Lembro que escolhi Tristão e Isolda para ler para o DL justamente por causa deste filme. Mas pelo que lembro (e posso garantir que minha memória para estas coisas não é lá muito boa) as duas obras são um bocado diferentes. Recomendo (muito, muito, muito) mais o filme. Mais emoção, mais ação, até mais amor.



 
 E amor é o que senti que faltou. Como o tempo inteiro os amantes, que no livro sempre se chamam de 'amigos', ressaltam que se amam por causa da poção que tomaram eu senti que o amor não era verdadeiro. Era uma fixação, uma necessidade de estar perto, junto, próximos e não realmente o amor que os unia. Passa longe de Romeu e Julieta, apesar do final ser o mesmo (e isto não é spoiler, está no primeiro parágrafo do livro).

Este livro faz parte da lista do desafio literário (Clique AQUI para conhecer a lista completa).

E para o livro:

22 comentários:

Carol disse...

Apesar de ser um livro clássico eu nunca li Tristão e Isolda. Pelo visto ainda vou ficar um bom tempo sem ler... não me interessei nada depois desses comentários...kkk

Lú, se você gosta de batalhas lei "Crônicas Saxônicas" do Bernard Cornwell. Estou no livro 3 e amando!

Bjocas

@whosthanny disse...

Esse livro não faz o meu gênero HAUHAUHAUHA adorei sua resenha e acho que vou ficar só com o filme mesmo (que ainda não assisti!)
Também comprei Guerra dos Tronos, impossível resistir a promoção do Submarino XD

xx thanny in wonderland

Nanda disse...

Ei Lu,

Pode ser clássico e tal, mas tentei ler na época de colégio e não consegui, achei um porre. Tudo bem que eu tinha uns 15 anos rsrsrs.

To fora hehe

bjoo

Lu disse...

ei Lu, nunca li esse livro e também não assistir o filme. Não gosto de histórias com finais tristes e eu sei que essa tem, ¬¬.

vou passar longe, huahaua.

beijos. ^^

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Ooi Lu!

Aaa, isso me lembra um desses livros que a gente tem que ler pra escola, e não me agradou nem um pouquinho a capa - sem o nome do autor HSAHUSUHAHU
Eita Lu, tá sanguinária? HSUAHSUAHUS
Me animei para ver o filme, já ler o livro...só se a escola me obrigasse mesmo HSUAHSA

Bjoos'
Lets

Isa Pina disse...

Não faz muito meu estilo e, depois da sua resenha (que foi ótima! :D), perdi a vontade mesmo. Eu gosto de livros históricos, mas eu acho que as traduções dessa coleção, dependendo do livro - pois tem alguns que as traduções/narrações são boas - são bem ruinzinhas (como parece ser o caso). Eu não vi o filme ainda, então, pelo jeito, vou ficar com ele mesmo! :P
Bjs,
Isa ~ Portal dos Livros

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Esse livro ainda não li e acho até que não vou gostar se ler. Eu gosto de romances que nos transmitem uma boa dose de sentimento; detesto romances superficiais.

Beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias}

- Lais Hayala disse...

Ei Lu, ótima resenha !

Não gostei mt da capa do livro mas mesmo assim parece ser até legal...

Beeijos da Laly...

Karol Albuquerque disse...

Eu lia ler esse para o DL tbm. Mas tive um surto de última hora e desisti.

Pela sua resenha, essa minha surtada deve ter valido a pena... rs

vanessa disse...

Sei lá, nunca vi o filme nem li o livro e acho que nem estaria muito a fim de ler/assistir UAHSAUSU mas gostei da resenha Lu, ficou boa (:

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Luiza disse...

Aaai Lu, um livro tão direto, sem floreios é como um livro basicamente histórico né?! Eu acho um saco! :X
Sem contar que eu ri muito quando você falou da presença do narrador chato que canta os acontecimentos! hauahauah
Depois que passa é pra rir, mas eu ficaria tão irritada quanto com a parte do "Tristão foi para a batalha ao lado do rei e venceu".
Tambem comprei o Guerra dos Tronos semana passada! Ele chegou hoje! :D
Grande beijo e desculpa sumir assim... tava viajando! Agr vou voltar a frequentar seu blog, que eu adoooro! :)
Beijos

Luh
http://portrasdasletras.net/

Anita disse...

Oi Lu!

Li o livro há alguns anos, na faculdade, e confesso que gostei bastante :)

Mas, assim como você, senti falta de um romance digno de filme...

Acho que o problema é que o público original do livro é anterior a ideia do amor romântico. Mas nós não né, hehe :)

Ainda não vi o filme, mas confesso que fiquei curiosa para assistir... Acho que com o filme, podemos como seria a versão da história depois do amor romântico. Estou certa? :)

Bjos!

Cíntia Mara disse...

Ih, Cornualha e Tintagel me lembram do livro que eu li pro desafio, As Brumas de Avalon. Nunca me interessei por Tristão e Isolda, e agora menos ainda. Principalmente já sabendo o final. Como assim primeiro capítulo que dá spoiler? Hahahaha

Dizem que Guerra dos Tronos é muito bom, tomara que você goste.

Bjs

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Hey, gêmea!

Conheço a história e já vi o filme, mas nunca tive vontade de ler o livro. Agora menos ainda... um livro a menos pra me fazer arrancar os cabelos... kkkkkkkkkk

Beijão!

Carissinha disse...

conheço a história, mas jamais li o livro.
Vi alguns filmes baseados na história dos dois.
Mas o que você falou do livro só me fez ter menos vontade de ler.

Bjs!!

Kate disse...

Acho a história lindinha mas acho q naum teria paciência para ler...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

αmαndα ツ disse...

Passando para te convidar a participar das promoções que estão no meu blog!
(www.primeiro-livro.com)

Espero ver você por lá!
Beijinhos,

Hérida Ruyz disse...

Oi!
Não me dou bem com classicos. A narrativa rebuscada me distrae. rsrs
Não consigo ler de jeito nenhum.
BJs

Vivi disse...

Eu também tenho uma tendência a me deixar levar por narrativas que primem por uma linguagem mas passional, emocional...mas, confesso, que tenho interesse em ler obra para tirar a prova.

Beijocas

Mah Kaori disse...

Eu também li este livro, é engraçado ver como cada pessoa sente a historia de uma forma.
Coloquei o link da sua resenha no meu blog.
Beijocas

Nina Tavares disse...

Oi Lu!

Sabe que eu quase li esse livro para o Desafio Literário? Cheguei até ler umas 50 páginas e desisti, li o livro reserva, muita musiquinha pro meu gosto...
Agora que li sua resenha, tenho certeza que fiz a coisa certa, kkkk.

B-jusssss! ♥

Daniela disse...

Eu tenho paixão por livros com fundos históricos e Tristão e Isolda está na minha lista de livros que preciso ler. Falta encontrar uma edição que me agrade e que seja baseada em pesquisas sobre o assunto.

Beijos

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea