sexta-feira, 4 de outubro de 2013

#124: Academia de vampiros (Richelle Mead)

Postado por Luciana Mara às 07:00:00
Os vampiros dominaram a literatura fantástica a partir de 2008. Foi uma enxurrada de modelos: vampiros purpurinados, tatuados, safadões. Séries intermináveis (House of Night que até hoje não acabou de ser lançada - serão 12 livros cuja história é uma tremenda enrolação), séries com finais frustrados, séries que se transformaram em filmes e uma SÉRIE QUE DEMOROU ERAS PARA SER FINALIZADA POR UMA EDITORA BRASILEIRA.

E é nessa última categoria de Academia de Vampiros (Vampire Academy) se encontra.



Não sei se reclamei mais da Agir que demorou para lançar o sexto e último volume ou da Harlequin, que lançou os dois primeiros livros da série Estudos sobre veneno impresso e o último lançou apenas em e-book. Estamos bem servidos e, a propósito, esta última publicação ainda está pendente. Bem feito pra mim que comprei os dois primeiros volumes e vou ficar com a série incompleta na estante.

Vocês já sabem que minha memória é praticamente inexistente, não é? Então, como li o primeiro volume dessa série em 2009 (quando era recém-formada da faculdade, solteira e estava mais perto dos 20 do que dos 30 – medo de pensar nisso), o que tive que fazer para finalizar corretamente a leitura? Claro que reler os três primeiros, para só então pegar a história inédita. E é por isso que fiquei tanto tempo sumida #aquelaquesempredádesculpa

O objetivo deste texto é dizer o que eu achei da série como um todo e não especificar o que aconteceu em cada exemplar. Mas também isso não é necessário, já que todo mundo (ou pelo menos uns 95% das pessoas desse ‘mundo’ literário) já está careca de saber sobre a premissa dessa série.

Já havia lido a série do Súcubo da Richelle e, por isso, alguns desfechos eu já havia previsto. Mas isso não tirou o encanto da história, o que tirou a surpresa de um assunto X foi eu ser fuxiqueira demais e ter lido uma frase de uma resenha no skoob que estragou todo o suspense (SPOILER: Já sabia quem tinha matado a rainha antes mesmo de ler no 5º livro que a rainha morria). A partir disso, concluí que não dá pra ler resenhas de livros não lidos lá, pois muita gente não respeita aquele botão de spoiler e cospe tudo que acontece e julga interessante.

Vamos aos pontos de destaque da série:

Pontos positivos:
  • O que a Richelle faz com perfeição é criar personagens fortes (apesar da Lissa ter me enchido o saco com aquela fragilidade dela uma boa parte da série). Chega de Bella neste mundo vampirístico! Melhor dizendo, chega de criar histórias com vampiros. Não aguento mais. Essa e o Como salvar um vampiro apaixonado serão as últimas leituras do gênero por um bom tempo.
  • Outra coisa que eu gosto é que ela sempre termina um capítulo em uma cena que te deixa desesperado para iniciar o próximo. Quer motivação maior para continuar a leitura do que o suspense que pode ser desvendado na página seguinte?
  • Ela conseguiu descrever bem o ambiente, sem ser detalhista demais. A Mead não precisava falar que: "tinha uma árvore, com 21365767 folhas, e na folha mais a oeste tinha uma gota de orvalho e lá estava aquele inseto, que voou por todo bosque tentando saciar sua sede, by Tolkien". Descrições assim me cansam e me fazem querer dormir no ônibus (que é onde eu leio #pobre).
  • No geral, ela fechou bem os pontos e ligou os personagens na trama principal. Só um olhar diferente no fim e uma dúvida do tipo ‘o que pode ter acontecido com aquela personagem’ restaram. Mas claro, ela tinha que deixar estes elementos para a spin-off da série (que eu já quero ler, mas estou em dúvida se espero ser toda publicada para começar).
  • Esta história teve um belo triângulo amoroso. Queria que a Rose, personagem principal, fosse bígama. Acho que nunca gostei tanto de um bêbado quanto do Adrian. Muitas pessoas ficaram p. da vida com esse desfecho, mas eu acho que tinha que ser assim mesmo apesar de eu ter ficado com o coração partido.
Pontos negativos:
  • O quarto livro. A Rose tinha uma missão, tentou concluí-la e voltou ao início sem resolver NADA. Fora ter conhecido a Sydney (personagem da nova série) e ter dado uns pegas no Dimitri, acho que este livro foi desnecessário.
  • Um crime foi esquecido. SPOILER: A Rose tirou o Victor da cadeia, o matou e ficou por isso mesmo? Foi isso produção?
  • Algumas passagens e viagens foram desnecessárias para esta história, mas senti que ela introduzia informações para a próxima série. Ex: Pra que ir na comunidade que mostra que pode existir relacionamentos entre vampiros e humanos? Pensamentos aleatórios que podem vir a ser spoilerFoi uma deixa pra Sydney? Sydney e Adrian, será
Agora eu estou órfã. É estranho ficar tanto tempo imersa em um mundo e de repente ele sumir! Mas foi proveitoso. Prefiro ser a louca que lê séries em sequências do que a desmemoriada que perde detalhes importantes no meio do caminho.

E em 2014 sai o filme. Não estou com muitas expectativas (falando isso pra ver se o filme me surpreende).


Concluindo: foi o que eu esperava. E foi muito bom.
Pela quantidade de pontos negativos e de pontos positivos, dúvidas de que recomendo? (Se é que você já não leu a série em e-book mesmo).


E um último comentário. Alguém me explica essas capas feias de TODOS os livros da autora? Se alguém resolver comprar o livro pela capa... tsc, tsc, tsc...

13 comentários:

Luciana Mara disse...

Sim, a Agir, além de não respeitar os leitores que queriam terminar a série, ainda lançam essas capas HORROROSAS. Torcendo para que relancem um box especial pra eu comprar tudo junto.
Eu gostei muito dessa série, e comecei a ler só sabendo que algumas pessoas gostava da autora. *Acho* que não tenho coração para começar a ler o spin off que ainda não foi terminado, porque ela não deve ter mudado o estilo de nos deixar pendurada no fim do capítulo e do livro.

Luciana Mara disse...

Oi Lu!

Faz tempo que eu não apareço por aqui... Primeiro, adorei o novo layout do blog, tá superfofo!

E depois, você tinha que comentar justo essa série, que eu amo? E concordo com você em tudo, ela é muito boa, a melhor do gênero na minha opinião. E, claro que já mergulhei de cabeça na série spin-off, que é tão apaixonante como essa, e jáq li em e-book, em inglês porque sou muito ansiosa, até o terceiro, e ansiosa pra ler o quarto, que eu comprei em pré-venda em e-book, e me remoendo porque tenho que esperar até novembro pra ler :/

Também esperando ansiosa pelo filme, e como espero por ele faz anos, minhas expectativas são altas, e a probabilidade de decepção é grande, mas vou ver do mesmo jeito.

Beijo!

Luciana Mara disse...

Comecei a ler a série só porque estava super barata no Submarino. Gostei do primeiro, achei o 2º meio fraco e o 3º também (já tinha spoiler dele, então tudo foi meio sem graça). O 4º então, QUE DESNECESSÁRIO.


Vou terminar porque faltam só dois e eu gosto dos personagens, só que, sei lá, acho que falta alguma coisa pra eu AMAR a série. Não tenho pressa em continuar, se o 5º livro cair na minha mão, eu leio.

Luciana Mara disse...

Oi Lú! Não tem como não comentar um post sobre VA! :)
Tb achei um absurdo essa demora para o lançamento dos livros. Eu amo essa série e foi por causa dela que decidi não mais ler uma série sem ela estar completamente lançada (claro, que já quebrei a promessa com Bloodlines). Assim que terminei o último livro foi impossível não correr para ler todos os contos referentes ao universos e claro começar Bloodlines.
Eu adorei o fim, apesar de gostar muito do Adrian, gostei dele ter ficado puto e tals, pq se acabasse tudo lindo ia ser muito forçado, não acha?
Era impossível conceber Rose sem Dimitri, já bastou o sofrimento do fim do livro 3.
Estou bem ansiosa pelo filme, mas estou tentando manter as expectativas em zero para não me frustrar (como sempre) em mais essa adaptação de livro.
Beijos enormes!

Luciana Mara disse...

O lançamento dos livros foi uma tortura a parte. Mas a série realmente é uma queridinha que vale a pena ler e reler. Realmente algumas coisas para mim, ficaram sem respostas. Aliás muitas coisas, quem sabe seguindo a próxima série. Tacada de mestre da escritora?
Beijos!

Luciana Mara disse...

Ei Lu


Estou agoniada agora pelo que vc falou no último ponto positivo, que o final vai ser triste e tal. Ai céus, estou com medo!
Estou com o último em casa, comprei desesperada quando lançou, mas tempo para ler ne....
E só de pensar q vc releu tudo, quisera eu ter tempo rsrs.
bjs

Luciana Mara disse...

Lu, eu só li o primeiro da série e não fui fisgada como todo mundo. Como não tenho as continuações, não pretendo ler tão cedo, já que nem posso comprar mais livros no momento.
Mas fico contente em saber que ela agradou você em geral. Já é um incentivo para continuar a história - pior que acho que terei que ler o primeiro de novo, nem lembro mais do que li. #memóriasgêmeas
Beijocas

Luciana Mara disse...

Agora que a Agir lançou o último parei de reclamar. Mas temos que começar a campanha da série A Filha da Tempestade, porque eles só lançaram o primeiro. ¬¬


Minha mãe - que já terminou de ler VA, e eu não u.u - disse que só vai ler o spin-off quando saírem mais livros. rsrs


Ai ai... Preciso terminar a série, mas está tenso encaixar ela na minha lista. rs


E eu nem estou tentando manter as expectativas para o filme baixas. Surto toda vez que sai alguma notícia, principalmente se envolve o Dimitri ~Danila lindo!~. *-*


Beijos.

Luciana Mara disse...

Eu só li o livro 1 até agora e tenho os primeiros 4. Quero muito ler, mas agora só depois que comprar os outros 2 que faltam.
E só vou ver o filme depois que ler, só Deus sabe quando... ahahahaha


Beijos, Lu!

Luciana Mara disse...

Oi Lu, até que fim consegui um tempo tranquilo para vir ler seu post.
A minha maior curiosidade com relação a essa série é o final. Peguei uns spoilers sem querer e já sei daquela coisa sobre o Dimitri, logo quero saber como as coisas vão ficar.
Tenho os três primeiros e só li até o segundo. Confesso que até agora não entendi o porquê de tanta loucura. A história é boa e tal, mas pelo menos até agora pra mim nada de tão incrível aconteceu.
Provavelmente terei que ler os dois primeiros quando comprar os livros que faltam, mas sinceramente, não estou com tanta pressa assim.


Beijos

Luciana Mara disse...

Oi Lu, também me senti órfã com o fim dessa série. E também nunca gostei tanto de um bêbado quanto do Adrian. ;x rsrs
Acho que o final ficou mal acabado mesmo, mas a gente já sabe que tem mais por vir. Também quero ler o spin-off logo, mas acho que não vou comprar livros tão cedo.


Beijos
http://conjuntodaobra.blogspot.com

Luciana Mara disse...

Boa noite Lu!

Gostaria que você divulgasse meu livro em seu blog, pois, eu acho ele super interessante e atrativo!
Inclusive, já participo dele!

Abraço!
Gisele de Assis

Segue o link do meu livro para você dar uma checada, caso haja interesse de sua parte.
Desde já, agradeço a sua atenção ;)

http://www.amazon.com.br/Entre-Amor-Sacrif%C3%ADcio-Guardi%C3%B5es-Orfheus-ebook/dp/B00FQWR0S2/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1382039772&sr=8-1&keywords=entre+o+amor+e+o+sacrificio

Luciana Mara disse...

Boa noite Lu!

Gostaria que você divulgasse meu livro em seu blog, pois, eu acho ele super interessante e atrativo!
Inclusive, já participo dele!

Abraço!
Gisele de Assis

Segue o link do meu livro para você dar uma checada, caso haja interesse de sua parte.
Desde já, agradeço a sua atenção ;)

http://www.amazon.com.br/Entre-Amor-Sacrif%C3%ADcio-Guardi%C3%B5es-Orfheus-ebook/dp/B00FQWR0S2/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1382039772&sr=8-1&keywords=entre+o+amor+e+o+sacrificio

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea