terça-feira, 19 de abril de 2011

#55: Feios (Scott Westerfeld)

Postado por Luciana Mara às 23:51:00
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Comentários: Depois de semanas lendo A Passagem (maravilhoso!), finalmente consegui voltar a ler um livro em uma semana! \o/

Então, aí vai... Feios
---------
Tally, uma garota de quase 16 anos, era feia assim como todos que moravam daquele lado do rio. Em Vila Feia habitavam os jovens que ainda não tinham completado 16 anos e, consequentemente, ainda não haviam sido submetidos às operações que os transformavam em perfeitos. Pele, cabelo, dentes, sobrancelhas, nariz, lábios, silhueta, tudo era cirurgicamente modificado.

Mas agora Tally estava sozinha. Peris, seu amigo de infância, era um perfeito e vivia em Nova Perfeição, cidade habitada exclusivamente por novos perfeitos, onde tudo de bom acontecia: muitas festas de arromba, fogos de artifício, aventuras. E foi numa invasão à cidade, na tentativa de encontrar e conversar com seu amigo mais uma vez, que após a fuga desesperada Tally conheceu Shay, também uma feia.

As duas se tornaram amigas e passaram a aproveitar/aprontar em seus últimos meses de feias. As noites nas Ruínas de Ferrugem (onde há muitos anos, antes das catástrofes que arrasaram o mundo, as pessoas como nós, normais – e para sempre feios - viviam) andando de montanha-russa em pranchas (bastava haver metal que elas voavam) e explorando a cidade eram constantes.

Durante todo este período, Tally aguardava ansiosamente o dia da operação e do seu reencontro com Peris, já Shay... Ela não queria tanto que isso acontecesse, não queria ser perfeita. Shay queria ir à lendária Fumaça, se juntar as pessoas que não se submeteram a cirurgia (e consequentemente eram únicas, mantendo suas características de nascença). Ela esperava que Tally a acompanhasse, o que não aconteceu. 

Mas a fuga de Shay trouxe complicações à Tally. Os Especiais, autoridade máxima do lugar, vigiavam as duas, pois sabiam que Shay era a rebelde cujos amigos haviam fugido para Fumaça, lugar que os Especiais sempre quiseram descobrir a localização. Agora, Tally estava entre a cruz e a espada: ou ajudava os Especiais a encontrarem Shay e a Fumaça ou permanecia em silêncio, mas ficava feia para o resto da vida. Porque será que os Especiais tanto temiam os habitantes da Fumaça? O que eles sabiam sobre os perfeitos?

Para saber o que acontece, só lendo Feios.
--------- 
Ao final da leitura, conclui que o meu grau de aceitação da história, assim como a Tally e a Shay, andou de montanha-russa. Subiu devagar, andou um pouco em linha reta, deu uma subida eletrizante, uma nova descida e em seguida uma subida rumo ao infinito. Vou esperar os próximos volumes para saber para onde vai o meu vagão (montanha-russa que mais parece um gráfico, mas tudo bem).

A história é muito bacana, bem diferente do que ando lendo por aí. A única coisa igual é que é série ¬¬ Feios, Perfeitos, Especiais  e Extras (único ainda não publicado no Brasil) 

Minha montanha-russa, dá licença?!
Outra coisa bacana foi que este YA fez críticas à sociedade. É clara a crítica em relação ao culto à beleza, que, por vias cirúrgicas, leva as pessoas a tentarem se transformar no padrão de beleza vigente, perdendo as características individuais e especiais de cada pessoa. Há uma crítica também ao comportamento das pessoas em relação aos recursos naturais: desmatamento, matanças de bichos. Mas tudo isto é tratado de forma bem legal, sem querer dar lição de moral.

Fernandona
E pergunta para o autor: Scott querido, a Tally tinha que ser uma feia, feia mesmo? Ela precisava ser vesga (nada contra os vesgos)? Mas eu a imaginei como a Fernandona (Tatá Werneck do Comédia MTV), assim ficou difícil demais para minha imaginação.

E por falar nisso, também devo confessar que tenho a leve impressão que sofro de IFD: Imaginação Futurística Defasada. Eu tenho que ler, reler, (re)reler algumas passagens para tentar imaginar as invenções e apetrechos do futuro. Ou é IFD ou é a idade que não está me deixando raciocinar direito. Ou os dois.

Ahhh... E faltou escrever sobre alguma coisa? Claroooo... O pico da montanha-russa/gráfico só podia ser o que? Óbvio que romance! Então, em Feios tem de tudo um pouco: apetrechos estranhos, comidas mais esquisitas ainda, muitas aventuras, adrenalina a mil, suspense e ai (suspira)... romance.

Então, terminei Feios e comecei a devorar Perfeitos. E já estou pressentindo: vou ficar desesperada para ler Especiais. Mas este mês já fiz comprinhas(onas) demais, então quem quiser me dar de presente, aceito, ok?!. 
A história é bacana, inovadora, recomendo!


Este livro faz parte da lista do desafio literário (Clique AQUI para conhecer a lista completa).

Ps.: Beijo na bunda e até segunda! Uhuuu feriadão! Viajo para o interior, então vou dar aquela sumida básica. 
Então, desde já, desejo que o coelhinho da páscoa deixe muitos ovos de chocolate para todos =)

26 comentários:

Li Um Livro disse...

Ri demais do gráfico da montanha-russa e da foto da Tally! haha
Adorei a resenha, Lu! ^^
Gostei bastante de Feios, é um tema que eu não lia há um bom tempo, apesar de ser um dos meus preferidos. =X
Ainda não comecei Perfeitos, mas a expectativa tá bem alta. =P
Beijos!

c8ris disse...

bizzaro ne mas faz meio sentido muita gente acha que fazendo 18 tudo muda pra melhor ^^

@whosthanny disse...

HUAHAUHAUHUAHAUHA morri com a foto da Fernanda, não sabia que a Tally era realmente feia, pensava que era só uma denominação pra quem não tinha feito a cirurgia. Gostei bastante da montanha russa, acho que ficarei no mesmo carrinho quando for ler Feios.
Adorei a resenha, flor. Boa viagem e muito chocolates pra você também *-*

xx thanny in wonderland

Hérida Ruyz disse...

Oi!
Eu gostei muito de Feios, mas me irritei um pouco com o segundo livro. Qdo vc ler vai me entender. rsrsrs.
BJs

Felipe Fagundes disse...

Feios foi uma decepção pra mim. Acho que o meu carrinho de montanha-russa começou nas alturas e se espatifou no chão. Quase abandonei o livro naquela parte que a Tally fica vagando à toa na floresta. Tenho pavor dessas cenas de Menina-sozinha-vagando-pelo-nada.
Achei os personagens totalmente sem personalidade, não gostei nadinha. Só me deu vontade de continuar por causa do final mas não vou sair por aí correndo atrás de Perfeitos, de preferência quero emprestado, comprar JAMAIS.

PS: Você gosta de gráficos, né? :P

Lu disse...

hahahahahahahha.
Mil vezes risadas.

Só você mesmo Lu para me fazer rir numa plena quarta-feira.
adorei a resenha, cheia de humor como sempre.
O gráfico ficou bem legal.
Ainda não li esse livro e confesso que nem sinto vontade. não curto muito histórias futurísticas.
Elas não me conquistam. =/

beijos.

Nanda disse...

Ei Lu,

Eu adorei Feios, não teve altos e baixos para mim não. Perfeitos eu achei o começo meio chatinho, os diálogos em irritaram, mas no balanço final eu adorei. Estou doida para ler Especiais ^^

Cara só vc mesmo para fazer gráfico, achar uma mulher feia deste jeito e falar que tem IFD ??!! hauhauahuahua amiga abestada xD

bjoo

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Legal a ideia do gráfico, esse mês quase comprei esse livro, mas no último minuto preferi comprar outro. Ainda não tinha lindo nenhuma resenha sobre ele, a história é bem diferente. Ele vai entrar no meu carrinho de compras do próximo mês.
ótima resenha!
Beijos.

Rafa{Fascinada por histórias}

Nataly Gonçalves disse...

Já li e fiz minha resenha de feios mais ainda não publiquei. Eu adorei o livro tb e estou louca para ler Perfeitos. Nossa, vc imaginou a Tally muito feia hahaha...eu sou boazinha, imaginei que todos eram normais como nós, rs. Morri de rir com seu gráfico :)

Gisele disse...

Eita.... acho que vai ser mais um livro pra minha lista de desejados....

A capa já me "comprou" e fiquei curiosa para ler sobre o "pico" e descobrir o que os "Especiais" querem com os "Feios" e "Fumaça"... droga.. fiquei mto curiosa!!!!

Ahhh boa páscoa pra vc tb e mtooooossss chocolates!

Miriam. disse...

Aêee! Tava esperando uma resenha booa do Feios, pra decidir se lia ou não. Você me convenceu!
Mas vou esperar lançar o box com os 4 livros, em edição de bolso, beem baratinho! :D~ Tô meio que falida, sabe como é... :)

Aline M. Gomes disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como já comentei em outras resenhas desse livro, essa história me lembra o filme "Mulheres Perfeitas", mesmo que não tenha nada a ver.

Sinceramente, amei sua resenha e gráfico-montanha russa MAS nada me impeliu ainda pra ler esse(s) livros(s). Por enquanto vou passando.

Páscoa abençoada pra vc!!!

Luciana Mara disse...

Que bom que gostaram da minha montanha-russa.
Algumas vezes eu surto e sai cada coisa estranha que até eu fico em choque o.O

Thanny, no livro não fala que ela é feia igual um cão chupando manga. Mas quando fala que ela tem cabelo estranho e é vesga eu não aguentei. Lembrei da Fernandona.

Hérida, vc não está borbulhante hj? huauhaauh

Felipe, sou estatística... os gráficos quase correm na minha veia...huauhauha

Lu e Nanda, até parece que vcs não conhecem minhas loucuras...kkk

Rafa e Miriam! Isto ae! Bora ser Becky Bloom e ler Feios!

Nataly, quero ler sua resenha =)

Eh monstrinha, quer dizer, Gi. Isto aí! E os dois livros da série com aquele descontão vão ficar quase de graça...huahuahu

Aline, não conheço este filme e msm que não tenha nada a ver fiquei curiosa.

Bjins galera! ^^

Cíntia Mara disse...

Hahahaha, adorei seu gráfico, doidinha!
Eu achei a história e as críticas bem legais, mas os personagens são meio apagados. Não consegui sentir nada por eles, o que é muito estranho pra alguém que se apega facilmente aos personagens.

Ainda não tive coragem de gastar com Especiais. Quero uma promoção, rsrs.

Bjs e bom feriado!

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Apesar de nunca ter me interessado a ler, sua resenha me fez reconsiderar, gêmea!
Lerei o livro. E coitada de vc se for ruim... rs

Outro beijo na bunda!

kkkkkkkkkkkkkkk

Loucos Por Livros! disse...

Meu pai vai comprar esse livro para mim! :) Eu spo vejo resenhas em blogs falando super bem da série e tal...
Adorei a sua montanha russsa. Será que também ficarei assim quando eu o ler? Ela é tão feia igual a Fernandona no Comédia MTV? HAUHAUA. Preciso desse livro agora! Vou dizer que no começo não fiquei muito animada para ler o livro, mas de um tempo para cá me animei muito.
Adorei a resneha e está de parabéns!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Feios, Feios, Feios *------*

Aaai Lu, quero tanto ler esse livro \o Acredita que nem por R$9.90 na Saraiva eu comprei? Tudo porque já tinha ouvido que o livro nem é tuuudo isso. Mas vindo de você eu acredito!
Vou lá na Saraiva ver se ainda está por R$ 9.90 HEHE
Adorei a resenha (como sempre, perfeita!) :)

Bjoos'
Lets

Isa Pina disse...

Ai, Lu, adoro suas resenhas, são um "arraso"! :D
Confesso que tenho esse livro na estante desde Janeiro, mas até hoje não o li... Nem sei se é por causa da falta de tempo, ou se eu é que tenho medo de me decepcionar... (mais provável a segunda opção!).
Eu li as primeiras páginas e não achei a Tally tão feinha assim! Eu a imaginei como uma típica adolescente americana, sem nada de mais, mas também que não tinha nada "horrível" na aparência.
P.S.: infelizmente, eu li a última linha do livro, então já sei como vai acabar... Apesar de que, se tem um 2º, é meio óbvio o final, né?
P.S. 2: também estou aceitando de presente "Especiais", já que já tenho os outros dois \o/
Bjs,
Isa ~ Portal dos Livros

Carissinha disse...

Feios está na minha lista do ano. Pretendo ler o livro logo, se não passar muitos livros na frente dele.

Adorei sua resenha. Pelo que você falou, o livro tem de tudo.

Beijos!!

Feliz páscoa! (você só vai ver depois, mas tudo bem).

Carol disse...

Depois de muito ler sobre essa série resolvi comprar o meu exemplar de Feios. Ainda não chegou, mas pelo que já li sobre a história acho que não vou me decepcionar quando ler...^^
Bjocas

Lígia disse...

Adorei a resenha :D
Eu estou lendo Feios, mas ainda estou no começo (imagino que seja o equivalente a primeira subida do seu gráfico montanha-russa) e por enquanto meu gráfico seria mais como uma linha reta... Mas agora me animei um pouco a continuar a leitura :)

Beijos

Entre Fatos & Livros disse...

Oi Lu, como foi o feriado?

Eu li Feios há algum tempo. Ainda não deu para comprar Perfeitos ($$) mas estou doida para ler. Qdo a gente termina esse livro, há a necessidade de ler a continuação, né!

O livro é totalmente surreal, mas de alguma forma faz sentido para o leitor. Achei q eu não fosse gostar e acabei quebrando a cara. Eu gostei!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Kellen Baesso de Sousa disse...

Lu!
Estou com o livro em casa há uns seis meses já, estava louca para ler e comprar e ele ainda está no plástico. Isso tem que mudar logo! Fiquei curiosíssima mais uma vez e quero ler. hehe
Beijocas

Amanda disse...

OI Lu, sabe que esse livro nunca me chamou a atenção. Não sei, acho que não iria gostar muito dele não, mas quem sabe um dia não dou uma chance para ele.

Bjs
Amanda
Vício em livros

Vivi disse...

Resenha divertida e cativante! Ainda não me sinto atraída pela história do livro. Quem sabe daqui algum tempo? Ou não. Parabéns!!!!

Cíntia Mara disse...

Ontem tive a brilhante ideia de colocar um gráfico quando for postar resenha do Sisterhood. Aí hoje eu lembrei que a ideia não nada original porque alguém já pensou nisso antes =P

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea