terça-feira, 6 de março de 2012

#94: Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas (Raphael Draccon)

Postado por Luciana Mara às 14:09:00

Informações:
Título: Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas
Autor: Raphael Draccon
Editora: Leya
Número de páginas: 440


Comentários: Eu namorava este livro na minha estante há tempos. O Léo até ficava com ciúmes. Naquela mesma muquiranice literária, eu postergava a leitura.

Já o coloquei na lista de desejados (e ingenuamente disse que queria conhecer o tal narrador) e o enchi de expectativa. Na empolgação, comprei a trilogia de uma vez.

Então, em fevereiro, a Nanda do Viagem Literária o escolheu para mim como o livro do mês do Clube das Chocólatras.

Li e me decepcionei.

Grande parte deste sentimento é atribuída à narração da história. O livro  foi escrito sob a perspectiva de um bardo, um contador de história. Foi como se ele estivesse em uma roda dando a sua versão de tudo que aconteceu naquele reino. Ele dava pitaco, adiantava acontecimentos e era muito, muito chato. Ele explicava excessivamente coisas que já tinham sido citadas. Era alguém chato falando no meu ouvido sem parar. Eu queria mandá-lo calar a boca ou jogar o livro na parede diversas vezes.

Eu não me envolvi, a história não me seduziu. E este sentimento é tão forte que eu sequer consigo escrever a sinopse do livro. Sei que tinha um rei, que ele era casado com uma fada e tinha dois filhos. Um adorado pela plebe, o outro pela nobreza. Tinha ainda João e Maria, chapeuzinho vermelho (Ariane) e o filho do Capitão Gancho. Teve uma viagem, um romance, um motim e um roubo. Ahhh... E existiam as bruxas (fadas corrompidas - dã, daí o nome do livro). Há ainda algumas inserções de outros personagens de contos de fada na história, mas prefiro parar por aqui (porque nem mesmo sei o que escrever).

Outra coisa que me incomodou foi o excesso de gírias. Eu não espero isto em um épico. Pelo menos o livro tinha um mapa! \o/

Leia a sinopse no Skoob ou ainda uma sinopse escrita por outro leitor, caso se interesse pelo que eu não soube contar.

O ponto positivo foi que o autor criou um novo mundo inserindo e contextualizando vários outros contos de fada. Ele criou um porque para várias lacunas destas histórias (Ex.: Por que a chapeuzinho vermelho foi para casa da avó sozinha?). Mas foi só.

Como eu sou brasileira, vou continuar lendo a série mesmo porque já comprei. Quando? Só Deus sabe. As meninas me disseram no Clube que o livro 2 é melhor. Espero!

Cada leitor é diferente. Eu não curti, mas pode ser que você discorde de tudo que eu falei. Se isto, acontecer, me conte (mas não entre em detalhes porque se eu gosto do livro eu já os esqueço, imagine quando não gosto)!

Podem metralhar.



Ps. 1: Achei uma pessoa que compartilha as opiniões sobre o livro comigo. Vim salvar a Karol de ser uma (que não gostou) entre um milhão exagero (que amaram).
Ps 2: Li A Maldição da Pedra (Cornelia Funke) que também utiliza contos de fadas como base. Curti um pouco mais que DdE, mas nada que mereça uma nota acima de 3,5. Será que o problema é entre a leitora aqui e  as adaptações de contos de fadas?

40 comentários:

nandaassisbh disse...

Ei Lu,

Ahhh uma pena você não ter gostado, eu tava na expectativa quando você estava lendo rsrs.
Nem vou defender o narrador aqui de novo, eu amo a trilogia toda hehe.
Espero que vc goste mais dos outros... quando vc animar a ler rs. 

bjooo

Caline disse...

Oi Lu eu sempre tive muita vontade de ler esse livro por causa dos comentários super empolgado da Nanda. Na verdade eu não gosto muito de épicos mas como ela falava super bem dessa série eu estava tentanda a arriscar.

Agora sinceramente eu não vou mais, acho que nós temos um gosto meio parecido e acho que não vou gostar também.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

samyaquino disse...

Oi Lu!
Já que você não é uma loucamente apaixonada pela série, posso ENFIM confessar que nunca senti AQUELA atração pelo livro, nem quando via as super promoções do submarino. '-' Não posso dizer que sua resenha me decepcionou em relação ao livro, já que eu não possuía sentimento algum por ele. Mas a tua sinceridade me encantou! Gostei da maneira que mostraste o que não te agradou, sem ofender o livro, afinal muita gente ama a série.
 Menos uma série na wishlist! :x

Beijos,
Samyra Aquino (@umalimonada )
http://samyaquino.blogspot.com

Cíntia Mara de Castro Ribeiro disse...

Não pensei que fosse ver esta resenha tão cedo. Eu tenho uma curiosidade, pelo tanto que a Nanda fala, mas nada que me faça sair correndo pra comprar. Já fiquei com raiva desse narrador só de te ver falando dele. O narrador de Os 3 Mosqueteiros às vezes dá uns pitacos, mas não é nada que incomode. É tipo "vou descrever fulano, porque vocês vão se encontrar com ele mais tarde" ou "eu sei o que está acontecendo com beltrano, mas vamos terminar isso aqui primeiro e depois eu conto".

kellenbaesso disse...

Eu já estive bem empolgada para ler os livros da série. Mas agora eu fiquei bem com o pé atrás. Não digo que nunca vou conferir, mas devido a quantidade de livros que eu tenho para ler, com certeza vai ficar para bem depois. 
Ponto para sua sinceridade.
:)
Beijos!

Julia G disse...

Ah, que bom que existem milhares que gostaram do livro! Fala sério, estou com esse livro na estante há tempos e já estava até desanimando de ler por sua causa. Que bom que você é exceção ;x hihi

Beijos

Camila Araújo disse...

Eu também comprei a trilogia de uma vez. Ainda vou ler e espero gostar mais que você. ^^
Sorte com os próximos livros.
Beijos.

Karol Albuquerque disse...

Só digo uma coisa: é um alívio tem mais alguém que compartilha da minha opinião! hahaha

Até chamada de "sua idiota!!" eu fui e olha que eu nem detonei tanto esse primeiro. Na resenha do último eu peguei pesado de verdade.. hahaha

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu!
  É horrível quando agente está louca para ler um livro, cria expectativas enormes e aí o livro decepciona. Dá uma raiva né? Já passei por isso.  Acho que não vou comprar esse tão cedo! 
  beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias}

Charlene disse...

Ai que medo desse livro! Eu também sou assim, se eu não gosto já era... Não consigo nem falar dele.
E eu tinha vontade de lê-lo, mas agora fiquei meio que assim. Porque eu sou 8 ou 80, não adianta.
Vou ficar esperando você ler o segundo para contar se melhora, se melhorar quem sabe eu anime.

Bjoo

Miriam disse...

Minhas expectativas no livro não são altas. Na verdade, a coisa que mais me chamou a atenção mesmo foi a capa! :D
Por um lado, acho legal quando resgatam contos de fadas e procuram reescrevê-los. Por este motivo eu poderia até ler a obra; por outro, ter um narrador-personagem tão ativo me desconcentra. Me lembro em O Morro dos Ventos Uivantes...

Beijos!
Miriam

Daniele Tem Pass disse...

Eu tenho bastante curiosidade em relação a este livro, mas fico meio na dúvida, e essa sua resenha reforçou minhas dúvidas. XD
Talvez eu não o compre, mas vou tentar pegar emprestado com alguém ou, pelo menos, ler um pouco na livraria. :)

Beijos!

Débora Lima disse...

Eu gostei bastante do primeiro livro. Fiz o mesmo que você e comprei os três de uma vez só. Ainda não li os outros, mas a expectativa é bem grande. Com livro é assim mesmo, uma história que agrada a várias pessoas pode acabar decepcionando outras.  Espero que você consiga dar uma segunda chance ao segundo livro. =)
Beijos!

Nataly Gonçalves disse...

Ah Lu, eu sempre olho esse livro e penso que não vou gostar dele, por isso nunca comprei a trilogia nas diversas promoções que o submarino fez. Sua decepção deve ter sido muito grande, namorou ele por muito tempo e não fim nem te agradou.
 
Eu acho que nós duas temos gosto parecido então nem vou me arriscar a ler ele, a não ser que eu consiga emprestado.
 
Beijinhos

Letícia Iauch disse...

Ei Lu!

Minha amiga comprou a trilogia inteirinha também e odiou o primeiro. Lembro que ela demorou meses pra ler (pareceu eu com  A Batalha do Apocalipse). Mas -como a mãe dela obrigou ela, porque gastou dinheiro- ela leu o segundo. E disse que é muito bom! Parece que o primeiro é pura enrolação mesmo! 
Enfim, desanimei pra ler depois de vocês duas falando mal :/ kkkkkkkkk

Bjoos'
Lets

thanny disse...

Me indicaram esse livro ontem e ainda bem que li sua resenha antes de fazer  uma loucura, tipo comprar a trilogia de uma vez... HAUHAUHAU eu vou pegar emprestado com minha amiga e se gostar, compro. Melhor fazer assim :D

Beijos,whosthanny.com

LucianaMara disse...

É  o motivo de eu não desfazer da série, Lets!
Ainda vou dar uma chance para o segundo.

Ahhh... quem sabe você não gosta? Agora somos eu, sua amiga e a Carol contra o resto do mundo.

Bjins

LucianaMara disse...

É uma boa!
Mesmo porque pelo preço compensa comprar a série toda.
Então se você pegar emprestado, ler e gostar, daí você faz umas comprinhas.

LucianaMara disse...

Eu também espero conseguir dar uma chance ao segundo,rs.
Vou fazer um esforcinho...Bjins

LucianaMara disse...

Eu acho que vale a pena você conferir o primeiro volume.
Compensa mais comprar os 3 de uma vez. Se você não gostar, daí nem gasta $$$ à toa.

Bjins

LucianaMara disse...

Eu também tenho esta mania de me empolgar pela capa. Algumas vezes me estrepo, outras dou sorte.

Mas ele é bemmmmm mais chato que o do O Morro...

Bjins

LucianaMara disse...

Pode deixar que eu te conto! ;)

LucianaMara disse...

Eu morro de raiva quando isso acontece Rafa.A leitura fica arrastada...

Ah... mas pode ser que sua opinião seja diferente da minha.
O melhor é conseguir um emprestado.

Bjins

LucianaMara disse...

\o/
Você não é a única!

Ahhhh... ninguém quebrou o pau comigo.
Já me mandaram pegar um tanque de roupa suja uma vez e parar de escrever besteira.

Ainda vou ler o resto da série. Um dia.

LucianaMara disse...

Eu também espero Miloca.
Quero saber o que você achou.

Bjins

LucianaMara disse...

Pois é, esse era meu medo.
Acho que o importante é sempre destacar que cada leitor é único. Eu respeito quem amou, apesar de discordar.

Bjins

LucianaMara disse...

Se você não gosta de épicos, acho melhor nem arriscar mesmo.
Investe a grana em outra coisa...

Bjins

LucianaMara disse...

Eu ainda vou ler o 2. Prometo! =)

carissavieira disse...

Meus amigos vivem falando como Dragões de Éter é uma trilogia maravilhosa. Eu não comprei e nem sei quando, principalmente agora, depois da sua resenha. Não gostei dessa coisa de gíria em épico.

Beijos!

Cacá SS disse...

Oi Lu, 
Eu sou louca pra ler essa trilogia, que pena que você não gostou. Mas bom saber que não é tão unanimidade assim que eu já baixo minhas expectativas, rs 
Beijos

Aymee Meira disse...

Confesso que é um livro que não me agrada nem um pouco. É de um gênero e temática que pouco me agrada. Mas não deixa de ser um bom livro e um marco literário brasileiro. Rafael tá de parabéns.
ótima resenha.
beijos,
Amy

Bruna M. Silva disse...

Eita... esse livro me chamava a atenção, e agora? 

Já acho que nosso gosto é parecido, então sua opinião conta muito.
Passo.

sduhaoui

Beijos

Carolina Amaro disse...

OMG! Estou com a trilogia aqui na espera por leitura.
Espero não ter as mesmas impressões... :/
Bjocas

Luciana Mara disse...

Ei Carol!

Estou torcendo para você ter uma opinião bem diferente da minha!

Depois quero saber o que você achou.

Bjins

Luciana Mara disse...

E quero saber sua opinião.

Também acho que o problema sou eu mesma, rs.
Bjins, Lu!

Luciana Mara disse...

Eu também acho que o Raphael está de parabéns.
Ele faz um tremendo sucesso, mas a história comigo não colou.

Acho que o problema sou eu mesma, rs.

Obrigada!

Bjins

Luciana Mara disse...

É o melhor a se fazer Cacá!
Suas chances de gostar após abaixar as expectativas é grande.

Bjins

Luciana Mara disse...

Eu achei completamente desnecessário. Quis soar como jovem, mas soou como desmazelo. 

Mas muita gente gostou. Eu ainda incentivo a leitura , rs.

Bjins

Gustavo disse...

Otimo,finalmente uma critica que eu gostei.
Estava realmente com um pé atraz sobre comprar esse livro,pela "sinopse" nao pareceu ser grande coisa mas varias pessoas na net falaram que era bom , bem otimo achar uma critica explicando os pontos negativos, nem irei comprar então ;x

LucianaMara disse...

Pois é... eu comprei os 3 e me arrependi.
O pessoal fala tão bem que comprei por impulso.
O narrador é muitooo chato!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea