sábado, 31 de dezembro de 2016

Balanço de leituras do ano em que a ressaca acabou! - 2016

Postado por Luciana Mara às 09:30:00
E finalmente a ressaca literária que achei que fosse eterna passou! 

Os últimos dois anos foram péssimos de leitura para mim. Em 2014, li apenas 7 e em 2015, apenas 8. Para uma pessoa que se dizia viciada em livros, o resultado final destes dois anos tinha sido um belo desastre. 

Mas esse ano, meus amigos, o que 2016 teve de coisa ruim no mundo esse tem que ser conhecido como Ano Que Durou Três Anos teve de livros lidos. Eu comecei o ano como a nossa digníssima ex-presidentA Dilma sugeriu uma vez: “Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”. 

Então, inicialmente, só queria ler mais que nos anos anteriores. Aí mudei de meta, e ela se transformou em ler 52 livros, um por semana. Ultrapassei o número estabelecido, e porque a gente gosta de emoção e é ousada para cacete, dobrei a meta. HAHA. O máximo de livros que tinha lido no ano tinha sido 65, em 2011. Seria um desafio.

Ter os livros nunca foi o problema. Não sei quantos livros tenho e não li ainda (só sei que são mais de 100, #nãomejulguem), então só com eles já bateria a meta estabelecida.

Mas as pessoas mudam. Eu mudei para caramba. Tem um monte de livros que comprei e hoje em dia não tenho mais vontade de ler (principalmente sobrenatural. Me fala de vampiro e anjo que eu começo a ter coceira). Mas, com amigas leitoras tão viciadas quanto eu, peguei muitooos livros emprestados e isso me ajudou bastante. 

Porém, o acréscimo mais importante para meu aumento considerável de leituras foi o Kindle. Vou cometer uma heresia terrível nessa próxima frase, segurem-se Braseeel: gosto mais de ler e-book que livro físico e leio muito mais rápido nele. #soltaabombaefogeparaasmontanhas

Se a Luciana de uns dois anos atrás lesse isso, ela me bateria e xingaria até a vigésima geração, mas o Kindle é prático, e eu falaria isso para ela. Tem luz própria, é leve, você ajusta o tamanho da letra que quer, leva centenas de livros com você em qualquer viagem e pra passar página só precisa de um toque. Sem abajur aceso incomodando o maridón ou aquele barulho de páginas passando no silêncio da noite. 

Não vou parar de comprar livros físicos, porque afinal, sou uma colecionadora. Mas agora pratico um consumo mais consciente. E mesmo os livros em e-book que leio e que preciso ter na coleção, eu compro. 

Outro fator importante, foi a descoberta dos New Adults (NA). Eu tento sair desse ciclo vicioso de personagens na faculdade, mas não consigo, minha gente! Aí já decidi que vou zerar o gênero, já me dei por vencida. Leio tudo e qualquer coisa do gênero que aparece na minha frente, mesmo que algumas vezes eu queira ralar a cara dos personagens no muro de chapisco.  Acontece que esse é o gênero que eu gosto de escrever, então toda essa leitura desenfreada é como um workshop pra mim. Pronto, segredo revelado.

Então, aí vão os 105 livros lidos em 2016 (li um de brinde), na sequência em que li:



E vamos para algumas estatísticas:
1- Li emprestado: 24 (22,9% do total)
2- Li no Kindle: 37 (35,2% do total)
3- Favoritei (o último favorito tinha sido em 2012): 3 (2,9% do total)  #Ficaadica: Novembro 9, Chá de Amor e A Thousand Boy Kisses
4- Não lançados no Brasil ainda: 15 (14,3% do total) 
5- Me fizeram alagar a sala de tanto de chorar: 2 (1,9%) #Ficaadica: Raio de Sol e A Thousand Boy Kisses
6- New Adults: 64 (60,9%)
7- São 5 estrelas cheias: 7 (6,7%) #Ficaadica: O lado feio do amor, Um caso perdido, Chá de amor, Talvez um dia, A voz do arqueiro, November 9 e A Thousand boy kisses

E não tem clássico nenhum de literatura, não tem poesia e se reclamar, ainda vou ler mais NA! HAHA Leitura é hobbie! Então leio o que dá na telha. É impressionante. O livro brilha na hora de ser lido. É assim que escolho a próxima leitura tooodas as vezes. 

Li 105 livros, mas escrevi poucas resenhas esse ano no TOC. Acho que falo tanto no skoob, que quando percebo, não faz mais sentido escrever a resenha completa aqui, rs. Desculpa meu povo! E não prometo que isso vai ser diferente em 2017, porque provavelmente não será. Só espero que o ritmo de leitura não seja alterado.
Ah... Só lembrando, alguns estão resenhados no Viagem Literária! Veja aqui.

Então é isso!
Feliz 2017 para todo mundo!
Que o ano novo seja cheio de muitas alegrias e livros cinco estrelas para todos vocês!
Bjins

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Deixe seu endereço para eu retribuir a visita ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

TOC Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea