segunda-feira, 7 de novembro de 2011

#84: Cotoco (John van de Ruit)

Postado por Luciana Mara às 20:05:00

Informações:
Título: Cotoco
Autor: John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 392

Comentários: AVISO: Se você tem vergonha de gargalhar em público, leia este livro em um cômodo isolado.
---------
África do Sul, 1990.
Tendo como pano de fundo a libertação de Nelson Mandela, fui apresentada a John Milton, um garoto de 13 anos que estava prestes a iniciar seu primeiro ano letivo no internato em que havia ganhado uma bolsa de estudos.

E que ano letivo! John era um calouro, o que significava sofrimento nas mãos dos veteranos (sei como é isso... tempos de CEFET). Já de início, recebeu o apelido Cotoco, devido as suas partes íntimas pouco desenvolvidas, o que por si só já seria motivo de gozação para a vida inteira. 

Não bastasse isso, ele dividia seu cubículo, com Vern, um garoto estranho que ficava arrancando tufos de seu próprio cabelo. Cotoco ainda morava na mesma ala que mais seis garotos: Cachorro Doido, Lagartixa, Rambo, Simon, Esponja e Barril. Juntos eles formavam o grupo dos Oito Loucos. As características dos garotos variavam de caçador e comedor de pombos a pegador de professoras. 

O grupo fugia para nadar na represa à noite (com desfechos engraçadíssimos), devolviam as peças pregadas pelos veteranos e investigavam o suicídio possível assassinato de um ex-professor da escola, ocorrido há vários anos. 

E se já não fosse loucura suficiente, Cotoco tinha uns dos pais mais loucos da literatura infanto-juvenil (que eu conheço). Graças a eles, e a Wombat a avó mais gagá e louca do mundo, os recessos e feriados que Cotoco ia para casa também eram hilários. E numa destas idas que Cotoco conheceu Sereia e se apaixonou (mas ela seria sua única paixão?).

O corpo docente também era ótimo e destaco o Guv, professor de literatura. Doidinho de pedra, Guv incentivava Cotoco a ler, marcando sempre encontros para discutir as histórias. Ele apresentou ao garoto o que seria o melhor livro do mundo: O Senhor dos Anéis. Quando Guv juntava com os pais de Cotoco uma coisa era certa: bebedeira!

Assim, me diverti com o garoto que sonhava em conhecer Mandela (mesmo ainda não sabendo muito bem o que a libertação dele implicava) e ser ator (queria participar da peça Oliver que a escola apresentaria). 

Descubra as loucuras relatadas no diário deste menino de 13 anos lendo Cotoco.
---------
Depois de leituras mais pesadas (resenhas mega atrasadas preguiça dominando), precisava de uma coisa leve e divertida. Após uns 40 minutos em frente à estante (sério! isto aconteceu), Cotoco brilhou para mim. E foi a escolha certa! 

Não sei se consegui expressar o quanto o livro é viajado e divertido ao descrevê-lo. Sei que me vi querendo adiar o final da leitura, porque já conhecia tão bem aquela turma, que me sentia a Nona Louca (não é novidade nenhuma) e não queria abandoná-la.

O livro é de leitura rápida e insere aos poucos, sob a perspectiva do garoto que entedia pouco sobre política, as discussões e dúvidas da população sobre o futuro após a libertação de Mandela. E achei diferente (e legal) a história se passar na África. Li sobre cidades e costumes que não conhecia. 

Durante a leitura, eu tive que fechar o livro diversas vezes para não chorar de rir. Peguei altas olhadas estranhas dos passageiros que sentavam ao meu lado no ônibus, mas era inevitável gargalhar. 

Mas nem só de alegrias vive Cotoco (e vou parar por aqui, campanha ‘ABAIXO OS SPOILERS’).

A única coisa difícil foi imaginar um jogo de críquete, esporte praticado pelo Cotoco. Como eu não fazia a mínima ideia do que era este esporte, lia, mas viajava nestas partes.

Assim que terminei o livro, lembrei que li no Tudo O Que Me Interessa que teria um filme baseado na história. Procurei para baixar e nada. Se alguém souber de alguma coisa, me manda uma @, DM, SMS, e-mail ou sinal de fumaça, quero muito, muito, muito assistir.

E nestas buscas descobri que Cotoco é uma trilogia. Tem mais dois livros já lançados (Vol. 2: Spud – The madness continues... Vol 3: Spud – Lerning to fly), mas até agora não tem nada sobre o lançamento dos demais volumes no Brasil. É só torcer para isto acontecer logo.

Aí vai uns quotes. Eu queria muito, mas muito mesmo ter separado mais, mas...
"Assisti a Uma linda mulher, com a Julia Roberts, na sala comunitária. Ela é realmente perfeita. Fiquei com uma inveja danada do Richard Gere. Depois de me formar, vou sair pelas ruas procurando prostitutas feito a Julia" Pág 35
"Ainda acordado, vendo o  Vern conversar com a toalha de banho. A certa altura a toalha deve ter dito algo engraçado, porque ele desandou a rir" Pág 218
"6h14 Papai e mamãe têm uma terrível discussão porque papai já está com bafo de cerveja a essa hora da manhã (na nossa família, ninguém bebe antes de o Sol nascer)" Pág 267
"O Minhoca pirou de vez... Meteu na cabeça que quer ser estatístico (Não sei o que isso quer dizer, mas ele garantiu que não tem nada a ver com cadáveres)" Pág 350 Senti orgulho nessa parte
Este é um dos livros mais engraçados que já li.
Super recomendo!!!




26 comentários:

NinaTavares disse...

Oi Lu!

Eu morro de vontade de ler Cotoco, já li resenhas incríveis sobre ele, mas a sua está impagável, como sempre!

Quer um livro que te faça passar vergonha em ônibus? "Qual o seu número?" é perfeito para isso, rsrs.

B-jussssss! ♥

Daniele Tem Pass disse...

Todo mundo acaba adorando Cotoco! Não consigo entender como foi que só eu achei o livro meio mais ou menos. Pra mim ele foi bem-humorado, mas só arrancou uma risadinha de mim.
É raro eu rir com livros, por mais que goste deles. :(

Beijos.

Yago Dalben disse...

Hey,

Amei a resenha :D 

Nem fala em ser calouro, que eu me lembro do trote dos calouros que teve quando entrei no IFES, haha. Na verdade foi até legal, mas eu paguei mico! Caí de bunda no chão na hora da gincana de estourar umas bolas cheias de água e tinta para encher o litro KKKK Como se não bastasse todo mundo olhando, ainda tiraram foto, rs. Mas passou =] 
 
Também estou precisando de um livro mais leve e divertido, e agora fiquei com vontade de ler Cotoco :) Ih, eu também não gosto quando não consigo imaginar as coisas, haha. Mas enfim, já coloquei o livro na minha lista.

Abraços,
Yago.  

Camila Araújo disse...

Lu,
só pra fazer eu aumentar minha lista de desejados... Hum!
Adoro livros engraçados e os quotes já me fizeram rir.
Eu não sei bem como é o críquete, mas acho que é um jogo que tem tipo umas travinhas que ficam no campo e a pessoa usa um taco e tem que bater na bola pra ela passar pelas tais travinhas.
Não perguntou pro querido Google como é o jogo?
Eu consegui escapar do meu trote. kkkk Power Girl!
Bjs.

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Tá aí um livro que, mesmo com todas as recomendações e resenhas positivas, não tenho a menor vontade de ler. A única coisa que me chama um pouquinho de atenção é o contexto histórico, então talvez algum dia eu leia.

Apoio totalmente a campanha Abaixo os Spoilers. Hoje mesmo eu (e minha mania de procurar resenhas dos livros que estou lendo) li sua resenha de Questões do Coração e quase tive um treco quando vi que tinha spoiler, hauhauh. Mas ruim MESMO é quando a pessoa não avisa.

Posso chutar que esse Minhoca-futuro-estatístico é seu personagem favorito?

Bjos

kellenbaesso disse...

Êêê, que bom que gostou!!!
Ele não é mesmo fofo? Eu também adiei o término, queria mais e mais do Cotoquinho, não vejo a hora de ler os outros livros e ver o filme, até hoje também não consegui assistir. ¬¬

Adorei a resenha.
Beijos

Cacá SS disse...

Oi Lu,
Todo mundo que lê esse livro diz que é mesmo super engraçado. De fazer passar vergonha. 
Morro de vontade de ler!! rs
Beijos

Luciana Mara disse...

Fofo d+!
Pois é... revirei o tio google e nada de achar para baixar (não com legenda em português).
Queria tanto assistir!

Luciana Mara disse...

Nina, estou precisando de Qual é seu número? para ontem!
Vejo todo mundo falando que ele é mtoooo engraçado.

Bjins

Luciana Mara disse...

kkkk...
Agora fiquei curiosa para ver a foto XD

O livro é bem bacana, vc vai se divertir ;)

Luciana Mara disse...

Eu perguntei por tio depois que li o livro.
Eu nunca lembrava de pesquisar enquanto lia... É isso mesmo.  Coloquei até link do wikipédia no nome do esporte.

Luciana Mara disse...

Mas a parte da história é bem, bem, bem pequena.

Mas vc selecionou os spoilers??? Deixei em branco para só os muitooo curiosos ou aqueles que tivessem terminado a leitura pudessem ler.

kkkk...
Eu gosto do Minhoca, mas ele é mtooo coadjuvante. Eu gosto é do Cachorro Doido. Ele é mto destrambelhado.

Luciana Mara disse...

Ele tava baratinho estes dias Cacá.
9,90 em algum lugar...kkk

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

É, desconfiei que não tinha tanto assim de história - se tivesse, você teria gostado menos, né? - então nem coloco na minha lista.

Eu copiei tudo pro notepad sem olhar. Normalmente eu olho, porque quase todo mundo coloca em branco. Aí vi "spoiler" no final e excluir sem ler mais nada, haha.

Vanessa disse...

Se você tem medo de gargalhar em público, eu ri UAHSUAHSUAHS Eu tenho vontade de ler esse livro, mas nunca encontrei pra comprar numa livraria aqui na minha cidade e sempre que vou comprar alguma coisa online eu esqueço dele UAHSUAHSUAHSA Adorei sua resenha, muito boa como sempre.

Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

Camila Araújo disse...

kkkk Nem vi que tinha o link. Ai ai...
Eu já tinha visto em algum filme por aí. ^^

Felipe Fagundes disse...

Estou que nem a Cíntia Mara de Castro Ribeiro , todo mundo fala bem desse livro, até sinto uma vontade de ler (se ele caísse do céu na minha mão), mas nunca me chamou tanta atenção. Não sei se é a capa ou os apelidos dos personagens. Talvez seja a idade do menino também, muito novo...

Eu ri quando você falou que se sente a Nona Louca kkkkkkk

PS: Também sou contra spoilers (todo mundo deve ser, né?). Um deles acabou com toda a graça do 3º livro de Va pra mim porque contou o acontecimento mais perturbador de toda a série e nem avisou! ¬¬ 

Luciana Mara disse...

Exatamente!!! Nem leria.

kkk...
Então ainda bem que fiz assim...

Luciana Mara disse...

O livro é divertido!
Acho que você gostaria.
Apesar da idade do garoto, não é infantil nem nada. Eu tb me surpreendi.

kkk

Ahhh... o que acontece com o D. no final??? Eu tb ODEIO!!! Li uma resenha de A Esperança e fiquei sabendo de uma coisa que aconteceria. Fiquei p da vida, pq quando aconteceu não foi surpresa... (quando vc ler te o livro te falo o que fiquei sabendo)

nandaassisbh disse...

Ei Lu,

Eu amo este livro! Esteve no meu top 10 do ano passado e só de ler sua resenha eu quero ler de novo, ri muito com as suas citações.

Ah se vc consegui o filme me empresta, tbm não achei para assistir hehe.

bjooo

Rafaelle Vieira disse...

Olá Lu! Quando olhei esse livro a primeira vez decidi que era um dos livros que não leria, ele é diferente dos que estou acostumada a ler, mas depois dessa resenha mudei de idéia! Acho que vou gostar,  fiquei com muita vontade de ler.
  Só não posso ler em lugares públicos, pois não consigo me controlar os livros me fazem rir, chorar  aqui em casa todos já acham que sou louca imagine eu dando gargalhadas no ônibus!  :)

Beijos.
Rafa{ Fascinada por Histórias}

Caline disse...

Sinceramente eu jamais leria esse livro pela capa e pelo título. Imaginei uma coisa completamente diferente. Algo infantil ou uma biografia. mas você não é a primeira a falar bem dele e só me deixou ainda mais curiosa e anciosa para poder lê-lo.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Nataly Gonçalves disse...

Esse livro deve ser muito engraçado mesmo. Me diverti muito lendo os quotes que vc escolheu. Comprei o meu na fnac do rio por 9,90...é até em livrarias do Rio eu gastei hahaha.

Que pena que agora estou sem tempo para ler, qd eu começo ler no ônibus passo mal e todo dia fico 4h no mínimo dentro de 1, dava para ler muitooooossss livros.

Beijinhos

carissavieira disse...

Fiquei com muita vontade de ler o livro.  Ri com os quotes.

Beijos!

Julia G disse...

haha, não daria nada por esse livro se não tivesse lido a resenha! Ótima Lu, os quotes já são engraçadíssimos. Eu adoro livros assim, mas acho que o povo que pega ônibus comigo já tá até acostumado! haha.

Beijinhos

Hérida Ruyz disse...

Oi Lu!
Eu tbm ri muito com Cotoco. Aquela cena do banheiro...é hilária! (sabe qual tô falando né?) rsrs Inclusive coloquei aquele quote na minha resenha. rsrs
Muito gostoso de ler.
Bjs

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea