quarta-feira, 23 de maio de 2012

#102: Fazendo meu filme 4 (Paula Pimenta)

Postado por Luciana Mara às 10:12:00

Informações:
Título: Fazendo meu filme 4 - Fani em busca do final feliz
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 608

Comentários: 
Após meu surto, meu desabafo e do momento empolgação, posso sentar e escrever com calma sobre o fim da série juvenil (brasileira) que mais me conquistou: Fazendo meu Filme.

Aviso:  Se você não leu os livros anteriores ou odeia SPOILERS, pule direto para o que eu achei do desfecho. 

Fani descobriu que gostava do seu amigo, o Leo, quando já estava acertado seu intercâmbio de um ano na Inglaterra (resenha de FMF1). Ela conviveu com a saudade, conheceu pessoas novas, namorou, terminou e descobriu que o Leo ainda a estava esperando (resenha de FMF2). Ela cresceu, mudou, mas se esqueceu que o tempo passava para quem tinha ficado no Brasil também. Ela teve que se reencontrar, reconquistar amizades, voltar para velha forma, mas tudo compensou porque finalmente teria tempo de curtir seu (verdadeiro) primeiro amor. Até o momento que, por causa de ciúmes e um baita mal-entendido, o casal se separa completamente. Fani foi para Hollywood usufruir da bolsa de estudos na faculdade de cinema que o Christian Irgh! lhe arranjou e Leo foi para o Rio de Janeiro cursar jornalismo (FMF3). 

E cinco anos se passaram. Cinco anos sem uma palavra trocada, sem uma imagem. Só lembranças. Lembranças que, por mais que eles tentassem, não eram abandonadas e esquecidas. Eles tentaram ser felizes, namoraram outras pessoas, mas como ser completamente feliz se não se está ao lado de quem ama? 

E assim somos apresentados a tudo que ocorreu nestes cinco anos. Primeiro, sob o ponto de vista da Fani, que agora morava com a Ana Elisa (que fazia estágio dos EUA) e tinha a presença constante da Tracy, sua irmã inglesa. A Gabi tinha ido visitá-las e levou uma grande surpresa (SPOILER: Fiquei em estado de choque como estado dela o.O). Através das conversas, sabemos como ocorreu a mudança da Fani para Hollywood,  como se deu a adaptação, suas aventuras e relacionamentos. Sabemos sobre sua formatura na faculdade, sua pós em trilha sonora e sobre o projeto que estava participando, aquele poderia abrir muitas portas no futuro. E adivinha quem estava lá também? O Christian!

Depois de muitas e muitas páginas e aquela sensação "Cadê o Edward?" em Lua Nova, encontramos o Leo. Já formado, trabalhando, namorando muitooooo, mas sem se envolver demais com nenhuma daquelas mulheres. Ele não conseguia, porque tinha um assunto inacabado. E naquele momento ele estava em apuros com a 'namorada', a irritante Meredith. Mas então, ele recebeu uma notícia. Viu nela uma oportunidade que poderia mudar tudo. E, especializado em cinema, ele correu atrás daquele fio de esperança, porque  também queria mudar o final do próprio filme.

Então, temos Leo e Fani. E o desfecho desta história. 
--------
Acho que adiei ao máximo a escrita deste texto porque eu não sabia bem o que dizer. No meu post Confissões de uma bookaholic, já havia deixado bem claro meu estado de felicidade após finalizar a leitura. 

Acho que satisfação é o melhor termo a ser usado. No momento em que o final das séries me frustra (vide Crepúsculo, falta de explicações em HP, como exemplo), fechar o livro e se sentir satisfeita é uma sensação nova. E foi assim que me senti. Eu tive vontade de chorar (confesso que FMF3 me ganhou neste aspecto), eu ri, fiquei agoniada, sofri, emocionei e senti raiva. Tudo em 608 páginas que foram devoradas como se fossem 100.

Eu presenciei o crescimento daqueles personagens tão queridos que eu acompanhava desde a adolescência (deles, não a minha, afinal já sou quase uma anciã). Eu vi a transformação, o amadurecimento, e foi nisso que o livro me ganhou. A Paula soube fazer uma transição de forma tão gostosa e natural entre a adolescência e a fase adulta que posso afirmar que, apesar de taxado como juvenil, este é um livro para todas as idades (aos desavisados, não há nenhuma cena à la J. R. Ward, ok?!). 

O livro é dividido em três partes: Fani, Leo e Fani e Leo. As partes individuais alternam capítulos de presente e passado, nos mantendo informados de tudo que aconteceu com os personagens. As cartas, e-mails e CDs continuam presentes, para a felicidade geral da nação.

A série Fazendo Meu Filme é um romance, fofo, lindo e capaz de gerar inveja a todas as solteiras/encalhadas/casadas/tico-tico no fubá. Afinal, quem não quer um Leo para si?

Além das novidades da vida do Leo e da Fani, somos apresentados às mudanças da vida da Gabi, as doideiras da Natália e do Alberto, ao que aconteceu com a Ana Elisa, Tracy, Christian. Ainda são pinceladas informações da Priscila e do Rodrigo, que só instigaram ainda mais minha necessidade de MVFS 2, que a meu ver, se distancia um pouco de FMF e deve ganhar uma identidade própria. Fui também apresentada a novos personagens como a Meri-pé-no-saco, aos amigos do Leo e à Cecília fofa (que adora ler  - surgindo uma série nova por aí).
Além do livro da Cecília, a Paula planeja escrever a história da Juju (sobrinha da Fani) também. Há dúvidas de que desde já eu aguardo estes livros? Acho que vou ser avó e ainda vou estar esperando com a mesma ansiedade todos os livros que a Paula Pimenta lançar.

E o final? E o final??? Posso dizer que AMEI? Posso repetir? Eu A-M-E-I! Em um ou outro momento quis bater na Fani, mas depois foi só alegria. Quero reler a série toda! Para ontem! Alguém me empresta um vira-tempo?

Ainda não começou a ler a série? O que você está esperado?
Livro amado e favoritado! 



Ps.: Acho que nunca fiz um histórico tão completo no Skoob. Se você gosta de SPOILERS, divirta-se AQUI.

34 comentários:

Cíntia Mara disse...

Li três capítulos e já sei que preciso preparar meu coração. Tô até com pena dele, aguentar as emoções de dois finais de série muito esperados um atrás do outro...

Ai, gente, que surpresa será essa da Gabi? Já vi que vou precisar fugir na hora do almoço pra descobrir.

aquela sensação "Cadê o Edward?" em Lua Nova HAHAHAHAHAHAHAHA tô doida pra ler sobre o Leo no RJ! Vou ter um troço de saudades daquele lugar (sim, eu sei que tem apenas 8 meses desde que eu fui pra lá pela última vez. Mas quero voltar, tipo, AGORA)

SPOILER (leve)



Li "O Alberto veio me visitar depois de seu rompimento com a Natália" aí veio o ônibus e tive que parar até conseguir sentar, quase chorando. "Não acredito que meu casal favorito se separou!" Aí sento e leio "mas logo depois eles voltaram e começaram a planejar o casamento" ¬¬'

Débora Lima disse...

Oi, Lu!
Eu estou desesperada por esse livro. Chega! Depois de devorar a sua resenha (no horário de trabalho!rs) eu vou aproveitar o meu horário de almoço pra comprar FMF4 e saber como termina essa história. Chorei horrores com o final de FMF3 e preciso de esclarecimentos entre o Leo e a Fani. E que segredo é esse que a Ana Elisa conta?!? Ai meu Deus, só você pra me fazer pirar assim com uma resenha tão perfeita.
Depois de ler o livro eu vejo o seu histórico no skoob, gosto de spoilers mas nem tanto.rs
Beijos!

Charlenepsantos disse...

OH GOD!!! Estou louca para ler esse livro! Estou tendo crises já... Que injeva branca de você Luciana, vou tentar pedir pra comprá-lo na escola...
Curiosidade #modeon para saber o final de Fani e Léo. Eu ainda estou com aquela vontade de bater no Léo por causa do FMF3.

LucianaMara disse...

Então vai logo!!! kkk...
Eu também não me aguentava de curiosidade, rs.

Ana Elisa? Num era a Gabi não?
Fico feliz que tenha te motivado a ir correndo ler. Depois quero saber se gostou tanto quanto eu.

É melhor mesmo, pq eu atualizei quase de 1 em 1%.

Bjins

LucianaMara disse...

Até hj você não pode comprar? #cortaospulsos
Chora na escola aí!
Eu tive vontade de bater na Fani por não ter explicado tudo antes de encontrar o Christian.

Luciana Mara disse...

Pode prepará-lo mesmo!
Você ainda terá muita vontade de matar algumas pessoas (e de chorar litros).

Hahaha... E me conta o que achou dela ;)

A 2ª e a 3ª parte são as minhas preferidas. Será que é pq tem o Leo nelas?#dã

Hahahaha...  Eu também fiquei em estado de choque quando li isso.
Eu também adoro os dois, mas eles aparecem bemmmm menos.

Julia G disse...

haha, nem vou ficar mais me repetindo o quanto estou curiosa pela série.
Muito bom mesmo quando se fica satisfeita com o final de uma série, isso não aconteceu inteiramente comigo em VA (espero que seja proposital, estou aguardando algumas explicações no Spin-off). Adoro quando os personagens queridos tem a oportunidade de aparecer em outras obras! ;D

Beijos

Fernanda Sartori disse...

Aeee LU,
Amamos Fazendo meu Filme... vale a pena mesmo reler todos!
Também amei.
Um beijo.

Samantha M. disse...

Olá!!

Eu não li a resenha por conter Spoiler! Só li o primeiro livro do FMF :T


Beijos,Samantha MonteiroWord In My Baghttp://wordinmybag.blogspot.com

Letícia Iauch disse...

Ah Lu!

Meu Deus do céu. Acho que vou entrar em uma livraria, colocar o livro dentro da bolsa e sair de fininho. Ou então vou assaltar um banco (o que é mais vantajoso).
Porque eu preciso desse livro. Quase tive uma síncope tentando NÃO selecionar o spoiler e não ler seu histórico no skoob. Preciso saber o que acontece com a Fani e o Leo (apesar de já ter 99% de certeza do final).
Eu também acho que MVFS tem uma identidade própria, e gosto bastante da história da Pri *-*
Ah, o livro sobre a Juju vai ser muito fofo! Não sabia que a Paula iria escrever.
Enfim, quero demais FMF4, mas estou triste por ter acabado a série :/ haha

Bjoos'
Lets

kellenbaesso disse...

Lu!!!
Preciso urgentemente dar um jeito de comprar essa série ou ainda morro de tanta curiosidade e vontade.
Amei que o fim foi assim tão bom. É a melhor coisa.
Beijocas

Camila Araújo disse...

Ainda bem que eu já comprei o 2 e o projeto FMF é comprar um por mês, ou seja, em julho termino essa série que me ganhou nas primeiras páginas do 1º livro.
Assim que acabar os 2 livros que estou lendo, devorarei FMF 2  e depois voltarei para as parcerias. ^^ (Fúria dos Reis que espere mais um pouco!)

Li só sua opinião, afinal, não quero spoilers, então, é muito bom saber que tudo termina bem, só falta saber como. =)

Bjs.

nandacor disse...

Esse livro foi muito, muito,  MUITOOOO perfeito. Aliás, a série toda. Amei demais! :)

Lygia disse...

SIM, SIM, SIM!!! Tive a mesma sensação que você...finalizei FMF4 extremamente satisfeita. Nada ficou solto, nada foi insuficiente. Tudo que eu queria que estivesse no livro, estava lá!

A Paula é uma fofa! Não consegui encontrá-la no RJ, e tive a oportunidade de ir na Bienal BH. Foi SUPER legal (apesar das 'Pimentinhas' estarem alvoroçadas, rs).

Está linda a resenha, Lu! Mal posso esperar pelos próximos livros da Paulinha!

Beijo grande!
Lygia - Brincando com Livros

NinaTavares disse...

Oi Lu!
Pelo jeito só eu não FMF ainda... mas tudo bem, quero resolver isso na Bienal de SP e trazer a série toda!

B-jussss! ♥

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu!
  Estou perdendo tempo mesmo e pode me matar: Eu ainda não conheço a série!
   Mas depois dessa resenha e toda a sua empolgação eu estou MEGA curiosa, preciso ler a série e como sou toda boba por romance juvenil acho que também vou amar. Necessito conhecer a Fani e o Leo para ontem!

beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias}

Marcia Desiree Gontijo disse...

Luciana Mara, Por favor, contenha-se. Eu entrei nesta série de tanto ouvir vocês comentarem, agora tenho que terminar. Adorei!!!

Hérida Ruyz disse...

Ei Lu,
Ainda não li nenhum livro dessa série, mas depois de ler tanta resenha apaixonada, vou ser obrigada a me render aos livros de Paula Pimenta. rsrs
Será que eu vou gostar? #duvidacruel
 

Luciana Mara disse...

Ei Hérida!

Eu não conheço uma pessoa que não gostou.
Só que é bem juvenil, mas um juvenil fofíssimo. Sei que você não é lá chegada muito a este gênero, mas acho que vale a pena dar uma chance.
A Nanda também gostou.

Bjins

Luciana Mara disse...

Rafa, você está mesmo pedindo para morrer.
Eu acho que você vai adorar a história! Dê uma chance a ela.
Bjins

Luciana Mara disse...

Opaaaa!
É super bom encontrar pessoas tão empolgadas quanto eu ;)

Eu também desencontrei com ela na Bienal RJ, mas não consegui encontrar na Bienal BH. Ainda estou com MVFS e FMF4 para autografar.

Obrigada!
Nem eu!
Bjins

Luciana Mara disse...

Muitoooooo mesmo!
Eu também!
Agora é só esperar todos os outros que ela lançará! ;)

Bjins

Luciana Mara disse...

Ehhhhhhhhhhhhhhh...
Vai você vai me contando o que está achando a medida que for lendo.

kkk...
Meu A Guerra dos tronos também está parado.
É difícil ficar carregando ele de um lado para o outro.

E vc também vai amar!

Bjins

Luciana Mara disse...

Precisa mesmo gêmea!
Pra ontem!!!

Bjins

Luciana Mara disse...

Lets!!! 
Pode, pq você ainda é de menor e não vai para o xadrez, rs.

kkk...
Leia o histórico só quando terminar, pq tem muitos spoilers importantes.

Eu a vi falando no twitter sobre isso e fiquei mega feliz!

Eu tb, mas é bom saber que tudo acaba bem ;)

Bjins

Luciana Mara disse...

Ai!
Fiquei com medo de VA agora ¬¬
Só li até o 3º.

Eu também adoro isso!!!

Bjins

Luciana Mara disse...

Oh se vale Fer!!!
=)

Luciana Mara disse...

Então termina logo para gente fofocar!!!!
EU AMO FMF!

Caline disse...

Então Lu nem preciso dizer que estou apaixonada por essa série. Li apenas o primeiro livro, mas me apaixonei de cara. Resolvi parar nele até poder comprar o terceiro e o quarto.
Li só o finzinho da tua resenha pra não pegar spoiler e só posso dizer que toda essa tua empolgação me deixou ansiosa pra terminar a série e saber o que acontecerá no final.

Beijos
Caline - Mundo de Papel

Luciana Mara disse...

Eu acho que você fez super bem.
Mas leia logo para os detalhes permanecerem frescos na sua cabeça ;)

Ehhhhh! \o/

THALLYTA disse...

SOU  SUA  F  NUMERO 1 AMO  TODOS  OS SEUS LIVROS DE  VERDADE ADORAQRIA Q VC RESPONDESSE MEU  IMAIL   TE  AMO  MESMO  QUANDO  CRESCER QUERO SER IGUAL  A VC   PAULA  TE  ADORO

Carissa Vieira disse...

Eu passei 2 dias e meio lendo feito uma louca. Eu precisava terminar FMF4 e achei tão lindo.

Do jeito que sou apaixonada por cinema, imagina como fiquei com tudo se passando em L.A.

E eu comecei a série esse ano e já terminei. E que mistério com a Priscila. Eu fiquei super curiosa.

Amei a resenha.

Beijos

ANA PAULA disse...

Comprei para minha filha de 11 anos devido ao título, o sonho dela é ser cineasta, ela leu toda empolgada em 2 dias, pediu o 2 comprei, terminando ela já me pediu posso fazer intercâmbio mãe? Pode comprar 3? Fiquei tão entusiasmada que em um dia chuvoso comecei a ler e lógico que me apaixonei!!!!! Acabei de comprar o 4 e estou esperançosa por um lindo final!!!! Bjs

LucianaMara disse...

Ana Paula que ótimo!
Tem coisa melhor que incentivar a leitura das crianças?


Agora ela vai querer viajar também, rs.


E pode esperar *.*
É lindo!

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea