terça-feira, 5 de julho de 2011

#66: A mediadora (Meg Cabot)

Postado por Luciana Mara às 10:56:00

Tive overdose de Meg Cabot. Foram 8 livros dela em um mês (esta série, Quando cai o raio e Sendo Nikki). Rehab urgente!!!

Eu não avisei que este post seria enorme? Se preparem!
Mas como eu sou legal, fiz um resumo sobre o que se trata a história e depois falei especificamente de cada livro. Se quiser manter o enredo de cada volume em segredo, ou ficar com preguiça, vá direto para os comentários. Eu facilito demais a vida das pessoas tsc, tsc, tsc... Mereço um prêmio! (Olhe nos meus desejados do Skoob =P)
---------

Suzannah Simon acabou de mudar para Carmel, Califórnia, um lugar de céu azul e limpo, completamente diferente do Brooklyn, Nova York, onde morava com sua mãe.

E foi por sua mãe que Suze mudou para longe, deixando para trás tudo que conhecia, e principalmente Gina, sua melhor amiga. E o motivo da mudança? Casamento (vira e mexe este assunto vem à tona agora tsc, tsc, tsc...)! Sua mãe, agora repórter do jornal local, se casou com Andy, um cara super simpático, que cozinhava (ensina para o Léo), tinha seu próprio programa de TV e três surpresinhas bagunceiras: Dunga, Soneca e Mestre, seus filhos. Estes foram os apelidos dados por Suze aos seus meio-irmãos Brad, Jake e David, respectivamente.

Mas pior que aprender a conviver com a nova família era ter que dividir seu quarto não com um dos seus meio-irmãos, mas sim com Jesse, um fantasma gato/latino que morreu lá há 150 anos. Pelo menos era isto que Suze achava, até começar a se apaixonar por ele.

E Suze via fantasmas porque era uma Mediadora. Quando criança ela descobriu seu ‘dom’, mas só o entendeu quando seu pai, que morreu de ataque cardíaco quando ela tinha 6 anos, apareceu para ela. Suzannah tinha função de ajudar os fantasmas a resolverem suas pendências neste mundo, mas esta não era uma tarefa nada fácil, e frequentemente ela resolvia tudo do seu jeito preferido: na base da porrada (ela é prima da Jessica, só pode). Mas este método não era aprovado por Padre Dominic, diretor da Escola Junípero Serra onde Suze estudava, que também era um mediador e que passou a ajudar a garota em suas missões.

Além de se adaptar à nova família, nova cidade e novos amigos, Suze tinha uma nova missão: enfrentar e expulsar de sua escola o fantasma de Heather, uma garota que se matou por causa do namorado e que estava doida para fazê-lo juntar-se a ela na outra vida. O fato de Suze ter sido convidada para um encontro com o garoto não ajudava em nada. Enquanto isto ela descobre que estava se apaixonando pelo fantasma que assombrava seu quarto, Jesse. É importante ressaltar que os mediadores podem tocar os fantasmas e vice-e-versa. Hummm...

Suze acabou de fazer amizade com um garoto rico da cidade, Tad Beautmont, filho de um importante investidor. O fato de ela estudar, han... digamos, línguas com ele estava deixando Jesse enciumado. Enquanto isto, Suze tinha que descobrir quem era a fantasma que a acordava a noite pedindo para ela dar um recado para um tal de Red. Com ajuda de Cece e Adam, seus amigos da Califórnia, Suze descobre que por trás desta história podem existir diversos assassinatos, e que estes crimes podem estar ligados à família de Tad, seu paquera.

Gina, amiga de Suze, foi passar uns dias com ela em Carmel. Descoladíssima, ela atraia a inveja das garotas e o coração dos meio-irmãos de Suze, fato totalmente sem explicação para a garota. E foi voltando da praia com a amiga, que Suze viu um grupo de 4 adolescentes roubando cervejas no mercado. E se só ela os enxergava, o que significava? Que eles eram fantasmas, claro! Portanto, ela não via outra saída a não ser ajudá-los, tendo total cobertura da amiga. E, para proteger Michael Meducci, um nerd colega de sala que se envolveu no acidente que matou os jovens, Suze finge estar apaixonada pelo rapaz, causando muita confusão, sendo ajudada sempre pelo Padre e por (aiii....) Jesse.

Estudar ou trabalhar nas férias? Suze fica com a segunda opção e por isto começa a trabalhar de babá num hotel. E foi assim que conheceu Jack, um garotinho com problemas de relacionamento, e Paul, seu irmão mais velho gato que logo desenvolveu uma paixão totalmente platônica por Suzannah. Enquanto isto, a ex-noiva de Jesse, Maria da Silva, aparece para Suze, ordenando que ela pare as escavações que Andy vinha fazendo para a construção de uma piscina no quintal da casa. Suze fica com medo que eles encontrem o corpo de Jesse,  que esta seja a sua última pendência e que ele vá embora. Mas Jack faz uma burrada e adianta o processo. E Suze só pensa em uma coisa: como resgatar Jesse? Cena hiper-mega-ultra-fofa no final.

Nada de vida mole para Suze, porque Paul, aquele que ela conheceu no hotel, está de volta, ainda mais obcecado por ela e agora também estudando no Junípero Serra. Como se não bastasse ele estar constantemente em seus pesadelos... Mas nem tudo são flores, porque ele quer ficar com ela, entretanto quase a matou. Paul também é um mediador, mas um mediador sombrio e com pensamentos ruins. Como se não bastasse, Suze tem que resolver os problemas de Neil, amigo de seu meio-irmão Jake, que estava sendo assombrado por seu irmão. Enquanto enfrenta Paul, Suze tenta entender o que aconteceu com Jesse, e porque depois do que aconteceu entre eles, ele está tão distante.

E o último livro! #chora. Com as orientações tortas de Paul, Suze descobre que seus poderes vão além de ajudar os fantasmas. E logo ela começa a maquinar uma forma de resolver seus problemas com Jesse, que agora resolveu mudar para escola, e não assombrar mais o quarto da ‘namorada’. Mas Paul estava sendo mais esperto. Através dos livros do seu avô, também mediador, ele percebeu que poderia voltar no tempo e alterar os fatos. Assim, ele salvaria Jesse de seu assassinato. Se ele não virasse fantasma, ele não conheceria Suze, que poderia finalmente ser de Paul. Mas a garota não deixaria por menos. Ela viaja para época de Jesse, mas fica dividida: salvar seu amor e deixá-lo viver no seu tempo, ou deixá-lo morrer para que eles se conhecessem? E o que Jesse escolheria?

Descubra lendo!!!
--------
A série é deliciosa! Eu li os seis livros seguidos, porque assim que terminava um ficava desesperada/louca/ maluca para saber o que aconteceria com um dos casais literários mais fofos: Suze e Jesse.

E por um lado a leitura ininterrupta da série foi boa porque eu não me perdia nos detalhes. Mas por outro, pelo menos nos três primeiros livros, haviam repetições de explicações sobre a nova cidade, a nova família, o ‘dom’ tudo de novo, como que para refrescar a cabeça do leitor, o que era um pouco incômodo. Mas de forma alguma isto chega a matar a gente de raiva como em The House of Night. Por isto, a partir de agora, para não morrer de ansiedade, resolvi só começar uma nova série da Meg se ela já tiver saído toda no Brasil (me lembrem disso!).

E eu comparo a série A mediadora com Smallville ou Supernatural nas primeiras temporadas. Nestes seriados, cada um dos capítulos das primeiras temporadas dão enfoque a uma história que será resolvida pelos protagonistas até o final dos 40 minutos. A estes elementos são inseridas pedacinhos de histórias dos personagens principais que vão se somando, somando até dominar as temporadas finais. Assim aconteceu nesta série. A partir do volume 4 os problemas giravam mais em torno de Jesse/Suze do que dos fantasmas que pediam ajuda.

A Suze tem seus momentos piriguetes. Por mais que ela gostasse do Jesse, ela sempre ficava encantada com um ou outro garoto. E isto ia me deixando agoniada porque eu queria que ela ficasse com meu fantasma favorito logo. Outra coisa bacana é que ela é uma personagem forte, decidida, destemida e engraçada. Em várias passagens eu dava gargalhada da sua inexperiência e safadeza (contraditório, não?).

O Jesse é um fofo! Quando ele chamava a Suze de Hermosa eu me derretia. Adorava as cenas que ele ficava com ciúme da Suze.

E o final? Acho que a Meg não poderia ter escrito um final melhor. Teve ação, drama, romance... Havia um boato de que sairia um sétimo livro, mas nada se confirmou. Eu até prefiro que não haja. Acho que não se deve mexer em time que está ganhando e o final foi fofo e perfeito.

E eu comprei a série na edição vira-vira da Saraiva. A qualidade é inferior, mas compensa (e muito) no preço. Super recomendo o investimento!

22 comentários:

Kellen Baesso disse...

Ai, mal sabia sobre o que era a série, a mais por fora de todas, até estou em um book tour dos dois primeiros livros (imagina, book tour?), mas nem estava ansiosa para ler, agora quero logo!!
Adorei os comentários e quero conhecer Jesse!! (pirigueteando)

Beijos, gêmea.

c8ris disse...

amei
essa super resenha ta com tudo ^^ ta certo que eu amo esse livro ( so li o primeiro ok )porque foi a primeira que eu li da meg
claro que estou em busca dos outros
tbm adoro o estilo de suze quando ela pega a Heather pelos colarinho (figurativa-mente )
eu acho muito dez

Camila Araújo disse...

Bom, eu lembro que meio que influenciei você a ler essa série pelo twitter... Ótimo que você aprovou a dica. ^^
Essa série é realmente maravilhosa. É a minha preferida da Meg - e olha que eu tenho todos os livros dela (menos os 2 da Allie Frankie).
Todos adoram o Diário da Princesa, mas pra mim é A mediadora em primeiríssimo lugar, depois os 2 livros da Garota Americana e só depois O Diário da Princesa.
Quando li essa série, piriguetei mesmo! Queria muito um Jesse pra me chamar de Hermosa tb! ^^
E o fim da série é realmente perfeito!
Bj.

Bruna M. Silva disse...

Ahh eu pulei direto para os comentários, mas eu sou doida para ler essa série, quer dizer eu queria ler todos da Meg Cabot... tirando a série do Diário que ja esta quase finalizada.

Mas você teve o chazão de MEg hein!

hahaha

beijoss

Nanda disse...

Ei Lu,

Parabéns por consegui resenhar todos de uma só vez rsrs,eu não conseuiria.

Eu amei esta série, Jesse é tão perfeito e a Suze muito divertida.

bjos
Nanda

ʆɛtíciɑ iɑucɦ รwiԲt disse...

Ei Lu!

AH, eu pulei os comentários sobre cada livro porque fiquei com medo de spoilers o_o rs
Sou louca para ler essa série!
Tenho receio do vira-vira porque tenho medo de estragar muito rápido =/ Mas como a série é meio grande e cara - MUIT$ -, acho que vou comprar tudo em vira-vira mesmo \o/

Bjoos'
Lets

Cíntia Mara disse...

Nossa, overdose MESMO! Antes de Cabeça de Vento, eu só tinha lido a série Diário da Princesa. Depois que fui conhecer os outros dela e, adivinha? Além da obsessão pelos "garotos", já comprei Insaciável e vou trocar Tamanho 42 no Skoob. Sendo Nikki tá aqui, esperando também.

Essa série nunca me interessou, assim como 90% dos livros sobrenaturais. Viajar no tempo pra salvar um fantasma da morte? Muita viagem pro meu gosto, haha.

Já tive uma fase de ler as séries em seguida. Minhas séries favoritas foram lidas assim. Hoje já não consigo, sempre dou pelo menos um mês. Espero dar uma saudadezinha dos personagens, hehe. E é bom que eu normalmente não me desespero quando demora pra sair a continuação. Só nas minhas séries favoritas, aí fico doidinha.

Bjos

Nataly Gonçalves disse...

Eu comprei todos os vira-vira e comecei a ler o primeiro, mais só leio qd saio de casa pq é mais fácil de carregar na bolsa, rs. Eu estou adorando a primeira história e o fantasma latino/bonitão, rs

Julia G disse...

Bom Lu, eu fui direto para os comentários! uHAuha
Primeiro, porque não li nenhum livro ainda, e prefiro que fique no mistério até ler... Depois, porque eu tenho preguiça mesmo ;)

Comprei a série no vira-vira Saraiva também! Está na minha pilha super-hiper-mega para ler agora.

Beijos
Conjunto da Obra

melanie disse...

Não sei porque, eu nunca tive uma vontade MUITO grande de ler essa série, tá certo que já ouvi várias pessoas falando que a Meg escreve melhor sobrenatural, mas sei lá... ainda não tinha dado "aquela necessidade". Mas a sua resenha... agora fiquei curiosa com o Jesse e como a Meg sempre cria carinhas fofos e perfeitos, duvido que esse fiquei atrás! A promoção vira-vira ainda tá valendo? AHSUAHSUHA
Beijos,
Isa Pina ~ portal dos livros

Felipe Fagundes disse...

Leu tudo em UM MÊS! Cuidado! Tudo em excesso faz mal, até Meg Cabot :P
Eu não consigo ler séries em sequência, assim como a Cíntia, dou no mínimo um mês antes de começar o próximo livro, ainda mais pra evitar essas repetições que são para lembrar o leitor. Fica parecendo um livro só qd se lê um atrás do outro e não consigo separar minha opinião.

Eu queria ler essa série mas desanimei (não foi por causa da sua resenha, já tinha desistido antes)...

... Agora eu fui lá e li os resumos... ai, tô dividido. A série parece ser legal mesmo e eu nunca li um sobrenatural da Meg. Ai, vou pensar! rs

Caline disse...

Oi Lu se eu precisava de algum empurrãozinho pra ler essa serie você praticamente me empurrou do precipício. Essa coisa de hermosa despertou meu lado piriguete e eu quero saber o que o Jesse tem de bom.

Não ligo se a qualidade dos livros for menor no vira-vira pelo menos é uma garantia de que eu vou ler todos os livros da série. Eu quero ler e quero agora.

Xero.

Salomé Fernandes disse...

A não Lu que intimidade é essa com MEU Jesse?! haushauhas E tbm não gostei.. acho que vc bateu meu recorde de livros lidos da Meg por mês ;( kkk
Bom como já percebeu (ounão) eu amo essa série, Suze é muito massa, acredita que eu gostei mais dela depois que ela teve aquelas quedas por outro cara? pq assim mostrou que mesmo caindo de amores por Jesse ela tinha a vida dela. ahsuahs
Bom... ainda bem que a série já foi lançada toda né? já pensou a ansiedade para saber o que iria acontecer no outro livro?!

Ahh, eu tbm gostei do final, muita gente não gosta.. mas bem que eu qria que a Meg lançasse outro livro, só para saber um pouco da vida de Jesse depois do final (não vou contar, para não estragar p qm não leu).

Acho que é só, virou um textão O.o mas.. rsrs

beijos querida!
Delírios de Salomé

Hérida Ruyz disse...

ai-meu-deus! como vc aguentou os 8 livros? rsrs

Confesso que li os 2 primeiros livros da serie A Mediadora e peguei antipatia por Suze. Não tem jeito, achei a garota insuportavel e desisti da série.
Bjs

Vanessa disse...

Vira-vira compensa muito pelo preço mesmo UAHSAUHSU Eu comprei o primeiro e o segundo, ainda não li, mas já vi várias resenhas falando que a série é ótima, to ansiosa pra ler <3 Poxa, ta precisando de uma rehab mesmo, hein? UAHSUAHU adorei o post, super grande mesmo (:

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Carissinha disse...

O primeiro livro da Meg que vou ler será o primeiro dessa série. Estou com ele aqui, só preciso terminar alguns outros primeiro.

Adorei o super post.

Beijos!!

Amanda disse...

Nossa, eu amo essa série...ainda não consegui acabar todos os livros por falta de verba, mas pretendo fazer logo. E o Jesse é maravilhoso né?!! Nunca pensei que gostaria tanto de um fantasminha kkk

Beijos

Amanda
Vício em livros

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Gêmea, eu vou ter q ler essa série logo, estou super curiosa. Mas nem rola comprar, acho que vai no e-book mesmo... rsrs.
Estou super curiosa e sua resenha me deixou pior. =S

Beijinhos e ótimo fim de semana pra vc!

Cacá SS disse...

Sou louca pra ler essa série, mas ainda não consegui. Boa ideia a dessa edição vira-vira, dá até para comprar a série toda de uma vez, né? rs

Beijos

@whosthanny disse...

Quem não se derrete com o Mi Hermosa do Jesse? aaawn *-* Chega deu saudades do meu (também) fantasma preferido! Eu sou louca pra comprar essa série, mas o preço não ajuda... e essa edição vira-vira tem uma capa muito feia, ai senhor, o que faço? HAHAHAHA

xx thanny in wonderland

Lu disse...

ei Lu.

amei a resenha.
Fiquei com super vontade de pular todos os livros que tem aqui e ler o resto da série.
Li só o primeiro e amei.

Odeio você, odeio, odeio, odeio por ter me deixado louca para ler a série, rsrsrs.
Aff, lá vai eu pular uns livros e passar os 5 na fila, kkkk.

beijos querida. ^^

Carol disse...

Essa série é super famosa, mas por algum motivo nunca cruzou meu caminho. Adorei a resenha (apesar de pular algumas coisas pq prefiro saber o mínimo possível da história)e fiquei empolgada para ler. Como são muitos livros, só tendo terminado a série no Brasil mesmo.
Odeio ficar na espera! kkk

Bjocas

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea