quarta-feira, 23 de novembro de 2011

#85: Cidade de Vidro (Cassandra Clare)

Postado por Luciana Mara às 14:30:00

Informações:
Título: Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 476

Comentários:  E finalmente li o desfecho da primeira fase da série Os Instrumentos Mortais, que começou com Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas.

Minha resenha contém SPOILERS dos livros anteriores. É importante destacar que se você não leu o primeiro e não sabe da grande dúvida que atormenta os leitores, recomendo que leia apenas meus comentários. Sério, faça isso ou estragará a história.

Para significado dos termos, funções e explicações sobre este mundo sobrenatural, recomendo que leia os comentários do primeiro livro da série.
---------
Clary Fray tinha uma missão: viajar até a Cidade de Vidro em busca do feiticeiro Ragnor Fell, o único que tinha a 'receita' da poção que poderia tirar Jocelyn, sua mãe, do coma.

Tudo seria simples e fácil se Jace (uii... respira, Luciana!), seu irmão e por quem tinha uma paixão proibida, a ajudasse. Porém, ele estava decidido a protegê-la dos interesses da Clave deixando-a em Nova York e ir apenas com os Lightwood à Cidade. Jace se dispôs até a barganhar com Simon, melhor amigo/ex-namorado da Clary/agora vampiro, para impedir a viagem de Clary. Eles não esperavam que, assim que o feiticeiro purpurinado Magnus Bane abrisse o Portal, seriam atacados por demônios, fazendo com que Jace levasse Simon para Alicante.  

A Cidade de Vidro - Alicante - era, desde sempre, o lar dos caçadores de sombras. Lá eram realizados os conselhos e reuniões, onde toda e qualquer decisão era tomada pela Clave. A cidade tinha leis rigorossímas, desde ser necessária autorização para os caçadores entrarem nela até proibir a entrada dos membros do submundo (fadas, vampiros, lobisomens e feiticeiros). E naquele momento, a Clave estava reunida para discutir o que fariam a respeito de Valentim, o grande vilão da história.

Valentim, pai de Clary e Jace, possuía dois dos Instrumentos Mortais, o Cálice Mortal (obtido em Cidade dos Ossos) e a Espada da Alma (obtida em Cidade das Cinzas). Para ser dono dos três instrumentos mortais, ele teria que descobrir onde estava o Espelho Mortal o que lhe garantiria um poder bônus, fator que os caçadores de sombra estavam decididos a evitar.

Apesar de abandonada em NY, Clary não desistiu de seu objetivo e, com seu dom de criar símbolos, abriu um Portal que a levou à Alicante. Luke, lobisomem/pai postiço/fofo apaixonado por Jocelyn, não permitiria que ela fosse sozinha e se jogou no Portal também. Até chegar a Alicante foi um parto de trigêmeos sem anestesia. 

Em Alicante, Clary foi obrigada a se esconder, já que não tinha autorização para entrar na cidade. Quando encontra Jace, descobre o quanto ele não a queria lá. Desolada, ela se aproxima de Sebastian, um caçador de sombras misterioso e sexy. Ele estava com Jace, Alec, Isabelle, Max e Aline (filha de amigos do casal Lightwood – com uma pequena enorme queda por Jace) esperando o término da reunião da Clave e se interessou por Clary imediatamente. 

E enquanto descobre histórias sobre sua família e evita o mau humor de Jace, Clary recebe a bomba de que Simon foi preso (lembre-se que membros do submundo não eram bem-vindos em Alicante, ok?!). Como se não bastasse, os demônios de Valentim estavam chegando e a única chance dos caçadores de sombras seria se aliar aos moradores do submundo.

Onde estaria o 3º Instrumento Mortal? O que Valentim desejaria ao reuni-los? Simon sairia da ‘prisão’? Quais eram os segredos de Sebastian? A Clave se uniria ao submundo? Clary conseguiria salvar sua mãe? E Jace e Clary??? O que seria daqueles dois?

Descubra lendo Cidade de Vidro.
---------
Ação, romance, suspense e surpresas (e gostinho de quero mais) foi o que eu encontrei em Cidade de Vidro. Eu li a maior parte do livro em casa, o que por si só já indica o quanto gostei da história.

Ao contrário do que havia dito na resenha de Cidade das Cinzas, eu resisti e não li e-book do Vol.3. Esperei com uma força de vontade sobre-humana ter meu livrinho lindo e (ex-)brilhante* em mãos para descobrir as respostas dos mistérios desta deliciosa série.

Porque sim, há TODAS as respostas neste volume! Originalmente, seriam três livros, mas a pedido dos fãs, a Cassandra resolveu continuar a série (socorro!!!).  Só Deus e a Galera Record sabem quando a continuação será lançada aqui. Por enquanto, prefiro dar a série por encerrada. Só vou ler a nova fase quando todos os livros forem publicados. Esta mulher me mata do coração com os mistérios e as bombas que ela joga nos finais dos livros. Estou muito nova para ser internada numa clínica para cardíacos.

Achei o início do livro muito morno. Até as primeiras 50 páginas a leitura foi empurrada. Nada acontecia, mas depois, depois meus amigos, foi segurar o fôlego e ir até o final. Ora era um mistério sendo resolvido, ora um personagem era atacado.

A Cassandra escreve de um jeito que a história flui bem. Há várias descrições dos cenários, mas ao contrário de alguns livros onde isto ocorre excessivamente (podem jogar pedras, mas eu acho isso de SdA) e cansam, nesta série isto funciona muito bem. Alicante me pareceu ser uma linda e especial cidade e se não fossem pelos detalhes, eu não a imaginaria tão bem.

A autora soube amarrar tão bem a trama, soltando fragmentos importantes para o desfecho ao longo de todo o livro que, infelizmente, com duas frases escritas no meio da história, eu matei a grande charada. GRANDE, ULTRA, MEGA, POWER SPOILER: Quando a Clary disse que o Sebastian a lembrava alguém e quando o Simon bebeu do sangue dele e disse que era ruim, eu descobri tudo. PRONTO.

Jace é fonte de piriguetagem eterna! Ele é tão irônico e sarcástico sendo impossível não se apaixonar. Clary ainda é uma garota com algumas atitudes impensadas, mas com grande responsabilidade no desfecho da trama.

E  todos aqueles personagens queridos (Luke, Alec, Isabelle, Maia, Simon e Magnus) estão de volta,  mostrando mais das suas diferentes personalidades e criando seus próprios espaços na série. Neste livro houve a confirmação de um casal diferente e, para o próximo volume (City of Fallen Angels), há indicação de um possível triângulo (digam o que quiser, mas eu ADORO a tensão dos triângulos amorosos).

Só há um ponto que não gostei, o final do vilão SPOILER: esperava mais ação e não que tudo fosse feito pelo Anjo, com uma ajudinha da ruivinha querida. PRONTO.

Restam dúvidas de que recomendo a série?



*Ex-brilhante porque a medida que manuseei o livro, o efeito foi saindo. Fiquei tão triste :-/

14 comentários:

Vanessa disse...

Não li, pois é, spoilers complicam minha vida UAHSAUHS Eu não li nem o primeiro, olha que vergonha. Preciso ler, sou sempre atrasada para ler esse livros em série. Até que consegui chegar nesse terceiro livro a série já deve ter terminado UASHUAHSUAHS

Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Não tive a sua força de vontade, quando acabei de ler Cidade das Cinzas fiquei louca para descobrir qual seria a história por trás daquele segredo, nem conseguia dormir de tanta curiosidade. Li o livro em e-book!
 Mas ainda vou comprar o meu exemplar de Cidade de Vidro, quero ler o meu livrinho com mais calma. :)
  Beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias} 

Ler é Incrível disse...

Força de vontade sobre-humana eu que tive agora para não ler os grandes, ultras, megas, powers spoilers! Estou com o livro aqui em casa, mas até agora não deu tempo de ler e eu já estou mega ansiosa... Amanhã mesmo vou arrumar um jeito de ler, é.
Somos duas que vai parar em uma clínica por causa da Cassandra Clare e seus finais totalmente destruidores de coração kk E puxa, espero que o triangulo amoroso seja com outros perronagens em vez de Jace e Clary, porque, sei lá, eu ainda tenho uma ponta de esperança com os dois u.u
Beijos, Jéssica - Ler é Incrível

Nataly Gonçalves disse...

Ah Lu como eu ainda sou nova e não quero ir para uma clinica de cardiácos, só vou ler a série qd eu tiver os 3 livros nas mãos. Só li os comentários da sua resenha e essa série parece ser super boa.

Beijinhos

Cacá SS disse...

Oi Lu,
Pulei a resenha porque só li o primeiro e ainda quero ler os outros dois em breve... Não vejo a hora de passar a ressaca literária em que eu estou =/
Beijos

kellenbaesso disse...

Ai minha nossa. Depois dos elogios que tenho lido, quero começar logo a ler esta série. Tenho o primeiro em casa desde o meu aniversário do ano passado e ainda não li, que vergonha. Mas dessas férias ele não passa. 
Beijos

nandaassisbh disse...

Ei Lu,

Este livro é perfeito demais, este eu pago para ver uma resenha negativa rsrs.  Ri demais do "parto de trigêmeos sem anestesia" hauahauahu só você mesmo rsrs.
 
Eu tbm adoro um triângulo e eu tbm desconfiei quando o Simon bebeu o sangue rs.

bjos

Marcia Desiree Gontijo disse...

Oi Luciana,

Também estou na reta final de livro e AMANDO!!!! sofri horrores. IRMÃOs???? Socorro!!! Engatei os três livros. Ufa!!!!!Sãos tantas coisas bacanas: o tapa dos 10% kkkk ri a beça. O triângulo do Simon!!!! Linda, linda série.

carissavieira disse...

Não li oda a resenha porque só li Cidade dos Ossos.  Quero muito continuar a ler a série.

Beijos

Adriana Goettems disse...

Oi Lu! Também amei o livro e bem, o Jace é o JACE né =P Apaixonante!!!
Incrível como sempre concordo com os pontos que você cita, seu spoiler deixou claro tudo que não gostei do livro, fiquei meio passada com aquilo, mas com a Clary e o Jace tão fofos é impossível não relevar ;)

Beijos
Adriana - Mundo da Leitura

Caline disse...

Essas suas resenhas ainda vão acabar com meu boldo. Como você pôde escrever um negócio desse??? Agora eu estou desesperada para ler os outros livros da série e o pior é que eu já tinha desistido dela.

Detestei o primeiro livro, o segundo não teve bons comentários, mas esse terceiro está fazendo os leitores pirar. Agora como faz pra resolver isso. Você tem noção do tamanho da minha lista de compras de natal, por sua culpa ela vai aumentar ainda mais.

Por favor, continue sem criatividade para escrever as resenha porque se você escrever mais algumas como essa, eu decreto falência, rsrsrsrsrs.

beijos, Caline

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Aêeee, uma resenha :) 
Essa série me parece ser uma confusão só! Não tenho nenhuma vontade de ler, então posso ler os spoilers à vontade (e esquecer logo em seguida).

Bjs

Letícia Iauch disse...

Ei Lu!

Eu gosto tanto de CdO! Mas, pode me bater, não li CdC ainda :/ Acho que vou compro Cidade de Vidro e Cidade das Cinzas agora no fim de ano, aí já leio tudo de uma vez \oo
Tentei não ler spoilers, mas li as frases em branco :/ Não resisto HUSHUAHSUA agora é esperar pra ver se vai estragar minha leitura HUSHUAHSUH

Bjoos' 
Lets

Luciara disse...

Lu querida,

esse livro é simplesmente maravilhosa, ainda não me recuperei da leitura. Para mim esse livro fecha a trilogia com chave de ouro, mas adoro saber que tem um quarto. ^^

beijos.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea