sexta-feira, 15 de março de 2013

#113: Correr ou Morrer (James Dashner)

Postado por Luciana Mara às 07:00:00

Informações:
Título: Correr ou Morrer - Maze Runner (Livro 1)
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Número de páginas: 426

Comentários:
Em um passado longínquo, desejei esta trilogia desesperadamente. Li que ela tinha uma pegada de Jogos Vorazes com a série Gone e a Becky Bloom baixou em mim. Comprei tudo e resolvi ler tudo em sequência (idade chegando, memória ruim. Se não ler em sequência esqueço os detalhes). Então, senta que lá vem história...
----------
Thomas acordou em um elevador totalmente escuro. Ele não sabia o motivo pelo qual estava ali, tão pouco desde quando e para onde estava indo. Ele não se lembrava de nada, a não ser seu nome.

Foi quando chegou à Clareira. Um lugar estranho, totalmente cercado por muros enormes, onde moravam apenas adolescentes. Ele era o novo Calouro, aquele que seria zoado no momento. Só o avisaram que ele não deveria atravessar os limites dos muros e que deveria se encaixar em qualquer uma das atividades do local para mantê-lo funcionando. P. da vida porque ninguém falava nada, Thomas era O MALA. Até que conheceu Chuck, um garoto meio lerdinho e ignorado pelo outros, que o ajudava como podia. Ele também conheceu o Labirinto, um lugar cheio de mistérios, onde os Corredores  se dirigiam durante o dia na busca de uma saída daquele lugar.

Um adolescente era enviado por mês. Os suprimentos também chegavam pelo elevador, mandados por quem, ninguém sabia. Até que no dia seguinte da chegada de Thomas, uma coisa estranha acontece. Uma garota foi enviada à Clareira, a primeira e a única garota. Era a quebra do padrão. Alguma coisa iria mudar. Dois adolescentes enviados em dois dias consecutivos, sendo um deles uma mulher. Aí viriam complicações. Principalmente porque Thomas não se lembrava de nada, mas tinha a impressão de que conhecia aquela garota de algum lugar...
----------
Confesso que o início da leitura foi morna. Nada acontecia, só mais e mais perguntas foram jogadas na minha cabeça. Mais que Gone e Jogos Vorazes, a história lembrava Lost SPOILER: Com uma pitada do filme Eu sou a Lenda. Mistérios e mais mistérios e nenhum logicamente desvendado. Isto vai até a página 100. Mas não pense que é porque aparecem respostas, mas a história deixa de ser morna porque a ação começa a acontecer. 

Estou na metade de A Cura Mortal (livro 3) e ainda não sei quase nada. É mais um distópico, mas eu não sei como as coisas funcionam e isto é muito frustrante! Quem está no poder, quem quer o que, pra quê tudo aquilo acontece são só algumas dúvidas.

Além disso, fiquei totalmente perdida com o vocabulário no início. O livro é narrado em terceira pessoa, mas pelo ponto de vista do Thomas. Então, fiquei totalmente deslocada, assim como ele, quando os clareanos citavam os cargos que os moradores poderiam exercer, ou até mesmo o significado de palavras como mértila e plong. Essas palavras aparecem em todos os capítulos, mas não chega a ser chato a ponto de querer jogar o livro na parede, como aconteceu com borbulhantes em Perfeitos

Eu só achei o desfecho fácil. Esperava mais provas, mais loucuras no Labirinto, até mais mortes. SPOILER: Existem N adolescentes, mas só morrem os que praticamente não foram citados no livro.Mas as desgraças não terminaram no primeiro livro.Quando terminei a leitura meu queixo quase caiu e tive que cair de olhos direto no segundo livro da série (o melhor até agora, na minha humilde opinião). 

Uma coisa ruim foi que não consegui me identificar com os personagens. Não conseguia nem imaginá-los. Acho que faltam algumas descrições. 

É legal, bacana, recomendo, mas não é favorito. Poderia ser, mas teve alguma coisa na escrita que me incomodou, não o quê.

Não fique aí com cara de plong, vá ler também! Só falo que os livros têm um preço meio salgadinho.

+0,5

17 comentários:

kellenbaesso disse...

Humm, não fiquei tão empolgada para ler, mas estou morta de curiosidade para saber a razão de tudo isso, como nem você sabe ainda, depois me conta. hehehe
Parece interessante, misterioso, cheio de ação, mas não seria uma série que eu compraria já. De repente se entrar em uma super promo, quem sabe. ;)
E que ruim isso de não se identificar com os personagens e nem conseguir imaginá-los, que aflição.
Beijocas

Raphaella disse...

Quero ler faz teeeempo, mas, além de caros, os livros ficaram difíceis de serem achados :| (toda vez que procuro, estão esgotados)

Rafaelle Vieira disse...

Oi Lu!
Não conhecia essa trilogia e como os livros são caros vai demorar um pouco para ler, mas fiquei curiosa porque tem aventura e essa semelhança com Jogos Vorazes já é um ponto a favor da leitura. :)

Beijos!


Rafa {Fascinada por Histórias}

Camila Araújo disse...

Não fiquei com vontade de ler... Apesar de achar a capa legal e o nome também.
O que me tirou mais a vontade na verdade foi você dizer que não conseguiu se identificar com os personagens. Também não gosto quando não consigo me ligar com alguém.
Esperar suas próximas resenhas (você vai resenhar os outros, né?) e quem sabe eu mude de ideia. ^-^
Beijos.

lucas souto disse...

Eu já li a série, mas não gostei não, achei muito fraquinho.

LucianaMara disse...

Eu terminei.
Que final foi aquele? ¬¬


O último livro só foi bom antes do final. Achei tudo uma enrolação.

LucianaMara disse...

Ihhh Miloca, não vou escrever não =P
Posso até colocar um ps falando se gostei da série (fiquei meio puta com o último livro), mas eu não gosto muito de resenhas sequências. Todo mundo fala assim "ohhh bacana, mas não vou ler pq não li o anterior".


Bjins

LucianaMara disse...

Rafa, é diferente, bacana, mas não é uma das minhas séries favoritas =/

LucianaMara disse...

rsrsrs.
E são caros mesmo.
Meus rins ainda estão hipotecados =P

LucianaMara disse...

Acho que vai ter filme.
Talvez compense assistir, gêmea!
kkkkkkkkkk


O autor foi pelo caminho mais fácil no final.
Não curti muito não...

lucas souto disse...

Pois é né? Horrível o fina

Viagem Literária disse...

Ei Lu,


Esperava mais empolgação, o povo fala tãoooo bem desta série. Estou igual vc, comprei o 1, agora consegui o 2, ainda falta o 3 e eu não li nenhum rsrsrs.


Comecei hoje Uma crença silenciosa em anjos, acredita que quando comprei - nem lembro - pensei que era sobrenatural. To boba e adorando que é policial hahaha.


bjs

Nataly Gonçalves disse...

Lu, acho que o segundo livro dessa série estava 10 reais na bienal de SP, mais não sei pq não me empolgou a sinopse e depois de ler sua resenha tb não fiquei empolgada hehehe.

Ah eu tb estou igual vc, tenho que ler na sequencia senão esqueço tudo, deve ser coisa da idade hahaha.


Beijinhos

Luciana Mara disse...

rsrsrs...
Eu também achei que fosse ficar mais empolgada.
Mas acho que se tivesse escrito a resenha enquanto lia o primeiro, ela não ficaria tãooo para baixo =P

HAHAH
Que bom que está gostando!
Eu curti bastante! ;)

Bjins

Luciana Mara disse...

Nossa... estava bem barato!
kkkkk...
Acho melhor investir em outras séries, rs.


Acho que a idade mesmo...kkkk


Bjins

Camila Araújo disse...

Pois adote o PS, por favor. ^^

Luciana Mara disse...

Vou adotar ;)

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea