terça-feira, 15 de maio de 2012

#101: @mor (Daniel Glattauer)

Postado por Luciana Mara às 08:56:00

Informações:


Título: @mor
Autora:Daniel Glattauer
Editora: Suma das Letras
Número de páginas: 188





15 de maio
Pois é amigos, não resisti e caí de olhos em outro Leo (sem acento)
É eu sei que não sei como ele é fisicamente, só sei como ele escreve. Não vou espalhar sobre ele por aí, já tem muita concorrência =X

30 segundos depois
Re:
Como eu o conheci? Tem certeza de que não me achará atrevida?

3 minutos depois
Re:
Depois de muito tempo de reflexão, eu criei coragem para admitir a vocês: xeretei a troca de e-mails dele com uma tal Emma Rothner. Pronto, falei!

7 minutos depois
O que? Vocês querem detalhes? Mas tudo foi um grande engano! Ele só começou a se corresponder com ela porque ela vacilou e digitou o endereço de e-mail errado. Eu não faço isso, nunca! 
Ela sempre assina como Emmi Rother e seu objetivo era só cancelar a assinatura da revista Like, mas ao invés disso, mandou e-mails insistentemente com esta solicitação para o Sr. Leike, Leo Leike.

3 segundos depois
MENSAGEM AUTOMÁTICA: ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL NÃO EXISTE. FAVOR CONFERIR O ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO.

15 minutos depois
Fw:
Para de me zoar! Eu esqueci de encaminhar a resposta do e-mail anterior e na hora de digitar o endereço meu dedo escapuliu e a mensagem foi para o limbo. Só isso! Eu só finjo que sou esperta. 
Mas já que insiste, vou continuar contando o que descobri. Depois do assunto esclarecido, a Emmi pediu desculpas e tudo ficou por isso mesmo. Mas não é que no e-mail de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo. É o que deseja...” ela acabou confundindo o Leo com um cliente e mandou e-mail coletivo com esta mensagem para ele?

2 minutos depois
Re:
E daí? Daí que eles continuaram se correspondendo, você acredita? O dia inteiro, o tempo inteiro, sem nem saber como o outro era fisicamente.

5 minutos depois
Re: 
Claro que eles tinham curiosidade, mas achavam melhor se resguardar e viver aquela experiência apenas no mundo virtual. 

35 minutos depois
Re:
Desculpe, fui atender a porta. Era a pizza. Prometo que começo o regime na segunda-feira (ignore o fato de que não falei de qual semana).
E respondendo o porquê deles não se encontrarem é simples: se eles não correspondessem à fantasia que criaram? Manter contato por correio eletrônico, se alfinetar e flertar era seguro. Eles poderiam se imaginar fisicamente como quisessem.
Mas esqueci de te contar o babado! O Leo tinha acabado de sair de um fracassado relacionamento e a Emmi era CASADA! CASADA! Vê se pode! 

7 minutos depois
Re:
No que isso deu?
Vai ser bico igual a mim e leia em @mor.

5 segundos depois
Fw:
Mas tire o olho do Leo, ok?!
---------
O livro é todo assim, escrito apenas por troca de correspondências eletrônicas (só eu não sabia que o era textos epistolares?). Se por isto ele deixa de ser ótimo? Claro que não! E simplesmente por um motivo: ele é inteligente.

As tiradas são inteligentes, o humor está nas entrelinhas, naquilo que não foi dito. Os flertes são sutis, os bom dias, boa noites, saudações e despedidas são muito criativos. Os apelidos são cativantes, engraçados e bem bolados, principalmente aqueles com hifens (eu-sou-daquelas-que-ama-hifens!). Alguns comentários são irônicos, sarcásticos e deliciosos! Pronto! Acho que nunca usei tantos adjetivos no mesmo parágrafo.

E me transformei em uma líder de torcida, daquelas de saia curta e colorida com pompom na mão, fazendo coro e coreografia para o Leo e a Emmi se encontrarem logo. Eu sei que a Emmi era casada e pra mim se corresponder por e-mail como ela e o Leo faziam era traição sim, mas apesar de meu status de 'Defendo a Fidelidade Até o Fim', no mundo literário, se o casal convencer, pode trair que tem meu apoio. E os diálogos são tão envolventes que eu torcia a cada página para isto acontecer. 

O que conta das características físicas e de detalhes familiares é muito pouco. E por isso, assim como os personagens, eu me satisfazia com qualquer migalha de informação pessoal que me era fornecida. Os personagens são como quebra-cabeça, mas só com as bordas. O miolo era uma incógnita. 

E daí veio o ponto crítico, o negativo: O final. Juro que caso não tivesse um 'continua' na próxima página, eu teria que comprar massa para parede do meu quarto, porque ia jogar o livro com tanta força lá que faria um buraco nela. Que a editora lance o segundo volume logo, oremos!

Tive overdose de Leo's. 800 páginas deles em 4 dias (FMF4 - em breve - e @mor). Preciso ir para rehab, ou então radicalizar e cair matando num policial. Feita a pausa para meus dois Leo's, deixe-me voltar para Eu Mato.

Se recomendo?
Claro!!! Mas se eu fosse você esperaria a continuação, porque o final é de matar. Ops... Falando do livro errado.
+0,4


Ps.: Já vi posts nestas formas AQUI e AQUI. Minha ideia não foi original.
PPs.: via o pessoal falando todo hora de um tal de @mor, @mor, @mor no twitter e fiquei sem saber quem era o sujeito #anta. Daí vi a resenha da Lilian no Lá no Cafofo. Era Amor, @=A, e eu bem tentando descobrir quem era esse tal de Mor que todo mundo falava.

27 comentários:

thiago disse...

Muitooooo criativo esse livro! Eu ri muito com sua paixão pelos Leos!

kellenbaesso disse...

Hahahaha, tive que rir porque eu passei pela mesma coisa, tentando descobrir quem era esse bendito Mor, que todo mundo tuitava. Só depois fui descobrir que era o livro. hehehe 
Voltando a ele, fiquei super curiosa, empolgada e doida para ler imediatamente até a parte que li sobre o fim. Então, já que não posso comprar agora, vou esperar a continuação ser lançada. 
Beijos!

Luciana Mara disse...

Ehhhh!!!
Não fui a única! \o/
Eu recomendo muito, gêmea! Eu gostaria de ter esperado para ler os dois livros juntos, mas não deu.
Bjins

liliansilva disse...

HAHAHAHAHAHAH vc tentando descobrir quem era o Mor. pior que ele é mencionado no twitter e nem entende nada, coitado (se bem que eu abri o perfil dele e, no dia que vi, parecia estar inativo). 

E EI! Tira ozóio do meu Leo porque vc já tem um de carne e osso, tá? 

Pois é, o pessoal não dá muito crédito ao livro por causa do formato. Mas também achei que ficou muito inteligente, e o estilo do Daniel é muito bacana. Fico até sem graça de falar mais do livro, porque eu fico empolgando os outros. Mas é muito bom, de um jeito que eu não via há tempos. 

E sem comentários quanto a esse final. Eu iria sofrer uma sindicância se não tivesse aquele 'continua', porque quando terminei de ler estava no meu horário de pausa no trabalho. Ia ser demitida por causa de um livro que danificou a parede, HAHAHAHAH

Luciana Mara disse...

Eu também abri o perfil dele para saber quem era o dito cujo famoso, e não entendia nada...kkk

Ahhh não! Eu sou gulosa! Quero TODOS, rs!

Ele me chamou atenção principalmente por ser inteligente. Por algumas vezes me fazer contar em um e-mail para entender direitinho o que eles queriam falar.

Nossa... nem me fala.
Se não tivesse 'continua' ia entrar para a lista de livros odiados, rs.

Viagem Literária disse...

Ei Lu,
 
hahaha adorei a resenha, ri muito.
O meu está em casa esperando, eu sabia o que era @mor mas não deu para ler ainda rs.
Eu mato é tãoooo bom, vc está mesmo com overdose de Leo rsrsrs.
Estou curiosa para saber o final deste livro, não sabia que tinha continuação. 
Morri de ri aqui: "mas apesar de meu status de 'Defendo a Fidelidade Até o Fim', no mundo literário, se o casal convencer, pode trair que tem meu apoio. " hauhauhau  abestada! 

beijos

Cíntia Mara disse...

Já estou doida pra invadir os e-mails, ops, conhecer esse Leo que anda arrasando corações por aí. Se eu não ganhar nenhuma promoção, vou participar do Book Tour que a Lilian organizou. O livro parece ser mesmo delicioso e está sendo muito bem recomendado, rs.

Bjs

Camila Araújo disse...

Lu,
eu também ficava vendo a galera falar desse amor  e sem saber o que era e nada até que alguém, não me lembro quem, falou que era um livro, daí eu fiquei naquela de ah tah... ¬¬'.
Eu estou curiosa pra ler, mas já que você disse que  o final é de jogar o livro na parede vou esperar. Não tenho dinheiros pra ficar gastando mesmo. ^^
E também sou contra a traição, mas na literatura alguns convencem bem.
Bjs.

Miriam disse...

Também ficava mongando quando falavam desse @ mor... xP Quando a ficha caiu, fiquei até com vergonha! Hahahaha'

Gosto muito deste tipo de texto! Conheci por meio de Meg Cabot, na série Boy.
Já li algumas resenhas negativas do livro, mas a sua foi tão divertida que deu vontade de conferir!

Beijos!

LucianaMara disse...

Fiquei tão feliz quando vi que não fui a única que fez isso, rs.

Eu tb! *.*
Sério??? Eu achei uma delícia. Espero que você curta também.

Bjins

LucianaMara disse...

Fui eu e a Kellen, acho...kkkk

Eu acho melhor esperar a continuação mesmo, pq para bem na parte boa...kkk

Bjins

Luciana Mara disse...

E quando der você vai ser numa sentada, vai ver.

Agora ficou ótimo!
Quando tinha só assassinato, assassinato sem pistas ficava meio desmotivada. 

Estou, ne?!

=X Quando ler quero ver se vai ficar tão p. da vida quanto eu.

rs

Lygia disse...

Lu, acabei de fazer a resenha tbm lá no blog!! O livro é maravilhoso e a sua resenha ficou SENSACIONAL escrita dessa forma! hahaha

Achei super engraçado e super bem bolada! SHOW mesmo!
E..bem, err...acho que vc vai ter que dividir esse Leo, hein? xD

ps: Emmi mala! rs

Beijos!

Letícia Iauch disse...

Opa, quem é Mor? kkkkkkkkkkk Ai Lu. Mas confesso que eu também ia querer saber quem é "Mor" se visse um nome desses no twitter kkkkkkkk
Achei a capa fofa. Simples mas atraente, sabe? E a história parece ser bem legal, apesar desse lance de Emmi ser casada (safada ela, hein?! O.o). 
Se eu vir o livro por aí, dou uma chance a ele ;)

Bjoos'
Lets

Luciana Mara disse...

Lets, eu fiquei tão, mas tão feliz quando fiquei sabendo que não fui a única que fiz esta confusão,rs.

Nem me fala... mas ela tinha lá os seus problemas.

Isso ae!
É um romance inteligente, se é que esta categoria existe.

Bjins

Luciana Mara disse...

Fico feliz que tenha gostado.

Também estou achando.
Eu e a Lilian quase saímos nos tapas virtuais ontem, mas eu acabei emprestando-o para ela.

Ela é uma loja de mala inteira ;)

Bjins

Luciana Mara disse...

O mais legal é que ele é inteligente.
Você tem que pensar no duplo sentido (sem ser apelativo) e na intenção de cada e-mail.
Te faz pensar ao ler, não é automático. Foi isso que eu mais gostei.

Julia G disse...

UIHAuiahui Eu vi @mor, mas entendi o que era. haha Achei hilárias as notas de rodapé! Que bom saber que além de criativa, você é sincera quando não é tão original! haha
Quanto ao livro, eu também não só lá muito chegada nessa coisas de traição literária, mas né ;~ Alguns casos a gente releva.

Beijos

Caline disse...

Oi Lu também fiquei sem saber quem era esse @mor que tanto falavam no twitter, depois descobri do que se tratava.
Tenho uma certa resistência com livros escritos em forma de e-mail. Nunca li nenhum mas ainda assim acho estranho e acho que não vou gostar.
Mas até agra só vi comentários positivos sobre ele então acho que vale a pena arriscar.

Beijos,
Caline - Mundo de Papel

Thanny disse...

Estava louca para ler uma resenha desse livro! Amei, era o que eu já estava pensando mesmo... preciso ler! Agora se o final é matante assim, não sei se espero lançarem a continuação logo, eis a grande questão.

Beijos,whosthanny.com

Nataly Gonçalves disse...

Morri de rir com mor ...eu tb ficava me perguntando quem era Mor hahaha
 Pelo jeito tá todo mundo gostando deste livro e preciso colocar na lista de desejados mas é melhor eu esperar o 2º livro para não passar raiva com o final.

Beijinhos

Carissa Vieira disse...

Adorei sua resenha. Muito legal ter se inspirado no livro para escrevê-la. Eu quero muito ler o livro.

Beijos!

Luciana Mara disse...

Claro! A gente sempre tem que dar os créditos, né?!

Pois é, e neste caso eu relevaria totalmente...kkk

Luciana Mara disse...

É tão ver que eu não fui a única, rs.

É gostoso!
A Meg tem uma série escrita só assim, já viu?
É a série Garotos.
Eu acho delicinha..

Bjins

Luciana Mara disse...

Opa!
Eu acho bom. Você acaba de ler e xinga todos os palavrões possíveis por causa do final.

BJins

Luciana Mara disse...

Eba!
Mais alguém!!!

Eu também acho!!!

Luciana Mara disse...

Leia mesmo, você vai gostar ;)

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea