segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

#108: Mau Começo - Desventuras em Série

Postado por Luciana Mara às 07:00:00

Estava há muitas e muitas décadas (exagero mandou lembranças) sem comprar nada por causa da gastança do casório. Mas a melhor decisão foi apertar os cintos antes dele porque depois...

...estávamos LIVRES!!!

E a vontade de gastar foi tanta que comprei de cara 13 livros. Aquela coleção linda e completa de Desventuras em Série, livros que eu namorava há tempos, mas que sempre estavam com o preço bem salgadinho, veio parar na minha estante. 

Esta é uma série juvenil super divertida pelo menos é o que dizem, já que li apenas o primeiro livro e meio macabra, que todo mundo, ou pelo menos a maioria, já ouviu falar. Há até um filme com Jim Carrey, feito em 2005, baseado nos três primeiros livros da série e que já perdi a conta de quantas vezes já vi.

O primeiro livro é Mau Começo (e provavelmente só vou falar isoladamente dele – Confesso que tenho preguiça de postar sobre sequências de série. Meu dedo sempre quer escrever spoilers).

Informações:
Título: Mau Começo - Desventuras em Série
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 152

Comentários:
Lemony Snicket, o autor do livro, é o narrador da história e nos conta sobre os infortúnios dos irmãos Baudelaire. Violet, uma jovem de 14 anos que adora invenções, Klaus, um rato de biblioteca que guarda na cabeça tudo que lê e Sunny, um bebê que adora morder e falar coisas ininteligíveis, estavam na praia quando receberam a notícia que mudou suas vidas. A mansão em que viviam havia sido incendiada e seus pais morreram no local. Eles não tinham mais nada, a não ser a companhia um dos outros.

Por serem menores de idade, os três ficariam sob a tutela de algum parente que morasse na cidade. O escolhido foi o conde Olaf, um ator doido, que desejava apenas a herança dos órfãos. Para isso, ele estava disposto a qualquer coisa e em Mau Começo SPOILER: ele quis simplesmente organizar o evento que demorei um ano inteiro para arrumar: um casamento!

O narrador faz algumas interrupções para explicar alguns termos que talvez as crianças não saibam e ainda para ensinar a pronúncia de algumas palavras. E isso não me incomodou! Disto eu concluo que não odeio histórias com narrador-personagem, odeio narradores-personagens que repetem a mesma coisa o tempo inteiro e adiantam parte da história! Lemony Snicket só adianta que esta história não terá final feliz, mas isso ele avisa no início do livro (o que me faz ficar com coração apertado ao pensar tudo que aquelas crianças vão passar, porque ao contrário do que dizem, eu tenho coração, ok?! Ele só é de pedra em algumas histórias.)

A leitura é rápida (letras grandes, folha pequena e margens largas) e há ilustrações bem fofas. É aquele tipo de livro para devorar em uma sentada. Algumas coisas são bem diferentes do filme, então, estou louca para ler os três primeiros livros logo e começar a imaginar a história, não associar ao que eu já vi.

Eu me vejo lendo estes livros para um(a) filho(a) quando ele(a) tiver uns 8 anos, quando o(a) coloco pra dormir. E acalmem-se! A cegonha só vai passar por aqui daqui uns bons anos, mas acho que é um livro gostoso para contar para ler pra criança.*

+0,7
Espero que os outros sejam ainda melhores.

*: Se meu (minha) filho(a) não gostar de ler/ouvir histórias ele(a) está ferrado(a). Vou fazer racionamento de chocolate!!!

18 comentários:

annieadelinne disse...

Ei, doidinha! Sou doida pra comprar essa caixa também!
Eu acho divertido esses narradores que conversam com a gente. Bem comum em histórias infantis, né?
Ah, e eu tenho VÁRIOS livros na minha planilha de "Futuras Aquisições" (sim, eu tenho uma planilha, com quatro orçamentos pra cada livro #soudoida) que vou comprar só pelos pirralhos. A maioria é de livros que eu li quando era uma pirralha hehe

O desconto de 1,3 foi por algum ponto negativo ou só porque é bom, mas nem tanto?

LucianaMara disse...

Então agora vc é doidinha tb, rs.
Ela é linda, né?!
Comprei por 118, mas já vi até mais barata depois.

Sim! Em histórias infantis eu acho bacana, porque parece mesmo que eles estão conversando com crianças. Agora com Dragões de Éter é outra história...tsc...tsc...

HAHA..
Você tá pior que eu.
Eu só olho as cotações no buscapé.

Foi pq é bom, mas porque espero que outro livro da série ainda seja melhor. Por isso nem 4 eu dei. Como são 13, quero ter vários décimos para colocar e tirar #Adoida

annieadelinne disse...

Entendi! Eu sempre acabo mudando a nota dos primeiros quando termino de ler uma série =P

kellenbaesso disse...

Oiii!! Morro de curiosidade pela série e sua compra foi excelente mesmo. Sabe que eu nunca vi o filme inteiro, só umas partes? Shame on me. Os livros, apesar do tom macabro, parecem ser uma gracinha.
Ah, se meu filho(a) não ler... Acho que não vai ter isso, nós sabemos como criar monstrinhos leitores. hehehe :)
Beijos

Camila Araújo disse...

Eu até tenho curiosidade de ler os livros, mas não consigo assistir ao filme. Sei lá, acho o cenário estranho e o Jim Carrey mais ainda, enfim, nunca vi o filme todo.


Seu filho, aliás, nossos filhos (um dia vou ter pelo menos um, nem que seja adotado!) serão monstrinhos. Tenho certeza! Vamos criá-los assim do útero. kkkk


Beijos.

Viagem Literária disse...

Ei Lu,


Eu li até o 6 ou 7 acho, bom que depois vc pode me emprestar algum, apesar que tenho até medo de abrir seus livros de tanto que vc fala.. e outra que o único que peguei era aquele da Rocco e tava desmontando kkkkkkkk.


Eu não acho que os livros melhoram, acho tudo mais ou menos a mesma coisa rsrs. E o narrador sempre enche o saco. :P


E eu gosto de ler bem espaçado, se ler eles em seguida acho tudo igual rs


bjs

miriambqueen disse...

Estou lendo a série também, não consigo largar! Já tô no "A Cidade Sinistra dos Corvos" e, nesse ponto, o Lemony quase tem me convencido a largar livro e ler algo mais alegre --porque NADA dá certo.

Como se eu fosse aguentar não saber o final...

O bom do autor ser um personagem é que tem uma história que o envolve! Sabe a Beatrice, a quem ele sempre dedica o livro? Ela aparece em todos, e vamos descobrindo aos poucos o que uma coisa tem a ver com a outra. Confesso que é uma das coisas mais interessantes da história. ;)

LucianaMara disse...

Ai Gezuis!
Assim meu coração não aguenta...


Eu só li o primeiro e já tô doida para saber o final, rs.


Sério???
Disso eu não sabia.
Logo quando ele dedica o livro pra ela e fala que ela tá morta eu já fiquei curiosa para saber mais...

LucianaMara disse...

hahaha...
Eu empresto sim, só manter todos num saquinho... HAHAHAHA
Nem me fala... vou comprar outro depois. Rocco é f@#$!


Eu nem acho este narrado chato não.


Este eu estou lendo espaçado tb pq senão o blog para, rs.

LucianaMara disse...

Sério???
Eu não gosto do Jim Carrey, mas acho fofo os irmãos. Acho que por isso gosto do filme.



Exatamente!!! HAHA
Esta é a ideia ;)


Bjins

LucianaMara disse...

Como assim???
Se eu não assistir a um filme tudo bem, mas vc?


Eu tb espero, rs.


Bjins

LucianaMara disse...

Eu poderia fazer isso também, mas acabo sendo mais conservadora e econômica no início, rs.

Caline disse...

Oi Lu, as pessoas sempre falam super bem dessa série e sempre que a caixa está em promnoção vejo as pessoas desejando ela no twitter, mas eu nunca me interessei. Acho que vou deixar pra comprá-los quando as crianças chegarem e eu puder ler para eles também.


Beijos
Caline - Mundo de Papel

Leituras disse...

ei Lu,

confesso que essa série não me atrai muito, porém pretendo ler.

Talvez eu até me surpreende e acabe virando fã. ^^

beijos.

Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br

LucianaMara disse...

Rsrsrs.
Do jeito que o tempo está voando, logo esta hora chega.


Bjins

Cíntia Mara disse...

Sabe que eu nunca tive vontade de ler essa série? Pelo que dizem, lembra um pouco The 39 Clues, que eu amei, então acho que iria amar também. Mas... As capas são feias =P

Thaís Mannoni disse...

Oi! Eu vi só o filme e deu vontade de ler os livros, mas também tenho que esperar a grana estar disponível! hehehe


Que bom encontrar um blog literário de BH! Queria mesmo saber de gente que também mantém blogs desse tipo por aqui...
Já estou te seguindo e, se quiser, podemos fazer parceria.


Um beijo!


http://clubemeninasleitoras.blogspot.com.br

LucianaMara disse...

Rsrs.

Tem várioooos aqui. O Free to be me, o Viagem Literária, Tesouro Literário, integrantes do Sobre Livros e Bookaholic ;)



Vou lá te visitar.


Bjins

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea