sábado, 14 de janeiro de 2012

#89: A Irmandade das Calças Viajantes (Ann Brashares)

Postado por Luciana Mara às 10:44:00

Informações
Série: A Irmandade das Calças Viajantes
Autora: Ann Brashares
Editora: Rocco

Comentários: Eu sofro de muquiranice literária. Compro os livros e, aqueles que quero muito ler, fico economizando, adiando a leitura, guardando aquele prazer para um futuro próximo.

Em novembro, a Cíntia escolheu A Irmandade das Calças Viajantes para eu ler para do Clube das Chocólatras, livro que adquiri em janeiro do ano passado. Como sou desesperada, li os quatro livros da série de uma vez. 
---------
Esta é a história de quatro amigas, também chamadas de ‘Setembros’. As mães destas garotas haviam se conhecido no curso de aeróbica para mulheres grávidas que esperavam as filhas para o mês de setembro, e passaram a sair juntas após as aulas. Mal sabiam a forte amizade que proporcionariam às filhas...

As meninas nasceram e as mães continuaram a se encontrar. Assim, as garotas cresceram juntas, enfrentaram perdas e nascimentos de irmãos pentelhos. Carmen, Lena, Tibby e Bridget nunca tinham se separado.

As férias de verão era sempre uma época para se divertirem e aprontarem juntas. Mas chegou um verão que isso seria diferente. Algumas delas foram viajar.

Porém, com muita criatividade e um par de calças encontradas num brechó por Carmen, elas driblariam a distância. As calças, que milagrosamente serviam e ficavam bem em todas elas (mesmo tendo biótipos tão diferentes: Lena era linda e tinha corpo perfeito, Tibby tinha quadris estreitos e pernas compridas, Bridget era estreita nos quadris e tinha pernas finas e Carmen tinha um traseiro volumoso) serviria para uni-las. Essa uma promessa. Elas estariam sempre juntas em qualquer situação e as calças serviriam para isso, passando de uma para outra durante todo o verão. Assim, surgiram as Calças Viajantes.

Elas criaram um ritual que seria realizado no início de cada verão em que as calças viajaram. Além de bolarem os mandamentos das Calças (nunca lavá-la estava entre as regras, irgh²!). Nelas, também escreveram ou colaram itens que marcaram aquele tempo. Eram Calças que contavam histórias.

A cada ano, vários problemas surgiram, e as garotas tiveram que se virar, resolvê-los e amadurecer. As Calças sempre estavam presentes e foram importantes em vários dos eventos...
_______________________________________
A Irmandade das Calças Viajantes 
O início de tudo...

Lena foi com a irmã passar as férias na Grécia. A garota linda é extremamente tímida. Se refugiava na pintura, e quando resolveu arriscar e tomar banho nua num lago deserto, recebeu uma visita inesperada que gerou muita confusão.

Tibby foi a única que não viajou no verão. Arranjou trabalho numa farmácia e, foi lá que conheceu uma pessoa especial que passou a ajudá-la no documentário que estava preparando.

Bridget foi para colônia de férias jogar futebol. A mais espevitada de todas, ela sempre correu atrás do que queria (ou de quem queria).

Carmen foi à casa do pai, esperando passar o verão todo com ele. Isto não tinha acontecido desde que seus pais se separaram. Porém, ela foi recebida com uma surpresa que estragou seu planejamento.
_______________________________________
O Segundo Verão da Irmandade 
Enfrentando as consequências...

Lena achava que o amor não resistiria à distância. O amor... quando ela o descobriu, ele escapou. Será?

Tibby se matriculou para um curso de verão de cinema. Fez novos amigos e se preparava para fazer um grande vídeo. As recordações do verão passado ainda a magoavam.

Bridget estava meio desnorteada e acabou ganhando alguns quilos. Para piorar, ela descobriu que sua avó materna enviava cartas para ela e para o irmão desde antes da mãe deles falecer. Bridget resolveu ir encontrar a senhora e descobrir mais sobre a mãe e sobre si mesma.

Como se não bastasse o pai se casar, agora a mãe de Carmen também começou a namorar. Ela era filha única e ciumenta. Ela permitiria este novo relacionamento?
_______________________________________
Meninas de calças - O terceiro Verão da Irmandade
Crescendo...

Lena ficou em dúvida se seguiria os caminhos que seu pai havia traçado para ela ou seguiria seu sonho, a Escola de Arte. Seu coração ainda não estava curado.

Tibby se sentia culpada pelo acidente da irmã. Além disso, descobriu que o amor poderia estar onde ela menos imaginava...

Bridget voltou a velha forma. Ela foi mais uma vez para a colônia de férias, mas agora como treinadora. Ela não esperava que velhas histórias fossem remexidas e que um certo treinador fosse estar lá.

Carmen agora é ‘babá’ da avó de Lena. E nestas idas e vindas com a senhora, ela conhece alguém muito interessante que pensa que ela é solícita e totalmente boa. Se ele soubesse como ela trata a mãe e a surpresa que ela trás...
_______________________________________
Para sempre azul - O quarto Verão da Irmandade
A faculdade e o fim...

Lena foi para a Escola de Artes e, enquanto mergulhava na pintura, conheceu Leo. Será que o amor grego tinha mesmo ficado no passado?

Tibby desconfiava que havia cometido um grande erro. Ela fugiu do problema e acabou afastando aquele que mais importava. O difícil era saber se ele estaria ali quando ela se tocasse da mancada.

Bridget foi à Turquia participar de escavações. Lá, ela conhece um professor que poderia ser mais que professor... Mas poderia mesmo? E o treinador que reencontrou no verão passado?

Carmen teve um lapso e acabou se esquecendo das velhas amigas. Ela foi sugada por uma ‘amiga’ da faculdade para o grupo de teatro, em que, inicialmente, faria apenas o cenário, mas o destino lhe preparava uma surpresa.

Qual o desenrolar destas histórias? O que acontece com as Calças? Descubra lendo a série Irmandade das Calças Viajantes.
---------
Meu primeiro comentário não poderia ser diferente: Helloooo! Se alguém souber onde vendem calças jeans com esta lycra, me avisem! Imaginem calças que servem em você seja qual o tamanho você vista (porque eu estou num processo de 'engordamento' tipo os títulos dos romances da personagem Heather Wells da Meg Cabot)? Seria um sonho! Outra coisa que tenho que comentar é o nojo que senti ao pensar que as Calças Viajantes NUNCA eram lavadas. Quatro anos passando de mão em mão, ou melhor, perna e perna e só viu água quando isto foi acidental!

Voltando a história, devo destacar que gostei muito da série. As personalidades das quatro garotas são bem diferentes, o que me fez pensar que se não fosse o fato das mães se matricularem no mesmo curso, elas provavelmente não seriam amigas.

A cada volume eu ficava mais envolvida com aquelas quatro amigas e aumentava a vontade de bater a cabeça delas num muro de chapisco. Porque, vamos combinar, algumas vezes elas me irritavam. Até inventei apelidos: Lena era Len’t’a (porque vai ser sonsa assim lá longe), a Carmen era Chatarmem (chata e egoísta) e a Bridget era piriguete (nem precisa explicar o porquê). A Tibby apesar de doidinha, não consegui defini-la com um adjetivo (acho que acabei de defini-la como doidinha, mas tudo bem ¬¬). Apesar de me irritar em alguns momentos, estas características possibilitaram que eu pudesse imaginar as garotas como pessoas de verdade, alguém que eu realmente pudesse conhecer. Pelo que pude conhecer, a autora cria personagens reais (senti o mesmo em Nosso Último Verão).

Para as piriguetes de plantão, aviso que há sim mocinhos apaixonantes espalhados na série (inclusive um Leo – sem acento – fofo). Porém, o foco maior é na amizade das garotas e como elas cresceram juntas (pelas Calças) e separadas (pela distância).

Os capítulos são curtos, o que me fez devorar a série, porque falava ‘mais um’, ‘só mais um’ e, quando via, mais um volume já tinha terminado. Em cada capítulo há uma citação que, se alguém descobrir a associação com a história, por favor, me conte! Tem citação do Bob Esponja, do Homer Simpson, do Einstein, de personagens do livro e de um bocado de gente que nunca ouvi falar (e que não faço ideia se existem).

Em cada um dos livros, o prólogo é feito por uma das personagens. Dentro de cada capítulo pude acompanhar a história de cada uma das garotas, sempre em 3ª pessoa. Além disso, há troca de bilhetinhos, cada um escrito em uma letra diferente, para ilustrar que era uma cópia dos recados trocados, o que achei que se encaixou bem na história.

Antes de iniciar a leitura, fiquei sabendo pelo blog da Cintia que havia um quinto livro (Sisterhood Everlasting), não lançado no Brasil. Após ler a resenha e observar atentamente o gráfico que ela fez, fiquei super curiosa. Imaginei que, pelo comportamento do gráfico, aconteceria uma coisa que eu com certeza odiaria. Coloquei na minha cabeça que este novo livro era uma  fanfic  para evitar futuros sofrimento e, assim que li os quatro livros da série, enviei uma SMS a ela pedindo que me contasse o que acontece naquela 'queda' do gráfico. Após saber, minha idéia de que este novo livro, que se passa dez anos após Para Sempre Azul, é uma fanfic continua de pé. O deletei da cabeça. Ele não existe. Esta é a última vez que falo dele e ponto final.

Há partes emocionantes sim, mas não chorei. Há morte, há vida. Descobertas, reencontros, amores e desilusões. E o principal, há amizade. Porque, para sempre as calças não durariam, mas a amizade sim!

Há duas adaptações cinematográficas dos livros. O primeiro filme, de nome Quatro Amigas e um Jeans Viajante (trailer AQUI) é baseado no primeiro livro. O segundo filme, Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 (trailer AQUI), nos outros três livros. A divisão funcionou bem, apesar de algumas alterações gritantes (principalmente na história da Len't'a) terem sido feitas. 

E no elenco tem a Serena (conhecida também por Blake Lively, interpreta a Bridget), Betty (America Ferrera, interpreta a Carmen), Rory (Alexis Bledel, interpreta a Lena) e Não Sei Se Ela Já Fez Seriados (Amber Tamblyn, interpreta a Tibby).

Dúvidas de que recomendo?



Ps.: Série da Rocco = cara. 
Consta na lista das queridinhas não emprestáveis.

29 comentários:

Beli disse...

Eu apenas assiti o filme, que acabei gostando bastante. Na época nem imaginava que era baseada em uma série de livros.
Leio muitas coisas boas sobre essa série... Tenho curiosidade e  quero muito ler, se eu tiver a oportunidade. Mas, como vc apontou no final, livro da Rocco é CARO! Apesar de que já vi promoção no Submarino, mas mesmo assim é carinho...
Adorei a resenha!!!

Bjuss

Camila Araújo disse...

Éeee...
Lá vou eu acrescentar desejos a minha lista... Mas esses, sem desespero pra comprar.
Tenho curiosidade de lê-los e com essa resenha agora mais ainda.
No futuro quem sabe.

Bjs.

Letícia Iauch disse...

Ei Lu!

Eu não li a série ~ainda~, mas já vi o filme e gostei bastante. Como assim você não chorou? (SPOILER) E quando a menininha morre? Ah, eu chorei litros! Isso no filme, claro. Não sei se tem isso no livro.
É uma série que eu tenho curiosidade em ler, parece ser bacana! Mas é ROCCO né :/ Quem sabe quando eu trabalhar kkkkkkkkkk

(meu aniversário é mês que vem viu gente? Fica a dica ;D kkkkkk)

Bjoos'
Lets

LucianaMara disse...

Nem nessa parte, Lets!
Algumas pessoas falam que eu sou insensível...huauahuaha

Espertinha, rs!

LucianaMara disse...

Eu comprei tudo de uma vez pq fiquei desesperada.
A Rocco mete a faca.

Leia mesmo, Miloca!

LucianaMara disse...

É bem carinho mesmo, quando tiver uma oportunidade, vale a pena comprar.

=)

Caline disse...

Oi Lu ja percebi que se quiser mesmo ler essa serie via ser em e-book. Primeiro porque estou correndo de series, segundo porque a Rocco explora demais, os precos sao absurdos. Mas enfim... Que resenha enorme, rsrsrsrs. Mas foi bem legal essa sua ideia de escrever sobre todos os livros de uma so vez, mais pratico e menos cansativo.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu! Eu tenho essa série em e-book, mas nunca senti disposição para ler, eu tenho o primeiro filme que assisti e gostei bastante.  Adorei a resenha!
 beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias}

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Adorei a resenha gigante. Lembrei das nossas conversas pelo Twitter e SMS, haha.

aumentava a vontade de bater a cabeça delas num muro de chapisco HAUHAUHAUHAUAHUAH pior que é verdade. Principalmente da Len(t)a, né?

Que eu saiba, a Tibby fez Joan of Arcadia e House.

Bjos

Nataly Gonçalves disse...

Eu tb sofro de muquiranice literária mas decidi que esse ano não vou ser pão-dura e vou ler meus livros caros ou amados, rs.
Eu comecei a assistir o filme 1 e adorei e acho que vou gostar de todos os livros.
Vou esperar a Rocco fazer um promo louca e comprar esses livros e pior que nem na bienal a Rocco baixa os preços né.

Beijinhos

Vanessa disse...

Olá (:
Ain, eu sou louca pra ler essa série, mas sempre que vejo os livros estão muito caros, vou esperar o preço abaixar q UAHSUAHSAUS Adorei, adorei o post. Não li tudo porque vai que tem spoilers, to meio paranoica com spoilers ultimamente, ain ain UASHUAHSUA Mas já que você super recomendou, espero poder ter a oportunidade de ler logo.

Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

nandaassisbh disse...

Ei Lu,

Não acredito que vc resenhou os 4 mesmo de uma vez rsrsrs. Eu adorei o primeiro livro e preciso comprar os próximos estou curiosa. 

Pulei algumas partes com medo de ler spoilers dos livros 3 e 4, o filme só assisti ao primeiro. 

Adorei a super resenha ^^ 

bjos

Daniela Tiemi disse...

Eu ganhei o primeiro livro de uma amiga blogueira super queridaaa! Pretendo ler em breve, assim que eu terminar umas leituras atrasadas de parcerias, rrs. Não sei se compro o restante e leio todos de uma vez... Não pesquisei o preço, mas certamente Rocco = CARO! =0/
O quinto livro que vc citou  tem uma capa lindaaaaaaa! =00

Bjo.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

thanny disse...

Adorei, não sabia que os livros eram tão bons! Quando estava na oitava série, meu grupinho era composto por quatro amigas, então a gente sempre assistia o filme *-* Nem sabia que tinham feito a sequência, vou correr pra assistir... quanto aos livros, só deus sabe quando terei a oportunidade de ler :(

Beijos,whosthanny.com

Hérida Ruyz disse...

Oi lu,
Hummm... não me interesso muito por esse tipo de leitura. rsrs Tem uma carinha de chick-lit juvenil, e nunca consegui passar do primeiro capitulo dos chick-lit que tentei ler. kkk
Vai entender!
Bjs

Cacá SS disse...

Oi Lu, 
Morro de vontade de ler essa série! Já vi os filmes e adorei, mas o preço dos livros certamente não é algo convidativo =/ 
Ainda vou esperar uma boa promoção (ou me bater o desespero, quando compro pelo preço que for, hahaha) 
Ah, e a atriz que faz a Tibby participou da temporada passada de House, mas ela é mais conhecida por ter feito Joan of Arcadia. 
Beijos

LucianaMara disse...

Suspeitei desde o princípio..rs

LucianaMara disse...

Huahua... Acho que será mais fácil bater o desespero.

Estou mega atrasada em House, nem sabia que ela tinha participado. Nem vi este outro seriado... kkk

LucianaMara disse...

Claro!!!
Os comentários são válidos para a série toda.

Acho que quando escrevo sobre série, as pessoas que ainda não leram o primeiro livro acabam não lendo o texto por causa de spoilers. 

LucianaMara disse...

Eu não resisti...
E ainda poderia ter escrito mais.

Nunca vi este seriado o.OAssisto House, mas até a 5ª temp ela não apareceu...

LucianaMara disse...

Eu não resisti...
E ainda poderia ter escrito mais.

Nunca vi este seriado o.OAssisto House, mas até a 5ª temp ela não apareceu...

Luciara disse...

ei Lu,

já sei a grande decepção que acontece no 5º livro, rsrsrs.
Ainda quero ler essa série, mas só os 4 primeiros, kkkkk.
Adorei a resenha, assisti aos filmes e até gostei, quero ler os livros, mas vai demorar para eu comprar ^^
beijos.

kellenbaesso disse...

Eu sou simplesmente louca por esses livros, desde sei lá quantos anos atrás. Mas por causa do preço nunca pude comprar ou tive coragem. Mas um dia eu ainda leio, hehehe.
Lembro bem do primeiro filme, o segundo eu não sei se vi. 
Beijoca

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Eu nunca assisti nenhum dos dois (óbvio). Joan of Arcadia parece ser legal.

Julia G disse...

Lu, não tenho muita curiosidade de ler esses livros, apesar dos elogios, vi o primeiro filme há alguns anos e não gostei muito. Pode até ser porque eu tenho colocado na cabeça que não posso querer comprar nada ultimamente.

Beijos

Charlene santos disse...

Luciana Mara! Você foi a culpada pela minha curiosidade master nessa série!!! Mas baixei o filme, fiquei muito curiosa! Adorei!!

Adriana Goettems disse...

Oi Lu!
Nossa, essa é uma série tão elogiada que é praticamente um CRIME eu ainda não ter lido, hehehe!
E depois dessa resenha estou ainda mais curiosa, vc leu em sequência e parece que adorou né =P

Está na lista, o problema é que não consigo achar os livros aqui nas livrarias perto de casa e na internet custam os olhos da cara o.O (Rocco é Rocco, não adianta)!

Beijos
Adriana - Mundo da Leitura

Juliano Berndt disse...

tenho os dois primeiros, meio q fiz cagada em ver o segundo filme, mesclaram histórias e ficou confuso, deveria voltar a ler os primeiros dois e desembolsar nos outros dois, salgadinhos por sinal

Luciana Mara disse...

Bemmm salgadinhos!
O ruim é que você já sabe como termina, né?!
Eu só assisti aos filmes depois que terminei de ler. Já havia sido avisada que as histórias se mesclavam.
Bjins

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea